Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em baixa nos principais ativos antes do relatório do USDA.


O USDA divulga hoje, às 14 horas (horário de Brasília), o relatório de Estimativas de Oferta e Demanda Agrícola Global (WASDE). Os estoques de soja 2022/23 dos EUA devem recuar de 225 milhões para 220 milhões de bushels enquanto os estoques de milho devem subir de 1,267 bilhão para 1,308 bilhão de bushels. Na safra Sul-Americana, a produção de soja e milho do Brasil devem ficar inalterados enquanto a produção de soja e milho da Argentina devem ter nova redução.

A colheita de soja 2022/23 no Paraná atingiu 29,79%, contra pouco mais de 55% da média dos últimos anos, segundo a SEAB/DERAL. As condições das lavouras tiveram melhora durante a última semana, com as lavouras em boas condições subindo de 85% para 87%, enquanto as lavouras em condições médias recuaram de 12% para 11% e as em condições ruins caíram de 3% para 2%. Nesta safra a produção de soja do estado deve crescer 70% em relação à safra anterior, chegando a 20,9 milhões de toneladas.


A colheita do milho 1a safra 2022/23 no Paraná chegou a 34,27%, contra 55% da média dos últimos anos. As lavouras seguem com 83% em boas condições, 16% em condições médias e 1% em condições ruins.


O plantio do milho 2a safra 2022/23 no Paraná atingiu 36,98%, atrasado em relação à média porém adiantado em relação à safra 2019/20. As lavouras seguem com 99% em boas condições e 1% em condições ruins. Nesta safra a produção de milho total do estado deve chegar a 19,08 milhões de toneladas, contra 16,27 milhões da safra anterior.


O dólar opera com leve alta frente a outras moedas. Em discurso no dia de ontem, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, alertou que o banco central pode ter que aumentar as taxas de juros mais do que o esperado anteriormente a fim de conter a inflação. “Embora a inflação tenha moderado nos últimos meses, o processo de reduzir a inflação para 2% tem um longo caminho a percorrer e provavelmente será acidentado”, disse Powell aos senadores.


No Brasil o dólar subiu 0,50% ontem, a R$ 5,1932, com Fed no radar. A inflação do Brasil medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) variou 0,04% em fevereiro, segundo a FGV-Ibre. No mês anterior a taxa havia sido de 0,06%. Com este resultado, o índice acumula alta de 0,09% no ano e de 1,53% em 12 meses. Em fevereiro de 2022, o índice havia subido 1,50% e acumulava elevação de 15,35% em 12 meses. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) caiu 0,04% em fevereiro. No mês anterior, o índice havia apresentado queda de 0,19%. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,34% em fevereiro, após subir 0,80% em janeiro. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) variou 0,05% em fevereiro, ante 0,46% no mês anterior. “Apesar da queda menos intensa registrada pelo índice ao produtor (de -0,19% para -0,04%), os demais índices componentes do índice geral desaceleraram, mantendo praticamente estável a variação média do IGP. A inflação ao consumidor (de 0,80% para 0,34%) recuou dada a desaceleração do grupo Educação, Leitura e Recreação e a inflação para a construção civil (de 0,46% para 0,05%) cedeu diante da alta menos intensa registrada para os preços dos Materiais, Equipamentos e Serviços e da Mão de Obra”, afirma André Braz, Coordenador dos Índices de Preços.


As bolsas globais operam próximo à estabilidade com o mercado digerindo as falas de Powell no dia de ontem.


Os futuros do petróleo sobem recuperando parte do tombo de ontem após Powell dizer que os juros nos EUA devem continuar subindo, o que deve afetar a demanda.


As exportações chinesas medidas em dólares recuaram 6,8% em fevereiro na comparação anual, após recuo de 9,9% em janeiro, segundo dados da Alfândega. As importações tiveram redução de 10,2% em fevereiro, após queda de 7,5% em janeiro. A expectativa média do mercado estava em um recuo de 6,8% nas exportações e de 10,2% nas importações.


No Brasil, tempo chuvoso no Centro-Norte hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo chuvoso em parte do país nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-4

5

Abr

5

15

Mai

11

20

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

24

30

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-10

0

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

94

99

Abr

94

98

Mai

90

94

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

90

95

Abr

90

95

Mai

80

83

Brasileiro descobre Sistema Solar semelhante ao nosso

Um grupo de astrônomos liderados por um brasileiro descobriu um Sistema Solar que tem estrela e planetas semelhantes ao Sol, Júpiter e Netuno

Por Ana Luiza Figueiredo, editado por Bruno Capozzi, Olhar Digital


Um grupo de astrônomos liderado pelo brasileiro Thiago Ferreira, da USP, anunciou a descoberta de um sistema solar que contém uma estrela semelhante ao nosso Sol, e planetas parecidos com Júpiter e Netuno.

