Bom dia!
CBOT estendem as fortes altas nesta manhã de sexta-feira, o avanço das cotações do óleo de soja e piora da estiagem em áreas de cultivo dos EUA seguem dando suporte aos preços e promovendo a recompra de posições pelos fundos especuladores de mercado.
Lembre-se a CBOT estará fechada na segunda-feira, devido ao feriado do Dia da Emancipação nos EUA.
Devemos observar nas próximas quatro semanas a intensificação do rali climático na bolsa de Chicago, com os fundos especuladores de mercado adicionando ou removendo prêmio de risco conforme os modelos climáticos forem sendo atualizados e as informações de campo forem chegando, especialmente para milho que sofre mais com a estiagem.
A expectativa é de que a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos eleve na próxima semana o volume obrigatório de biodiesel que deve ser misturado a combustíveis fósseis em 2023, 2024 e 2025, de acordo com analistas do mercado de óleo de soja.
– Um novo corte na estimativa para a safra de soja da Argentina também deu algum suporte aos preços.
– A queda do dólar também aumenta a competitividade das origens americanas, mesmo que a demanda global continue fraca.
– Influenza Aviária em animais segue sob forte atenção no Brasil.
– Acordo de exportações no mar negro no radar do mercado.
Principais bolsas mundiais trabalham estáveis, com investidores buscando estender o bom humor durante a semana antes do feriado nos EUA na segunda-feira, digerindo as decisões de juros da Europa e do Japão e as boas notícias vêm na China com o governo anunciando mais estímulos econômicos para fomentar o aquecimento da economia do país.
A volatilidade nas bolsas deve ser garantida com o vencimento de futuro de opções e de índice.
Petróleo estável;
Minério de ferro estável;
DXY estável;
No BR o destaque fica com a divulgação do IBC-BR, considerado a previa do PIB.
No campo político, agentes de mercado seguem monitorando as articulações políticas do governo.
IGP-10 tem deflação de 2,20% em junho, mais intensa que a esperada; queda em 12 meses é de 6,31%, preços das commodities puxaram a queda.
Boa sexta-feira, bons negócios!