Bom dia!
CBOT inicia a semana com fortes quedas devolvendo parte dos ganhos da véspera.
A grande notícia do final de semana foi que o primeiro navio carregado de milho partiu do porto Ucraniano de Odessa, firmando assim o acordo para o escoamento dos grãos entre Ucrânia e Rússia, com supervisão da Turquia e da ONU, outros navios aguardam para atracar e dar seguimento na operação e assim trazer para o mercado os grãos que estão lá armazenados.
Mercado acompanha o desenrolar do rali climático com as lavouras norte americanas e na Europa.
Agosto, mês decisivo para a soja nos EUA, embora algumas chuvas tenham sido registradas no cinturão agrícola a tendência é de clima quente e seco para esta semana.
Mercado acompanhará de perto o report de qualidade das lavouras hoje a tarde.
Destaques da agenda dos EUA:
12h Inspeções de exportação semanal;
17h Relatório de condições das lavouras;
Principais bolsas mundiais trabalham com estabilidade neste início de segunda-feira.
Investidores seguem avaliando os cenários geopolíticos, inflação, recessão econômica em meio ao rebalanço das carteiras com o início de um novo mês.
Olho na divulgação de dados econômicos relevantes ao mercado como os PMI´s das principais atividades econômicas e a temporada de divulgação de resultados continua.
Dados do emprego nos EUA durante a semana serão observados de perto pelo mercado, pois podem impactar na próxima tomada de decisão do FOMC.
Dados dos PMI´s da zona do euro e chinês vieram abaixo do esperado e refletem a cautela com o crescimento econômico.
Petróleo -1,5%;
Minério de ferro 0,80;
DXY 0,40%;
No BR destaque fica com a reunião do COPOM que na quarta-feira deve anunciar mais uma alta na taxa SELIC. Projeção do mercado para alta de 0,50% levanto a taxa básica de juros a 13,75% a.a.
Bastidores políticos aquecidos com as eleições.
Boa semana, ótimo mês de agosto e bons negócios!