Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos após o tombo da véspera. Ontem o dia foi de baixa generalizada das commodities e das bolsas globais com os temores de recessão global tomando conta do mercado. Os futuros do petróleo recuaram mais de 8%. A demanda chinesa fraca e os altos estoques de óleo de palma na Malásia pressionaram ainda mais a CBOT.


As condições das lavouras de soja 2022/23 dos EUA tiveram leve piora durante a última semana, com as lavouras em condições boas/excelentes caindo de 65% para 63%, enquanto as lavouras em condições ruins/péssimas subiram de 8% para 9%. A formação de vagens atingiu 3% das lavouras, em linha com a média dos últimos 5 anos.


As condições das lavouras de milho também tiveram piora durante a última semana, com as lavouras condições boas/excelentes caindo de 67% para 64% enquanto as lavouras em condições ruins/péssimas subiram de 8% para 9%.


Os embarques semanais de soja dos EUA foram de 355 mil toneladas, contra 476 mil da semana anterior e 219 mil do mesmo período do ano passado, segundo o USDA. Na temporada as vendas de soja dos EUA somam 51,74 milhões de toneladas, contra 57,58 milhões do mesmo período da temporada anterior. As vendas de milho foram de 677 mil toneladas, contra 1,25 milhão da semana anterior e do mesmo período de 2021. Na temporada 2021/22 as vendas de milho somam 48,09 milhões de toneladas, contra 58,29 milhões do mesmo período da temporada anterior.


O dólar segue em alta frente a outras moedas após a forte alta de ontem. Ontem a cotação do euro caiu para a mínima de 20 anos frente ao dólar em meio as preocupações sobre recessão global. As encomendas às fábricas dos EUA subiram 1,6% em maio, mas o aumento foi em grande parte vinculado a produtos relacionados ao petróleo, cujos preços aumentaram acentuadamente. O aumento nos pedidos superou a previsão de 0,6% dos economistas. O aumento de novos pedidos em abril também foi elevado de 0,3% para 0,7%. No entanto, uma pesquisa mais recente com executivos seniores de manufatura sinalizou uma desaceleração em junho. Um índice de atividade manufatureira caiu para uma baixa de dois anos, com os pedidos contraídos pela primeira vez desde o início da pandemia da Covid.


No Brasil ontem o real acompanhou a desvalorização das moedas globais frente ao dólar, encerrando o dia com alta de 1,21%, a R$ 5,3893, renovando máxima do fim de janeiro. A produção industrial nacional variou 0,3% em maio frente a abril, na série com ajuste sazonal, segundo o IBGE. Em relação a maio de 2021, na série sem ajuste, a indústria cresceu 0,5%. No ano, a indústria acumula queda de 2,6% e em 12 meses, o acumulado foi -1,9%. A produção industrial, ao assinalar variação positiva de 0,3% em maio de 2022, marcou o quarto mês seguido de expansão, mas não eliminou o recuo de 1,9% registrado em janeiro último. No resultado desse mês, verifica-se comportamento predominantemente positivo, uma vez que 3 das 4 grandes categorias econômicas e 19 das 26 atividades industriais pesquisadas apontaram avanço na produção. Com esses resultados, o setor industrial ainda se encontra 1,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 17,6% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011. Entre as atividades, as influências positivas mais importantes foram assinaladas por máquinas e equipamentos (7,5%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (3,7%), com ambas voltando a crescer após recuarem no mês anterior: -3,1% e -4,6%, respectivamente.


As bolsas globais sobem recuperando parte do recuo da véspera com os investidores aguardando a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Fed.


Os futuros do petróleo sobem após o tombo de mais de 8% de ontem. Ontem a cotação do WTI chegou a cair abaixo dos US$100 pela primeira vez desde o começo de maio.


No Brasil, tempo estável hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo chuvoso no Nordeste do país nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Nos EUA, tempo chuvoso em boa parte do Meio-Oeste hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

75

85

Ago 22

150

160

Out 22

195

205

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

210

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

250

270

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

106

110

Ago

120

125

Set

150

153

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

91

95

Ago

120

125

Out

105

109

Bateria autocarregável usa umidade do ar para gerar eletricidade

Marina Schnoor, Olhar Digital


A empresa australiana Strategic Elements, em colaboração com a University of South Wales (UNSW), está trabalhando em uma bateria flexível e autocarregável que pode coletar energia elétrica da umidade do ar. O conceito de bateria, que eles chamam de “energy ink”, pode gerar apenas uma pequena quantidade de eletricidade por enquanto, mas já é o suficiente para carregar wearables (pense em dispositivos como smartwatches).

Um protótipo funcional da bateria deve ser apresentado até o final do ano, segundo a Strategic Elements. Eles também querem dimensionar sua Energy Ink para gerar mais energia, algo na faixa de um power bank típico (4.000 a 10.000 mAh).

Um estudo publicado recentemente, chamado “Impulsionando a geração de eletricidade induzida por umidade a partir de óxido de grafeno por meio de engenharia de grupos funcionais baseados em oxigênio”, explica como o processo da bateria autocarregável funciona.

Segundo o estudo, um par de eletrodos é ligado a uma “camada funcional” hidrofílica de óxido de grafeno. Quando há um gradiente de umidade significativo entre os dois lados do dispositivo, um lado começa a absorver moléculas de água do ar, as ionizando no processo. Isso coloca em movimento um processo que libera íons de hidrogênio ou hidrônios carregados positivamente.

Quando os hidrônios começam a se concentrar mais no lado úmido da camada funcional, eles passam a migrar para o lado seco, o que gera uma voltagem nos eletrodos. Por enquanto não é muita coisa, com a equipe de pesquisadores alcançando o máximo de 0,85 V e 92,8 microamperes por centímetro quadrado (0,155 sq-in).


A parte boa é que essas unidades podem ser conectadas para multiplicar sua saída sem perda de energia. A Strategic Elements já desenvolveu uma bateria de umidade autocarregável que mede cerca de 36 centímetros quadrados. A equipe agora quer fabricar uma unidade de teste em 100 centímetros quadrados. Se tudo der certo, nos próximos meses esse tipo de bateria poderá alimentar diretamente dispositivos eletrônicos.

Não faz muito tempo que muitos diziam que era impossível produzir qualquer energia utilizável a partir da umidade”, disse um representante da empresa não identificado a ASX. “Para nós, agora, atingir de forma realista a geração de energia elétrica da faixa de amperes hora, apenas a partir da umidade no ar, é uma grande conquista. Nossa tecnologia não depende de materiais raros e nem traz riscos de segurança, e ainda pode fornecer flexibilidade para aparelhos eletrônicos.”

Via: AutoEvolution

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.