Bom dia!
CBOT inicia a segunda-feira em estabilidade.
As recentes chuvas nas áreas produtoras da América do Sul aumentam a pressão de baixa para o complexo soja.
Na semana passada, a soja H-24 perdeu 11 centavos, o farelo de soja perdeu US$ 5,60 e o óleo de soja perdeu 1,35 centavos. Este foi o quinto fechamento semanal consecutivo mais baixo na soja, uma vez que os fundos especuladores de mercado estabeleceram e continuam a aumentar a posição líquida vendida.
Existe algum apoio ao nível dos 12 dólares que o mercado segue monitorando.
NOAA dos EUA prevê que o padrão climático El Nino persistirá durante o mês de maio. Posteriormente, espera-se uma transição para neutro (nem El Nino nem La Nina) na primavera e no verão dos EUA. Se acontecer, isto pode indicar temperaturas acima do normal, de fevereiro a abril, nas áreas dos Grandes Lagos e das planícies do norte dos EUA.
Rússia: Não há perspectiva de renovação do acordo de grãos do Mar Negro. O Kremlin disse que não havia perspectiva de reviver o acordo de grãos do Mar Negro e que rotas alternativas para o transporte de grãos ucranianos apresentavam enormes riscos.
Canal do Panamá reduzirá o número diário de travessias de navios, devido ao baixo nível de água.
Em condições normais, no ano anterior, ocorreram 38 travessias de navios por dia. No entanto, em 2024, este número deverá ser reduzido para 24 travessias de navios por dia. O primeiro trimestre do ano fiscal da hidrovia já registrou uma redução de 20% nas cargas e 791 navios a menos que passaram pelo canal em comparação com o mesmo período do ano anterior. Estes números decrescentes e os custos associados levaram a uma redução de 36% nas travessias de navios dentro do Canal do Panamá.
Principais bolsas mundiais trabalham com leves altas com exceção das asiáticas.
A frustação na Ásia se instalou após o banco central chinês, deixar seu juros de referência inalterado pelo quinto mês consecutivo, apesar da persistente crise no setor imobiliário do país e sinais de fraqueza no consumo.
A semana contará decisões de juros na Zona do Euro e no Japão, enquanto nos EUA PIB e dados de inflação.
FedWatch do CME Group divulgados na sexta-feira mostram que os investidores estão agora avaliando uma chance de cerca de 47% de um corte nas taxas do Fed em março, uma queda acentuada em relação aos 81% da semana anterior.
Temporada de balanços segue nesta semana com as bigtechs dos EUA.
Petróleo estável;
Minério de ferro 0,50%;
DXY estável;
No BR com parlamentares ainda em recesso, agentes de mercado seguem atentos aos bastidores políticos em ano de eleições municipais.
Destaque fica com a previa da inflação IPCA-15.
Boa semana, bons negócios!