Bom dia, a Bolsa de Chicago retoma as negociações no pregão regular na volta do feriado de Independência dos EUA.

Segundo o relatório semanal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/ESALQ), “as cotações do óleo de soja estão em forte alta nos mercados externo e doméstico. De acordo com pesquisadores do Cepea, esse cenário está atrelado às expectativas de firme demanda por parte do setor de biodiesel. Do lado da oferta, a Argentina (maior exportadora mundial de óleo de soja) deve disponibilizar ao mercado global apenas 3,75 milhões de toneladas do coproduto nesta temporada, segundo estimativa do USDA, a quantidade mais baixa em 22 anos. A menor oferta argentina, por sua vez, se deve à quebra na produção de soja no país, em decorrência do clima desfavorável no período de cultivo da oleaginosa. Assim, agentes de mercado esperam maior procura global pelo derivado nos Estados Unidos e no Brasil. Isso pode aumentar a disputa entre consumidores domésticos e externos, visto que o USDA projeta que as demandas internas de ambos países sejam recordes na safra 2022/23”. Com relação ao milho, “Após registrar duas semanas de alta, os preços internos e externos do milho voltaram a cair. Em algumas regiões acompanhadas pelo Cepea, como Mogiana (SP), Norte do Paraná e Dourados (MS), os valores médios de junho já são os menores do ano. No caso do Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas – SP), a atual média mensal é a menor, em termos reais (deflacionados pelo IGP-DI de maio/23), desde maio de 2019. Segundo pesquisadores do Cepea, o movimento de queda reflete o avanço da colheita de segunda safra, que, apesar de atrasada na comparação com a temporada anterior, tem ganhado ritmo e deve ser intensificada na segunda quinzena de julho. Com isso, a demanda pelo cereal voltou a se enfraquecer, com compradores negociando de maneira pontual, apenas quando há necessidade.”

A colheita de milho 2a safra 2022/23 no Paraná começa lentamente, com apenas 2,72% colhido, segundo a SEAB/DERAL. As lavouras estão com 82% em boas condições, 15% em condições médias e 3% em condições ruins. A produção da segunda safra deve chegar a 13,8 milhões de toneladas, um crescimento de 4% em relação à safra anterior.



O plantio do trigo 2022/23 no Paraná está na reta final, com 96,47% semeado. As lavouras seguem com 95% em boas condições e 5% em condições médias.


O dólar opera estável frente a outras moedas. Expectativa na tarde de hoje para a divulgação da ata da última reunião do FOMC do Federal Reserve. A ata da reunião do Fed de 13 a 14 de junho pode fornecer mais detalhes sobre a direção da política monetária.


No Brasil ontem o dólar subiu 0,67%, a R$ 4,84. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou ontem o nome de Gabriel Galípolo, escolhido pelo governo para o cargo de diretor de Política Monetária do Banco Central, e aprovou também a indicação de Ailton de Aquino Santos, para a Diretoria da Fiscalização da instituição. Galípolo afirmou à CAE que “não cabe a nenhum economista, por mais excelência que ele tenha, impor o que ele entende ser o destino econômico do país à revelia da vontade democrática e de seus representantes eleitos; Talvez seja preciso se entender que é óbvio que é o poder eleito democraticamente, a vontade das urnas, que determina qual é o destino econômico da nossa sociedade”. O Brasil assumiu ontem a presidência do Mercosul durante reunião do bloco em Puerto Iguazú, na Argentina. Formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, os quatro países se revezam na presidência do bloco com mandatos que duram seis meses. O presidente Lula disse que os países do grupo devem apresentar uma resposta rápida e contundente às condições propostas pela União Europeia para a conclusão de um acordo comercial entre os dois blocos. “O Instrumento Adicional apresentado pela União Europeia em março deste ano é inaceitável. Parceiros estratégicos não negociam com base em desconfiança e ameaça de sanções. É imperativo que o Mercosul apresente uma resposta rápida e contundente; Estou comprometido com a conclusão do acordo com a União Europeia, que deve ser equilibrado e assegurar o espaço necessário para adoção de políticas públicas em prol da integração produtiva e da reindustrialização”, disse.

As bolsas globais recuam com os investidores aguardando a ata do Fed.


Os futuros do petróleo seguem em alta em meio à expectativa de corte na produção da Arábia Saudita e Rússia.


No Brasil, tempo estável hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo predominantemente estável nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo chuvoso em boa parte do país hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-100

-90

Ago

-60

-47

Fev24

-30

-20

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

11

16

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-13

0

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

55

59

Ago

65

69

Set

80

83

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

46

50

Ago

65

68

Set

50

56

Asteroide descoberto é quase uma segunda Lua da Terra

A Terra e o novo asteroide estão movimentando-se em sincronia ao redor do Sol

Por Mateus Dias, editado por Carolina Martins, Olhar Digital


A Lua é uma companheira do nosso planeta há bilhões de anos, mas agora, a descoberta feita pelos astrônomos de um novo asteroide, mostra que Terra tem um companheiro cósmico mais novo, uma “segunda Lua”.

A rocha espacial foi chamada de 2023 FW13 e orbita o Sol em sincronia com a Terra, fazendo dele uma quase-lua do nosso planeta. De acordo com relato de David Chandler, da Sky & Telescope, a trajetória do asteroide é extremamente elaborada, se estendendo a meio caminho de Marte e a meio caminho de Vênus.

O 2023 FW13 foi descoberto pela primeira vez no dia 28 de março através de observações feitas pelo telescópio de pesquisas Pan-STARRS, localizado no topo do Haleakala, vulcão adormecido da ilha Maui, no Havaí.

Sua descoberta oficial foi anunciada apenas no dia 1º de abril após o avistamento ser confirmado pelo telescópio Canada-France-Hawaii no Havaí e o Kitt Peak National Observatory e o Mt. Lemmon SkyCenter no Arizona

O asteroide possui cerca de 20 metros de diâmetros e sua maior aproximação com a Terra é a cerca de 360 mil quilômetros. Sua maior influência gravitacional vem do Sol e a Terra perturba apenas ligeiramente sua órbita.

Órbita da “segunda Lua” da Terra

Ele está sendo chamado de quasi-satélite por ser co-orbital da Terra, ou seja, o tempo de órbita e a distância média em relação ao Sol é o mesmo que nosso planeta. Visto daqui, a rocha parece girar em torno de nós em sentido retrógrado, sem de fato estar orbitando.

No entanto, essa nova descoberta não é o único companheiro cósmico do nosso planeta. Em 2016, outro quase-satélite também foi descoberto pelos astrônomos, o Kamo’oalewa, também conhecido como 2016 HO3, que nunca se afasta muito da Terra. Os pesquisadores acreditam que as órbitas dos dois asteroides são bastante parecidas.


Desde que foi descoberto, astrônomos cidadãos têm estudado arquivos de telescópios, e observaram avistamentos do asteroide desde 2012. Todos esses anos de dados permitiram que as órbitas passadas e futuras fossem calculadas. Estima-se que ele se encontra na nossa vizinhança desde 100 AEC e permanecerá até 3700 EC.

Se isso estiver correto, 2023 FW13 seria o quase-satélite mais estável da Terra já encontrado”

David Chandler

Assim como o Kamo’oalewa, os pesquisadores acreditam que o novo asteroide não apresenta riscos para a Terra.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.