Bom dia!
CBOT trabalha em baixa neste início de segunda-feira dando sequência a realização de lucros na véspera, com avanço da colheita dos EUA e oferta brasileira.
Modelos climáticos recentes apontam para a chegada de chuvas em importantes regiões produtoras do Brasil e na Argentina e também ajudaram no movimento de realização das cotações.
Entretanto, preocupações climáticas seguem no radar para a América do Sul, pois o plantio mais tardio pode prejudicar a semeadura do milho de segunda safra.
Alguns analistas estão estimando que o Brasil produzirá outra grande safra de soja este ano com estimativas entre 162~164 milhões de toneladas, mas até agora o tempo tem estado muito seco, causando atraso no plantio e o padrão climático geral não oferece muita umidade.
Analistas temem perturbações comerciais devido à tensão no Oriente Médio e na Ucrânia e a chave continua sendo a demanda compradora da China e o clima do Brasil, fique atento as oportunidades de mercado.
Destaque da agenda dos EUA:
12h inspeções de exportação;
17h dados das lavouras e evolução da colheita;
Principais bolsas trabalham em baixa, repercutindo a aversão ao risco global e com o T-10 americano operando acima do 5%.
Impasses geopolíticos no Oriente Médio seguem no radar do mercado;
Divulgações de resultados das big tech´s americanas ganham destaque entre os investidores;
Dados econômicos como PMI composto, PIB do terceiro trimestre e dados do emprego são destaques da agenda dos EUA ao longo da semana;
Crise imobiliária chinesa e dívida americana são pontos de monitoramento;
Eleições na Argentina:
Com cerca de 70% dos eleitores comparecendo às urnas para escolher o novo presidente, os Hermanos avançam para o segundo turno que provavelmente será em 19 de novembro e deverão escolher entre os candidatos Sergio Massa de centro esquerda ou Javier Milei de extrema direita.
Petróleo -0,5%;
Minério de ferro -2,50%;
DXY estável;
No BR destaque para o IPCA-15, prévia da inflação oficial.
Temporada de divulgação dos balanços das grandes empresas ganha tração por aqui.
No campo político as principais pautas de discussão seguem travadas e não avançam para votação.
Boa semana, bons negócios!