Bom dia!!
CBOT trabalha em alta neste início de segunda-feira.
A reabertura parcial de parte das cidades chinesas impulsiona as cotações, com a especulação dos trades com demanda compradora no mercado.
Dada as condições climáticas favoráveis no cinturão do milho, espera-se um grande avanço do plantio nos EUA, estimativas de 75% para milho e para soja 55% da área plantada.
O comércio se mostrará menos preocupado com a soja, pois a janela para semear essa safra é maior do que a do milho.
Já no meio oeste as chuvas previstas durante a semana devem retardar o avanço do plantio.
No BR, apesar da chegada da frente fria, apenas algumas das regiões produtoras de milho do Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais foram atingidas por geadas. No entanto, de acordo com agencias especializadas, as lavouras não foram gravemente danificadas, veremos daqui a algumas semanas o real impacto.
Destaque da agenda:
Avanço do plantio e condições da safra americana, 17h;
Principais bolsas mundiais operam em alta, após semana da véspera de fortes quedas nos indicies.
Investidores monitoram os discursos das principais autoridades mundiais no fórum econômico mundial em Davos, ata do FOMC que deve ser divulgada na quarta-feira e trazer novas pistas sobre os possíveis próximos passos do FED, temporada de balanços continua nos EUA.
Mercado segue bastante sensíveis aos dados inflacionários e apertos monetários a possibilidade de partes de cidades reabrirem na China, pós fechamento para conter o vírus, dão um tom otimista no início da semana.
Atenção toda com o presidente americano em visita ao Japão para o lançamento do plano econômico Indo-Pacifico, que inclui Austrália e Coreia do Sul, que busca regularizar regras internacionais na cadeia de suprimentos, descarbonização, leis trabalhistas, regras digitais entre outras.
Investidores monitoram dados dos PMI´s das principais economias e discursos de membros do FED durante a semana.
Petróleo +1,5%;
Minério de ferro +4,4%;
DXY forte queda 0,97%;
No BR destaque durante a semana fica com o IPCA-15 e dados do emprego.
No campo político a discussão do ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo deve ser colocada em votação esta semana da Câmara o projeto principal limita alíquota em em 17%.
Boa semana, bons negócios.