Bom dia!
CBOT trabalha no campo negativo neste início de quarta-feira.
Mercado aguarda os relatórios do USDA em especial o de oferta e demanda mundiais, WASDE as 14h.
Historicamente o report de janeiro é bastante aguardado pelos operadores de mercado, pois traz atualizado os estoques iniciais e finais, projeções de colheita para a América do Sul e projeções para a nova safra na América do Norte.
Em destaque no mercado os desdobramentos dos efeitos da La niña, trazendo grandes percas para as culturas de verão e consequente especulação dos fundos multi mercados na CBOT.
Devemos prestar atenção nas dificuldades de logística nos EUA e na Argentina, incertezas quanto ao avanço da Omicron e a China se preparando para o ano novo Lunar, ano do Tigre sobre influência da agua.
Principais bolsas mundiais operam mistas, após altas de ontem, com investidores digerindo as falas do presidente do FED e fazendo apostas de quantas altas de juros os EUA terá.
Mercado aguarda dados da CPI (inflação ao consumidor dos EUA) as 10h30, estoques de petróleo as 12h30, dados do livro bege as 16h.
Dados de inflação da China, abaixo do esperado oxigenam o mercado. O índice de preços ao consumidor avançou 1,5% interanual em dezembro, uma desaceleração em relação aos 2,3% de novembro.
A desaceleração da inflação pode contribuir para cortes nas taxas de juros pelo Banco Popular da China.
Petróleo estável;
Minério de ferro alta de 3%;
DXY zero a zero;
No BR a repercussão da carta do BC para tentar justificar o descumprimento da meta de inflação ecoa nas mesas. O presidente do BC afirma que o movimento inflacionário foi global atingindo todas as economias e que a entidade tem tomado medidas monetárias para combater a inflação e buscar corrigir a meta.
Vencimento sobre opções sobre o Ibovespa/B3 deve trazer volatilidade extra ao mercado.
Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) afirmam que não é descartada “greve por tempo indeterminado” a partir de fevereiro, caso as negociações não avancem.
Em Foz do Iguaçu a aduana já enfrente paralizações dos auditores fiscais da receita federal.
O que eles querem? Aumento de salários.
No campo político apenas rumores sobre as eleições uma vez que as autoridades estão em recesso parlamentar.
Bons negócios, saúde!