Bom dia, a Bolsa de Chicago recua com os novos mandatos de biocombustíveis nos EUA.


O USDA divulga amanhã, às 14 horas (horário de Brasília), o relatório de Estimativas de Oferta e Demanda Agrícola Global (WASDE), com expectativa de aumento nos estoques finais de soja 2021/22 e redução nos estoques finais de milho 2021/22 dos EUA.

A Conab divulga, também amanhã, o 3º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22 do Brasil.

O governo dos EUA anunciou ontem uma redução na quantidade de biocombustíveis que os refinadores de petróleo devem misturar em sua mistura de combustível. A Agência de Proteção Ambiental (EPA) propôs definir retroativamente os volumes totais de combustível renovável em 17,13 bilhões de galões para 2020, incluindo 12,5 bilhões de galões de etanol convencional à base de milho. O volume diminuiu em relação a uma regra previamente finalizada para o ano de 20,09 bilhões de galões, definida antes da pandemia do coronavírus. A EPA estabeleceu volumes em 18,52 bilhões de galões para 2021 e 20,77 bilhões de galões para 2022. Ambos os números de 2020 e 2021 marcam uma redução em relação a 2019. A EPA também propôs a rejeição de 65 pedidos pendentes de isenções de pequenas refinarias solicitadas por produtores de combustível que buscam ser dispensados de mandatos de mistura por razões financeiras.


O USDA reportou ontem a venda de 123.000 toneladas de soja 2021/22 para destinos desconhecidos.

O plantio de soja 2021/22 no Paraná está finalizado, segundo a SEAB/DERAL. As condições das lavouras tiveram piora durante a última semana, com as lavouras em boas condições caindo de 91% para 83%, enquanto as lavouras em condições médias subiram de 8% para 15% e as em condições ruins de 1% para 2%.


As lavouras de milho 1a safra 2021/22 no Paraná estão com 90% em boas condições, 9% em condições médias e 1% em condições ruins. O enchimento de grãos atinge 13% das lavouras, enquanto 48% estão em floração e 39% em desenvolvimento vegetativo.


O dólar opera com leve baixa frente a outras moedas.


No Brasil a moeda opera próximo à estabilidade em dia de decisão de juros. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anuncia hoje, após o fechamento dos mercados, a decisão dos juros, com expectativa de alta na meta da Selic em 1,5 ponto percentual, para 9,25% ao ano. A previsão do mercado é que a taxa continue subindo nos próximos meses, chegando a 11,25% ao ano no fim de 2022. Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciaram ontem um acordo para promulgação “fatiada” da PEC dos Precatórios. Pelo acordo, o Congresso vai promulgar as partes do texto aprovadas em comum pelas duas Casas, liberando verba suficiente para bancar os R$ 54 bilhões que serão destinados ao Auxílio Brasil. As vendas do varejo do Brasil recuaram 0,1% em outubro em relação a setembro, na série com ajuste sazonal, segundo o IBGE. A média móvel trimestral recuou 1,8% no trimestre encerrado em outubro. De setembro para outubro de 2021, taxas negativas, atingindo cinco das oito atividades pesquisadas: Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,1%), Móveis e eletrodomésticos (-0,5%), Combustíveis e lubrificantes (-0,3%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,1%). Três atividades apresentaram crescimento: Tecidos, vestuário e calçados (0,6%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,6%). O acumulado em 12 meses foi de 2,6% em outubro, ante 3,9% em setembro, sinalizando redução no ritmo das vendas.


As bolsas globais recuam realizando parte das altas recentes.


Os futuros do petróleo seguem em alta após recuo inesperado nos estoques dos EUA.


O Instituto Americano de Petróleo (API) estimou ontem que os estoques de petróleo bruto dos EUA recuaram 3,09 milhões de barris durante a última semana, ante expectativa de alta de 2,09 milhões de barris. Hoje saem dados oficiais do Departamento de Energia dos EUA.


No Brasil, o tempo segue chuvoso no Centro-Norte amanhã.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo chuvoso em boa parte do país nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

125

135

Fev 22

45

50

Mar 22

30

40

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

115

125

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

180

200

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

95

100

Jan

87

91

Fev

70

73

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

82

87

Jan

78

82

Fev

77

80

Por que os cientistas já sabem onde procurar vida em Marte

Veículo da Nasa rastreia a área onde os cientistas dizem ter maior a probabilidade de encontrar sinais de vida.

Por Jonathan Amos, BBC


“Definitivamente, estamos no lugar certo.”

Há uma sensação de alívio na equipe científica encarregada pelo veículo explorador Perseverance (Perseverança, em português) que a agência espacial norte-americana, a Nasa, tem em Marte.

