Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos recuperando parte das baixas recentes. Ontem as commodities tiveram novo dia de baixa com o aumento das preocupações sobre os possíveis lockdowns na China para conter o aumento nos casos da Covid-19.


A colheita de soja 2021/22 no Paraná está praticamente finalizada, com 98,61% colhido dos 5,66 milhões de hectares cultivados nesta safra. A estimativa de produção é de 11,85 milhões de toneladas, uma redução de 40% em relação à safra anterior.


A colheita do milho 1a safra 2021/22 no Paraná também está praticamente finalizada, com 95,59% colhido. A estimativa de produção é de 2,94 milhões de toneladas, contra 3,12 milhões da safra anterior. As condições das lavouras de milho 2a safra tiveram leve piora durante a última semana, com as lavouras em boas condições caindo de 96% para 92% enquanto as lavouras em condições médias subiram de 4% para 7% e as em condições ruins subiram de 0% para 1%.


O plantio do trigo 2021/22 no Paraná atingiu 12,85% dos 1,17 milhão de hectares projetados para esta safra. Mesmo com redução de 5% na área semeada nesta safra em relação à anterior, a produção deve ter crescimento de 20%, para 3,86 milhões de toneladas.


O dólar opera em alta frente a outras moedas em dia de decisão do Fed. O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) anuncia hoje, às 15 horas (horário de Brasília), a decisão de política monetária dos EUA, com expectativa de alta de 0,5 ponto percentual nos juros, para faixa entre 0,75%-1% ao ano.


No Brasil a moeda fechou o dia de ontem com recuo de 2,14%, a R$ 4,9625. O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) anuncia hoje, após às 18 horas a decisão da Selic, com expectativa de alta de 1 ponto percentual, para 12,75% ao ano. A produção industrial brasileira mostrou variação positiva de 0,3% em março frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal, segundo o IBGE. Nesta comparação, houve altas em três das quatro grandes categorias econômicas e em quatorze dos 26 ramos pesquisados. Já em relação a março de 2021, houve queda de 2,1%, oitava taxa negativa consecutiva nessa comparação. No acumulado do ano, frente ao mesmo indicador de 2021, a indústria recuou 4,5%. O acumulado nos últimos doze meses chegou a 1,8% em março e vem reduzindo sua intensidade de crescimento desde agosto de 2021 (7,2%). Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram assinaladas por veículos automotores, reboques e carrocerias (6,9%), outros produtos químicos (7,8%), bebidas (6,4%) e máquinas e equipamentos (4,9%), com as três primeiras intensificando o avanço observado no mês anterior: 4,3%, 0,6% e 6,1%, respectivamente; e a última voltando a crescer após três meses consecutivos de queda na produção, período em que acumulou perda de 3,6%. Outras contribuições positivas relevantes vieram de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (7,9%), de couro, artigos para viagem e calçados (8,9%) e de indústrias extrativas (0,9%). Por outro lado, entre as doze atividades em queda, produtos alimentícios (-1,7%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,1%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-8,4%) exerceram os principais impactos em março de 2022, com a primeira interrompendo quatro meses consecutivos de alta, período em que acumulou expansão de 14,9%; a segunda marcando a segunda taxa negativa seguida e acumulando perda de 5,0%; e a última eliminando parte do avanço de 12,5% registrado em fevereiro de 2022. Vale destacar também os recuos assinalados pelos ramos de produtos de metal (-3,6%) e de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-4,9%).


As bolsas globais recuam em dia de decisão do Fed. Na guerra da Ucrânia, o presidente dos EUA, Joe Biden, pressionou o Congresso a aprovar seu enorme pacote de ajuda de US$ 33 bilhões à Ucrânia durante uma visita a uma fábrica da Lockheed Martin em Troy, Alabama, que fabrica mísseis antitanque Javelin. Enquanto isso, Israel anunciou ontem que planeja aumentar sua ajuda militar e humanitária à Ucrânia.


Os futuros do petróleo sobem recuperando parte da baixa de ontem. Ontem as cotações da commoditie recuaram mais de 2% com as preocupações sobre os possíveis lockdowns da China contra a Covid-19.


A inflação ao produtor da zona do euro medido pelo índice de preços ao produtor (PPI) subiu 5,3% em março, após alta de 1,1% em fevereiro, segundo a Eurostat. Na comparação anual o PPI subiu 36,8% em março, após alta de 31,5% em fevereiro. Já a taxa de desemprego recuou de 6,9% em fevereiro para 6,8% em março, com o número de desempregados caindo de 11,350 milhões para 11,274 milhões.


No Brasil, o tempo segue chuvoso no Sul nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.


Na Argentina, tempo estável nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, alerta de temporais no Oklahoma hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

135

145

Jun 22

150

160

Jul 22

165

178

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

210

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

250

270

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

120

125

Jun

124

130

Jul

103

109

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

88

95

Jun

90

97

Jul

85

92

Fotos de Marte mostram complexo de crateras com várias camadas de gelo

Rafael Arbulu, Olhar Digital


A agência espacial europeia (ESA) compartilhou imagens de Utopia Planitia, a maior bacia de impactos do sistema solar, e as novas fotos têm alto detalhamento do complexo de crateras, inclusive exibindo diversas camadas de gelo.

As fotos foram tiradas pela sonda Mars Express, lançada em junho de 2003. O nosso objeto tem por missão fazer imagens de toda a superfície de Marte, oferecendo a cientistas do mundo todo um conjunto altamente detalhado de estudo. Normalmente, a sonda produz fotos de resolução de 10 metros (m) por pixel, mas áreas selecionadas entram em “super resolução”, com 2 m por pixel.

A região de Utopia Planitia é mais ou menos duas vezes maior que o nosso Deserto do Saara, e é pulverizada por crateras de vários impactos ocorridos por toda a longeva história de Marte. As novas fotos mostram vários depósitos de gelo e poeira cósmica que se formaram pela área, que coincidentemente é também o local de pouso do rover chinês Zhurong.



Essa planície foi teoricamente formada por uma mistura de sedimentos, lava e substâncias voláteis (do tipo que viram vapor facilmente, como nitrogênio, dióxido de carbono, hidrogênio e água)”, tudo transportado por toda a superfície de Marte pela água, ventos e outros processos”, disse a ESA por meio de um comunicado em seu site oficial.

Inclusive, no que tange à Utopia Planitia, esses depósitos provavelmente começaram a chegar há mais ou menos 10 milhões de anos. Na época, o planeta vermelho tinha um eixo mais inclinado – muito parecido com o da Terra, aliás -, o que permitia que neve caísse com frequência. Com o ajuste do eixo, a neve acabou migrando para o que hoje são seus pólos, e a planície ficou apenas com o gelo que sobrou.

De acordo com a ESA, estudar o gelo em Marte nos permite saber mais sobre o seu histórico geológico. Apesar de hoje sua paisagem ser majoritariamente um deserto com diversas formações rochosas e montanhas, houve um tempo – há bilhões de anos – onde o planeta vermelho foi residência de grandes lagos e corpos aquáticos. Missões como a do rover Perseverance (NASA), aliás, investigam esse histórico em busca de sinais de vida antiga.

Descobertas essenciais [feitas pelo Mars Express] incluem a presença de minerais que se formam só na presença de água; a detecção de depósitos de água congelada abaixo da superfície e evidências que sugerem que o vulcanismo em Marte estava ativo até tempos recentes”, disse a ESA.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.