Um grupo de astrônomos, liderados pelo brasileiro Thiago Ferreira (USP), descobriu uma estrela extremamente semelhante ao Sol, com dois planetas parecidos com Júpiter e Netuno em órbita

A descoberta é parte da busca constante por um sistema solar semelhante ao nosso, que possa ter planetas com condições para vida

A estrela HIP 104045 é extremamente parecida com o nosso Sol, incluindo conteúdo de metal, idade, massa, raio e luminosidade extremamente próximos

Localizada a apenas 175 anos-luz de distância, a estrela HIP 104045 parece ter pelo menos dois grandes planetas girando em torno dela – um com cerca de metade da massa de Júpiter em uma órbita de 6,3 anos e o outro com cerca de 2,5 vezes a massa de Netuno em uma órbita de 316 dias.

Esta descoberta, enviada ao Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, ajuda a entender a variedade de sistemas que podem orbitar estrelas semelhantes ao Sol, na esperança de finalmente encontrar uma segunda Terra.

Como o único lugar no Universo conhecido por desenvolver uma biosfera, a Terra é nosso único modelo para as condições necessárias para a vida. Mas a Terra não existe isoladamente, contando com todo um sistema planetário ao seu redor, com outros sete planetas, incontáveis asteroides e planetas anões, e nossa estrela, o Sol.

Estudos recentes sugerem que a arquitetura de um sistema planetário desempenha um papel importante na habitabilidade de um planeta na situação da Terra. A presença de asteroides e cometas que podem levar certos ingredientes a um planeta é muito importante.

Júpiter também parece desempenhar um papel significativo: protege o Sistema Solar interno do bombardeio constante de pequenas rochas, pastoreando tanto o cinturão de asteroides quanto os asteroides que compartilham sua órbita.

Mas sua imensa gravidade também pode atrapalhar as órbitas desses corpos menores, arremessando-os em direção ao Sistema Solar interior. No início da história do sistema, Júpiter provavelmente foi fundamental para ajudar essas rochas a chegarem à Terra.

Análogos de Júpiter se formam preferencialmente em torno de estrelas com metalicidades próximas à solar e, surpreendentemente, planetas de baixa massa potencialmente habitáveis podem ser comuns em torno de estrelas que hospedam um Júpiter frio”, escreve uma equipe internacional de astrônomos liderada por Thiago Ferreira, da Universidade de São Paulo (USP).

Pequenos planetas do tamanho da Terra são mais comuns do que planetas gigantes. Esses fatores abrem precedentes para a busca de planetas semelhantes à Terra em torno de estrelas semelhantes ao Sol, procurando principalmente planetas semelhantes a Júpiter.

Trecho da publicação “A Jupiter analogue and a cold Super-Neptune orbiting the solar-twin star HIP 104045”

Desde 2014, os astrônomos têm usado o High Accuracy Radialspeed Planet Searcher (HARPS) no telescópio La Silla de 3,6 metros do European Southern Observatory no deserto chileno de Atacama para procurar planetas em torno de estrelas semelhantes ao Sol.

No papel, a estrela HIP 104045 é uma combinação quase perfeita. Seu conteúdo de metal é muito semelhante ao do Sol. Tem cerca de 4,5 bilhões de anos; o Sol tem 4,57 bilhões de anos. HIP 104045 tem apenas 1,03 vezes a massa do Sol, 1,05 vezes o raio do Sol e tem 1,11 vezes a luminosidade do Sol.

E quando Ferreira e seus colegas analisaram a luz do HIP 104045, encontraram evidências não de apenas um planeta, mas de dois.

O primeiro, com 0,498 vezes a massa de Júpiter, é o que se conhece como um análogo de Júpiter: um exoplaneta entre 0,3 e 3 vezes a massa de Júpiter, com uma órbita entre 3 e 7 UA da estrela, o que torna provável que ele tenha um papel dinâmico semelhante ao de Júpiter em nosso próprio Sistema Solar.

O segundo exoplaneta é um super-Netuno. Enquanto nosso próprio Netuno tem 17 massas terrestres, esta descoberta pesa cerca de 43 vezes a massa da Terra. Como o limite superior para mundos rochosos é de cerca de 10 massas terrestres, é improvável que o planeta seja um mundo terrestre como o nosso, mas sim de natureza gasosa.

A presença do super-Netuno, diz a equipe, é apenas mais um motivo para pensar que nosso próprio Sistema Solar é realmente atípico, com sistemas semelhantes ao nosso ocorrendo em torno de talvez 1% das estrelas semelhantes ao Sol.

Além de Thiago Ferreira, a pesquisa também é assinada por outros dois cientistas da USP: Jorge Meléndez e Diego Lorenzo.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.