Bom dia!
CBOT trabalha com fortes quedas neste início de segunda-feira.
Alguns argumentam que é a melhora do clima nos EUA, especialmente com as chuvas finalmente caindo em algumas das áreas mais secas das planícies do norte.
Outros argumentam que as manchetes políticas envolvendo possíveis dispensas de etanol para as usinas podem ser um obstáculo imprevisto para a demanda.
E outros argumentam que é simplesmente um tipo exaustivo de reação comercial, onde os fundos começam a ficar um pouco mais cansados.
Fato é que os fundos americanos entraram comprados mais forte em petróleo. Maior alta nos últimos 3 anos.
E é apenas o começo de um rali climático até a colheita de soja/milho em setembro.
As 17hrs o USDA atualiza as condições das lavouras nos EUA.
Principais bolsas mundiais operam estáveis, com investidores à espera da decisão de política monetária nos EUA na próxima quarta-feira – mesmo dia em que será feito o anúncio da nova taxa Selic pelo Copom aqui no BR.
Muito esperado após a decisão das taxas de juros, os discursos das autoridades monetárias, em especial do FED, Jerome Powell, onde investidores irão buscar pistas dos próximos passos do governo.
Será uma semana, bastante movimentada nas bolsas de valores, com muitos reports pela frente e vencimentos de opções. Volatilidade a frente.
Feriado na China, Dragon bout festival.
No BR, além dos fundamentos básicos já bastante conhecidos no mercado, o assunto crise hídrica ganha bastante destaque e preocupação no mercado.
Racionamento de energia tem sido bastante discutido no governo, para grandes industrias consumidoras estará sendo proposto a redução do consumo em horários de pico do sistema.
Uma coisa é certa, o custo da energia vai subir com o uso mais recorrente das termoelétricas.
Boletim Focus nos trouxe:
Brasil, 2021/2022
PIB: +4,85%/+2,20%
Inflação: +5,82%/+3,78%
Selic: 6,25%/6,50%
Dólar: R$ 5,18/R$ 5,20
Destaque da agenda:
IBC-Br de abril, considerado por muitos economistas a previa do PIB as 9h.
Boa semana, bons negócios!