Bom dia, a Bolsa de Chicago opera com leve alta nos principais ativos com o mercado começando a se posicionar frente ao relatório do USDA desta semana. O USDA divulga na sexta-feira o relatório de Estimativas de Oferta e Demanda Agrícola Global (WASDE), com expectativa de alta nos estoques de soja, milho e trigo 2022/23 e 2023/24 dos EUA.


O USDA reportou ontem a venda de 165.000 toneladas de soja 2022/23 para a Espanha.

Os portos do Paraná registraram a maior movimentação mensal da história em maio de 2023. Com 6.125.887 toneladas de cargas, os operadores dos portos de Paranaguá e Antonina alcançaram volume recorde somando produtos de importação e, principalmente, exportação. A melhor marca mensal anterior era de 6.081.354 toneladas, registrada em maio de 2021. O novo recorde supera em 0,73% o último registro. Comparada aos mesmos 31 dias de 2022 (5.268.293 toneladas), a movimentação geral alcançada agora, no mês, é 16% maior. O resultado alcançado foi puxado principalmente pelas exportações, que cresceram 29% no mês, comparando 2023 a 2022. Foram 4.176.175 toneladas neste ano, contra 3.242.924 toneladas em maio de 2022. “Os volumes de granéis carregados, soja, farelo e açúcar, além da carga geral, foram os grandes responsáveis pelos excelentes resultados alcançados; Além da soja e outros granéis sólidos, que registram grandes volumes, na exportação os segmentos dos contêineres e líquidos também contribuíram para o aumento registrado em 2023”, destaca o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

A colheita do milho 1a safra 2022/23 no Paraná está oficialmente finalizada, segundo a SEAB/DERAL. Nesta safra a produção chegou a 3,83 milhões de toneladas, um crescimento de 29% em relação à safra anterior. As condições das lavouras de milho 2a safra tiveram leve piora durante a última semana, com as lavouras em boas condições caindo de 87% para 85% enquanto as lavouras em condições médias subiram de 12% para 13% e as em condições ruins passaram de 1% para 2%.


O plantio de trigo 2022/23 no Paraná atingiu 74,69%, em linha com a média dos últimos anos. As lavouras estão com 95% em boas condições e 5% em condições médias. A floração atinge 2% das lavouras, enquanto 84% se encontram em estado vegetativo e 14% em germinação.


O dólar opera em baixa frente a outras moedas com os traders avaliando as chances de um aumento de taxa pelo Federal Reserve na próxima semana. Os mercados estão precificando uma chance de aproximadamente 25% de que o banco central dos EUA aumente as taxas em 25 pontos-base na próxima semana, em comparação com uma chance de mais de 60% há uma semana, de acordo com a ferramenta CME FedWatch.


No Brasil o dólar caiu 0,37% no dia de ontem, a R$ 4,9121, no menor valor em quase 1 mês. Expectativa logo mais para a divulgação da inflação oficial do país medida pelo Índica Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que deve mostrar alta de 0,33% em maio na base mensal e de 4,04% na base anual. A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu 2,33% em maio, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). No mês anterior, a taxa havia sido de -1,01%. Com este resultado, o índice acumula variação de -3,56% no ano e de -5,49% em 12 meses. Em maio de 2022, o índice havia subido 0,69% e acumulava elevação de 10,56% em 12 meses. “A queda dos preços do Diesel (de-3,85% para -14,82%) e de grandes commodities, especialmente do minério de ferro (de -7,94% para -11,89%) e do milho (de -8,06% para -16,85%), explicam o aprofundamento da deflação ao produtor. No âmbito do consumidor, as maiores contribuições para a desaceleração do índice partiram de passagens aéreas (de -3,67% para -17,91%) e gasolina (de -0,38% para -1,97%). Na construção civil, a aceleração foi conduzida por acordos coletivos que justificam o acréscimo registrado pela mão-de-obra, cuja variação foi de 1,22% em maio”, afirma André Braz, Coordenador dos Índices de Preços.


As bolsas globais operam próximo à estabilidade.


Os futuros do petróleo sobem após recuo inesperado nos estoques dos EUA. O Instituto Americano de Petróleo (API) estimou ontem que os estoques de petróleo bruto dos EUA tenham recuado 1,71 milhão de barris durante a última semana, ante expectativa de alta de 1,5 milhão. Hoje saem dados oficiais do departamento de energia dos EUA.


No Brasil, tempo estável hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo predominantemente estável nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo predominantemente estável hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-90

-80

Jul

-76

-65

Ago

20

30

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

4

10

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-9

0

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

80

84

Jul

65

69

Ago

74

78

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

67

71

Jul

49

53

Set

55

59

Energia solar do espaço é transmitida sem fios para a Terra pela primeira vez

A demonstração da transferência de energia sem fio no espaço usando estruturas leves é um passo importante

Lucas Soares, Olhar Digital


O futuro da energia renovável pode estar no Sol e um passo importante foi anunciado semana passada pela Caltech. Os cientistas do instituto conseguiram pela primeira vez transmitir energia solar sem fio diretamente do espaço para a Terra.

O experimento foi conduzido pela equipe do Projeto de Energia Solar Espacial com o protótipo Space Solar Power Demonstrator (SSPD-1), lançado em janeiro.

Captar energia solar diretamente do espaço é mais eficiente do que fazer isso aqui na Terra, onde existem diversas camadas que filtram os raios solares. No entanto, o maior desafio em coletar esse calor em órbita é trazer essa energia para cá.

É aí que entram os experimentos em transmitir isso sem fios. Para realizar o procedimento, os cientistas utilizaram o sistema Maple (sigla em inglês para Microwave Array for Power-transfer Low-orbit Experiment). Basicamente um receptador foi instalado no telhado da universidade e recebeu sinais de micro-ondas diretamente do espaço.

O sistema basicamente é uma série de transmissores de microondas leves e flexíveis controlados por chips eletrônicos personalizados. Dessa forma, é possível captar energia solar e transmiti-la para as estações receptoras desejadas em todo o mundo.

Energia solar diretamente para a Terra sem fio

A demonstração da transferência de energia sem fio no espaço usando estruturas leves é um passo importante em direção à energia solar espacial e amplo acesso a ela globalmente. Os painéis solares já são usados no espaço para alimentar a Estação Espacial Internacional, por exemplo, mas para lançar e implantar grandes o suficiente matrizes para fornecer energia à Terra, a SSPP precisa projetar e criar sistemas de transferência de energia solar que sejam ultraleves, baratos e flexíveis.”

Harry Atwater, presidente da Otis Booth Leadership Chair da Divisão de Engenharia e Ciências Aplicadas

Se funcionar em larga escala, o sistema pode ajudar a trazer energia limpa e renovável para a Terra, sendo mais uma opção dentro deste que está se tornando um dos segmentos mais disputados dentro do mercado energético no mundo.

Nenhuma infraestrutura de transmissão de energia será necessária no solo para receber essa energia”, diz o comunicado. “Isso significa que podemos enviar energia para regiões remotas e áreas devastadas por guerras ou desastres naturais”.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.