Bom dia!
CBOT dando sequência as quedas para soja, óleo e farelo.
Agora que os números dos USDA de estoques e intenção de plantio dos EUA são conhecidos pelo mercado as atenções se voltam para fundamentos básicos, como o ritmo de plantio da nova safra nos EUA e modelos climáticos atualizados que no curto prazo trazem chuvas para o leste americano que podem prejudicar o avanço das maquinas.
Clima segue favorável para o desenvolvimento do milho safrinha no BR e atrapalha o avanço da colheita na Argentina.
Veremos mais interesse da demanda compradora asiática, próximo WASDE, crise no fornecimento de fertilizantes são os próximos pontos de especulação do mercado.
Bolsa de Cereales da Argentina reportou avanço de 4,4% na colheita de soja, mantendo a projeção de produção em 42mi tons.
Para milho o avanço na colheita chegou a 14,4% também com a manutenção da projeção de produção em 49 mi tons.
Principais bolsas mundiais iniciam o segundo trimestre mistas, com investidores monitorando dados da inflação mundial e as medidas que os bancos centrais irão tomar para combate-la sem prejudicar, muito, o crescimento econômico.
Mercado monitora as conversas entre Rússia e Ucrânia enquanto os combates continuam acontecendo.
Lockdown severo em Xangai e em outras cidades chinesas, com milhões de habitantes obrigados a ficar em suas casas para ajudar o governo a combater o surto recorde de covid. Investidores avaliam os impactos econômicos nos mercados.
O índice de inflação na zona do euro bateu um novo recorde, a 7,5% em ritmo anualizado, segundo a Eurostat, o principal vilão foi o preço da energia, impactados pelo conflito no leste europeu.
Os rendimentos do Tesouro de 2 e 10 anos dos EUA se inverteram pela primeira vez desde 2019, para os economistas, é um sinal de que a economia caminha para uma possível recessão.
Investidores atentos aos dados do emprego nos EUA, payroll, que devem ser divulgados as 9h30.
Petróleo em baixa, com a Europa, também, planejando liberar estoques de petróleo, seguindo os EUA.
Minério de ferro alta de 3,5%;
DXY leve alta de 0,17%;
No BR investidores atentos as reuniões de dirigentes do banco central com empresários, dados da produção industrial, saldo da balança comercial, MP com a elevação da CSLL dos bancos, redução do IPI para 33%.
Em paralelo monitoram os bastidores eleitorais que segue aquecido.
Boa sexta-feira, bons negócios.