Bom dia!
CBOT trabalha em queda neste início de quarta-feira.
Avanço da colheita nos EUA e plantio lento no BR especialmente no centro oeste traz certa aversão ao risco com mercado de clima para a América do sul vs avanço de plantio.
Agentes de mercado se preparam para o relatório do USDA na próxima quinta-feira as 13h.
Soja: Estimativa média do setor prevê uma ligeira queda de rendimento, de 50,1 para 49,9 bushels por acre.
Milho: Estimativa média de rendimento está em torno de 173,5 bushels por acre, ligeiramente abaixo dos 173,8 do relatório do USDA no mês passado.
Atenção aos estoques mundiais finais não se sabe se o USDA fará ajustes na demanda neste relatório.
Qualquer mudança significativa nas estimativas pode levar a uma volatilidade nos preços dos grãos.
Conab primeiro levantamento de safra 2023/24:
A produção brasileira de grãos deve atingir 317,5 milhões de toneladas, uma ligeira queda em relação à temporada anterior.
O principal motivo para a queda é a expectativa de diminuição na produtividade média, apesar de leve crescimento na área total semeada.
Para a soja, principal grão cultivado no País, as estimativas são de crescimento tanto na área como na produtividade, mas em uma velocidade menor que o registrado no último ano-safra. A produção deve alcançar um pouco mais de 162 milhões de toneladas, um novo recorde para a cultura.
O milho deve ter uma queda de 4,8% na área plantada e de 4,9% na produtividade média, com produção de 119,4 milhões de toneladas.
Principais bolsas mundiais trabalham mistas, investidores aguardam a divulgação da ATA da ultima reunião do FED as 15h.
Dados da inflação ao produtor também são aguardados para as 9h30.
As duas últimas sessões foram de maior alívio para os investidores globais, após os discursos mais brandos dos integrantes do FED, arrefecendo o dólar em países emergentes como o Brasil.
Investidores acompanham os desdobramentos dos conflitos armados no oriente médio e no leste europeu, bem como a crise imobiliária na China.
Por outro lado investidores seguem animados com a possibilidade do governo Chinês prover incentivos econômicos que podem chegar a U$140bi em infraestrutura para tentar atingir a meta de crescimento de 5%.
Petróleo -1%;
Minério de ferro 1%;
DXY estável;
No BR destaque para a divulgação do IPCA 9h.
Lembre-se amanhã é feriado e não teremos dólar.
Boa quarta-feira, bons negócios!