Bom dia!
CBOT inicia o dia em baixa para o complexo soja.
– Ontem, os preços da soja e do trigo subiram em Chicago por causa do petróleo.
– Como lembrete, o relatório do USDA na sexta-feira foi otimista para a soja, neutro para otimista para o milho, mas bastante pessimista para o trigo.
– Sobre este último ponto, a condição da safra de inverno continua muito ruim nos EUA, com um grau de safra de apenas 28% de bom a excelente para o trigo de inverno, contra 31% esperados.
– Isso confirma que o clima de inverno nos EUA foi severo, juntamente com outro déficit hídrico.
– Considera-se que 48% da área está com escassez de água contra 69% do ano passado até hoje nos EUA. O plantio de trigo de primavera já está começando.
– A realidade brasileira é diferente com o câmbio e os prêmios compensando os ganhos.
– Strategie Grains reduziu sua previsão para a produção de colza da União Europeia em 2023 para 19,5 milhões de toneladas devido ao clima seco no sudeste da Europa.
– Cinco países da UE querem limitar a oferta de grãos da Ucrânia.
– Stone X relata uma estimativa recorde da safra brasileira de soja em 157,7 Mt.
– Os agricultores brasileiros colheram 76% da área plantada de soja para a safra 2022/23 até a última quinta-feira (30), contra 81% no ano passado.
– A produção brasileira de milho de segundo escalão 2022/23 está projetada em 92,2 milhões de toneladas contra 87,7 milhões de toneladas na previsão anterior de acordo com a Safras & Mercado.
– As cotações do milho vinham perdendo terreno, pois as condições climáticas parecem favoráveis para acelerar o plantio, que está apenas começando.
-Depois de Cargill e Viterra, Louis Dreyfus anunciou que deixará de investir na Rússia, mantendo seus negócios de exportação.
– De acordo com o MARS, o serviço europeu de monitoramento de safras, o rendimento esperado para o trigo de inverno é de 4,46 t/ha, em comparação com a média de 5 anos de 4,3 t/ha.
– Na Índia, o USDA estima a safra de trigo em 108 Mt contra 100 Mt no ano passado. O valor está sujeito a cautela devido à estrutura logística do país.
– O euro está sendo negociado a 1,0900 em relação ao dólar americano esta manhã e o petróleo está se mantendo firme em US$ 80,80 por barril.
– Ontem, os fundos eram compradores líquidos de 2.000 lotes de milho, 7.000 lotes de soja e 2.500 lotes de trigo.
– Destaque da agenda fica com dados do emprego nos EUA, JOLTs as 11h, previa do Payroll de quinta-feira.
Bons negócios!