Bom dia, a Bolsa de Chicago sobe acompanhando os ganhos do petróleo e das bolsas globais após o forte recuo da véspera em dia de aversão ao risco por conta das incertezas quanto a variante ômicron do coronavírus.


O plantio de soja 2021/22 no Paraná está praticamente finalizado, com 98,80% semeado, em linha com os anos anteriores, segundo a SEAB/DERAL. As lavouras estão com 91% em boas condições, 8% em condições médias e 1% em condições ruins.


O plantio do milho 1a safra 2021/22 no Paraná também está tecnicamente finalizado, com 99,95% semeado dos 430 mil hectares projetados para esta safra. As lavouras estão com 95% em boas condições e 5% em condições médias. A colheita do trigo 2020/21 está finalizado, com produção estimada de 3,21 milhões de toneladas, contra 3,19 milhões da safra anterior.


As condições das lavouras de trigo de inverno 2021/22 dos EUA ficaram estáveis durante a última semana em 44% boas/excelentes, contra 46% do mesmo período do ano passado, segundo o USDA. A emergência atingiu 92% das lavouras, contra 92% de 2020 e 91% da média dos últimos 5 anos.


O dólar opera estável frente a outras moedas. Em discurso no dia de ontem, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que vai desistir de usar a palavra “transitório” para descrever o ritmo acelerado dos aumentos de preços à medida que os dirigentes do Fed reconhecem o risco crescente de uma inflação mais persistente. Powell reconheceu que o “risco de uma inflação mais alta aumentou”, mas reiterou que sua expectativa básica é de que a inflação caia para mais perto da meta de 2% do banco central ao longo de 2022. Após os comentários de Powell, o mercado financeiro elevou para 50% as chances do BC aumentar a taxa de juros em maio.


No Brasil a moeda opera em baixa, acima dos R$5,60. Ontem a moeda subiu 0,48%, a R$5,6372, acumulando baixa de 0,18% em novembro. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado sabatina neste momento o ex-ministro André Mendonça, indicado por Bolsonaro ao STF. Após a sabatina, a indicação será votada no plenário, e se aprovado, ele substituirá o ministro Marco Aurélio Mello, que se aposentou em 12 de julho. “Sei a distinção dos papéis de um ministro de Estado e de um ministro do STF. Em primeiro lugar, me comprometo com a democracia e o Estado Democrático de Direito; Reafirmo meu compromisso em respeitar as ações tanto do Legislativo quanto Executivo. Me comprometo com o Estado laico; Assumo o compromisso com a Justiça e com o aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito. Reafirmo meu compromisso irrestrito com a imparcialidade. Darei tratamento igualitário a todas as partes”, disse Mendonça durante a sabatina. O Brasil gerou 253.083 empregos com carteira assinada em outubro, resultado de 1.760.739 contratações e 1.507.656 demissões, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência. Na parcial do ano foram criadas 2,6 milhões de vagas, contra fechamento de 278,9 mil empregos no mesmo período do ano passado.


A inflação ao produtor do Brasil medido pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP) subiu 2,16% em outubro ante setembro, após alta de 0,25% em setembro, segundo o IBGE. O acumulado no ano atingiu 26,57% e o acumulado em 12 meses, 28,83%. Em outubro, 22 das 24 atividades tiveram alta de preços, contra 20 do mês anterior. As quatro maiores variações observadas se deram entre os produtos compreendidos nas seguintes atividades industriais: refino de petróleo e produtos de álcool (7,14%), outros produtos químicos (6,38%), borracha e plástico (3,45%) e outros equipamentos de transporte (3,44%). As maiores influências foram: refino de petróleo e produtos de álcool (0,73 p.p.), outros produtos químicos (0,59 p.p.), metalurgia (0,21 p.p.) e alimentos (0,18 p.p.).


As bolsas globais sobem recuperando parte da baixa da véspera.


Os futuros do petróleo sobem mais de 3% após novo tombo de 5% do dia anterior.


O setor industrial da China medido pelo Índice de Gerentes de Compras (PMI) caiu para 49,9 em novembro, de 50,6 em outubro, ficando abaixo do nível que separa a expansão da retração, segundo a Caixin/Markit. A segunda maior economia do mundo, que apresentou uma recuperação impressionante desde a crise pandêmica, perdeu força desde o segundo semestre uma vez que enfrenta uma desaceleração do setor manufatureiro, problemas de endividamento no mercado imobiliário e novos surtos da COVID-19.


No Brasil, o tempo segue chuvoso no Centro-Norte amanhã.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.




Na Argentina, tempo chuvoso na região central do país nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Nos EUA, tempo estável amanhã.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

125

135

Fev 22

35

42

Mar 22

25

33

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

115

125

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

180

200

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

84

86

Jan

75

80

Fev

66

70

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

74

78

Jan

70

73

Fev

73

77

Múmia encontrada no Peru pode ter até 1.200 anos

Rafael Arbulu, Olhar Digital


Arqueólogos encontraram uma múmia que tem entre 800 e 1.200 anos de idade, no sítio arqueológico de Cajamarquilla, no Peru, a cerca de 25 quilômetros (km) da capital Lima. De acordo com as informações divulgadas pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (UNMSM), a múmia foi encontrada amarrada e com as mãos cobrindo o rosto – o que os especialistas dizem ser um costume funerário antigo.

A estimativa de idade a múmia a coloca antes das invasões espanholas – aliás, uma múmia de 1.200 anos teria vivido antes mesmo do estabelecimento da civilização inca, responsável pela criação de Machu Picchu no século XV.

A descoberta deste residente traz uma nova luz às interações e relações dos tempos pré-hispânicos”, disse Pieter Van Dalen Luna, um dos arqueólogos da universidade, que liderou a escavação, à CNN.

Segundo o comunicado da universidade, a múmia seria um homem que teria morrido quando tinha entre 25 e 30 anos de vida, que provavelmente chegou a Cajamarquilla das montanhas próximas. O que é hoje um sítio arqueológico preservado, durante a era pré-colombiana era conhecida como uma região de grande tráfego comercial, com mercados e comércios dos mais variados tipos.

A descoberta veio como uma surpresa para a equipe de aproximadamente 40 pessoas. Isso porque o time liderado por Van Dalen Luna e a também arqueóloga Yomira Huamán Santillán não estava procurando, especificamente, por uma múmia. “Toda a equipe ficou muito contente já que ninguém esperava que isso acontecesse”, disse Huamán.

Van Dalen Luna também contou que outros itens surpreendentes – especificamente, moluscos – foram encontrados na área. Isso também deixou a equipe intrigada, considerando que Cajamarquilla fica relativamente longe do litoral peruano, mas ele oferece uma explicação para isso:

Depois que um corpo é guardado em seu túmulo, várias atividades e eventos acontecem por perto”, ele contou. “Ou seja, os descendentes [da múmia de 1.200 anos] continuaram visitando o local por muitos anos, trazendo oferendas de comida e preciosidades, incluindo os moluscos”.

Os arqueólogos acreditam que a múmia tratava-se de um cidadão de prestígio, dadas as características e local da descoberta. Van Dalen Luna especula que o homem era, talvez, um líder de alguma organização comercial.

O comunicado divulgado pela universidade afirma que os especialistas continuarão estudando a descoberta bem como o seu entorno, a fim de estabelecer maiores informações sobre a vida do antigo centro comercial na época.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.