Os pesquisadores agora estão confiantes de que enviaram o veículo para o local que oferece a melhor chance possível de encontrar vestígios de vida no planeta vermelho.

“Percy”, como o robô é carinhosamente chamado, pousou na cratera de Jezero em fevereiro de 2021 e, desde então, tirou milhares de fotos dos arredores da área.

A interpretação dessas imagens é a base do primeiro artigo científico baseado nessas descobertas, publicado nesta semana na revista Science.


A análise confirmou que o Perseverance está onde antes era o fundo de um grande lago na superfície marciana, alimentado por um rio sinuoso que alcançava uma depressão a oeste. Estamos falando de algo que aconteceu há mais de 3,5 bilhões de anos, quando o clima de Marte era mais parecido com o da Terra.

A partir das observações da Perseverance, foi possível descobrir que no local onde o rio se ligava ao lago, o fluxo diminuiu repentinamente e os sedimentos suspensos acabaram por precipitar-se, formando um delta. Trata-se de uma formação em forma de cunha que também é possível ver em muitos locais da Terra.

Foi neste ambiente que alguns micro-organismos podem ter se proliferado e talvez deixado vestígios que ainda hoje seriam conservados.

O professor Sanjeev Gupta, do Imperial College de Londres, co-autor do artigo da Science, comenta: “Algumas pessoas me disseram: ‘O que há de novo nisso? Já não sabíamos que havia um delta na cratera de Jezero?’ Bem, na verdade, não sabíamos. Identificamos a partir de imagens orbitais que Jezero continha um delta, mas até que você esteja no solo não pode ter certeza absoluta. Pode ser que estivéssemos olhando para um leque aluvial.”

Um leque aluvial ou cone de dejeção é uma formação geológica na qual, em geral, um leque de materiais é depositado em um ambiente de muito mais energia, como um mar ou um rio.

Micróbios marcianos, se existissem, teriam preferido as águas mais calmas e permanentes de um delta.

O Perseverance pousou a cerca de 2 km do delta principal, mas as imagens capturadas por seu telescópio são mais interessantes, especialmente quando ele está localizado em um monte isolado que os cientistas batizaram de Kodiak.

“É possível ver nesses restos alguma estratificação que normalmente produziria um delta em desenvolvimento.”

Existem fundos horizontais formados por finos sedimentos granulados que o rio jogou desde sua entrada até o lago na cratera. Acima deles, aparecem os sedimentos que desceram a encosta pelos lóbulos mais avançados do delta. E mais acima ainda estão os sedimentos que foram depositados pelo rio depois que as margens do delta se expandiram.

Além do Kodiak e da formação do delta principal, Jezero tem muitos grandes penhascos. Isso indica a existência de inundações em épocas posteriores à da história da cratera.

“Algo mudou na hidrologia. Não sabemos se foi um evento relacionado ao clima, não sabemos”, diz o professor Gupta. “Para mover rochas tão grandes, você precisa de algo como uma inundação. Talvez houvesse lagos glaciais na bacia local que enviaram esses riachos de água em direção a Jezero.”

“Vemos transbordamentos de lagos na Terra, em lugares como o Himalaia. Na bacia do Ganges, você tem essas grandes rochas misturadas na areia normal do rio e é onde ocorreu uma inundação repentina de um lago glacial”, disse Gupta à BBC News.

A equipe científica do Perseverance o enviará para a base da formação do delta principal para perfurar o terreno em busca das pequenas pedras de argila que esperam encontrar. Eles também se concentrarão em um anel de rochas calcárias ao redor da borda de Jezero, que possivelmente representa as margens do lago da cratera em sua época mais profunda.

O robô tem a missão de coletar e armazenar mais de duas dezenas de amostras de rochas de diferentes locais. Essas amostras serão trazidas de volta à Terra no início de 2030 para serem examinadas em laboratórios capazes de determinar se existiram formas de vida microscópicas na superfície de Marte.

Os planos para isso estão bem avançados e envolverão o envio de outro robô da Nasa e seus parceiros da Agência Espacial Europeia para recuperar as amostras do ponto da cratera onde a Perseverance as armazena.

Será um veículo de fabricação britânica. Ele irá coletar as rochas e transferi-las para um foguete que as lançará em direção a um ponto na órbita de Marte, onde um satélite estará esperando para finalmente transportá-las para a Terra.

“Estamos prestes a entrar no momento mais emocionante da exploração de Marte “, diz Sue Horne, chefe de exploração espacial da Agência Espacial do Reino Unido.

“Com o sistema de propulsão do veículo de amostragem sendo testado no próximo mês, o sonho de examinar espécimes do planeta vermelho em breve se tornará realidade.”

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.