Boa tarde, a Bolsa de Chicago opera em baixa nos principais ativos com movimento de correção das altas recentes.


A colheita de soja 2020/21 no Paraná atingiu 1,17%, atrasada em relação aos anos anteriores, segundo a SEAB/Deral. As lavouras seguem com 76% em boas condições, 19% em condições médias e 5% em condições ruins. A maturação atinge 20% das lavouras, contra 15% da semana anterior.


A colheita do milho 1a safra 2020/21 no Paraná atingiu 9,62%, em linha com a média dos últimos anos. As condições das lavouras tiveram leve piora durante a última semana, com as lavouras em boas condições caindo de 71% para 69% enquanto as lavouras em condições ruins passaram de 7% para 8%.


O plantio do milho 2a safra 2020/21 no Paraná atingiu 2,60%, atrasado em relação aos anos anteriores, dos 2,36 milhões de hectares projetados para esta safra.


Os embarques semanais de soja dos EUA foram de 1,8 milhão de toneladas na semana encerrada no dia 4 de fevereiro, contra 1,91 milhão da semana anterior e 610 mil do mesmo período do ano passado, segundo o USDA. Na temporada 2020/21 os embarques de soja dos EUA somam 49,17 milhões de toneladas, contra 27,25 milhões do mesmo período da temporada 2019/20. Os embarques de milho foram de 1,58 milhão de toneladas, conta 1,12 milhão da semana anterior e 788 mil do mesmo período de 2020. Na temporada os embarques de milho somam 21,45 milhões de toneladas, contra 11,59 milhões do mesmo período da temporada anterior.


O número de mortos em todo o mundo causados pelo novo coronavírus (COVID-19) subiu para 2.345.737 hoje, de 2.330.065 até ontem, com 107.048.380 casos confirmados. Desde ontem são pouco mais de 400.000 novos casos confirmados. O número de recuperados da pneumonia causada pelo vírus chegou a 59.886.145, de 59.529.285 até ontem.


No Brasil, o número de casos de COVID-19 subiu para 9.599.565 hoje, de 9.560.362 até ontem, segundo o consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O número de mortos chegou a 233.520 de 232.431 até ontem. O número de pacientes recuperados somam 8.577.207, de 8.478.818 do dia anterior.


O dólar opera com leve baixa frente a outras moedas.


A inflação ao consumidor dos EUA medido pelo índice de preços ao consumido (CPI) subiu 0,3% em janeiro ante dezembro, ajustado sazonalmente, segundo o Departamento de Estatísticas Trabalhistas (BLS). Nos últimos 12 meses, o índice de todos os itens aumentou 1,4%, antes do ajuste sazonal. O índice da gasolina seguiu em alta, subindo 7,4% em janeiro e respondendo pela maior parte do aumento no índice de todos os itens. Embora os índices de eletricidade e gás natural tenham diminuído, o índice de energia subiu 3,5% no mês. O índice de alimentação subiu ligeiramente em janeiro, aumentando 0,1%, já que um avanço no índice de alimentação fora do domicílio mais do que compensou a queda no índice de alimentação em casa.


No Brasil a moeda opera com leve baixa. Ontem a moeda subiu 0,22%, a R$5,3824. A B3 informou na última semana que manterá o feriado de carnaval mesmo após governo de São Paulo cancelar ponto facultativo. Sendo assim, não haverá pregão nos dias 15 e 16 de fevereiro, com o retorno das negociações a partir das 13 horas do dia 17. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, alertou ontem que uma nova rodada do auxílio emergencial sem uma contraparte com um corte de gastos ou alta de tributos, pode resultar em alta da Selic. “Se fizer mais um pacote fiscal sem nenhuma contraparte, a mensagem que será passada é que a trajetória da dívida vai continuar a subir e o prêmio de risco que os investidores vão pedir para manter a dívida brasileira pode ter um efeito, uma implicação de qual tipo de política que o Banco Central pode adotar. Sem nenhuma contrapartida, há um risco de adotar uma medida para estimular a economia e ter um efeito negativo. Porque estamos em um ponto de inflexão no qual o que mercado está nos dizendo é que: se só gastarmos mais, a reação das variáveis à fragilidade na situação fiscal vai superar o benefício de colocar mais recursos na economia”, disse Campos Neto em videoconferência a investidores internacionais.

As vendas do varejo do Brasil recuaram 6,1% em dezembro de 2020 frente a novembro, na série com ajuste sazonal, após recuo de 0,1% em novembro, segundo o IBGE. Na série sem ajuste sazonal, frente a dezembro de 2019, o comércio varejista teve aumento de 1,2%, sexta taxa positiva consecutiva. No acumulado no ano, o varejo passou de 1,3% em novembro para 1,2% em dezembro, indicando estabilidade no ritmo de vendas. No varejo ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças e Material de construção, o volume de vendas caiu 3,7% em relação a novembro, descontando parte de sete meses consecutivos de acréscimos. A média móvel (-0,6%) sinalizou redução no ritmo de vendas. Em relação a dezembro de 2019, o varejo ampliado cresceu 2,6%, sexta taxa positiva consecutiva. O acumulado no ano foi -1,5%. O recuo de 6,1% no volume de vendas do comércio varejista atingiu todas as oito atividades pesquisadas, na seguinte ordem de magnitude: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-13,8%), Tecidos, vestuário e calçados (-13,3%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-6,8%), Móveis e eletrodomésticos (-3,7%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,7%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,6%), Combustíveis e lubrificantes (-1,5%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%).


As bolsas globais recuam devolvendo parte das altas recentes e com notícias de que a chanceler Angela Merkel deve anunciar que a Alemanha estenderá seu lockdown até 14 de março em meio a preocupações com as novas cepas do coronavírus.


Os futuros do petróleo seguem em alta após recuo inesperado nos estoques dos EUA.


Os estoques de petróleo bruto dos EUA recuaram 6,64 milhões de barris na semana encerrada no dia 5 de fevereiro, para 472,16 milhões de barris, segundo a Agência de Informação de Energia (EIA). O recuo contrariou a expectativa dos analistas, que previam alta de 985 mil barris no período.


No Brasil, tempo chuvoso do Sudeste ao Norte amanhã.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo chuvoso no Centro-Norte nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

40

50

Mar

30

40

Abr

30

40

Mai

35

45

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

26

28

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

130

150

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

78

81

Mar

80

83

Abr

80

84

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

77

80

Mar

74

77

Abr

76

80

Assista o que um bilhão de anos fez à Terra em apenas 40 segundos

Por Ademilson Ramos, Engenharia É


“Criamos e desenvolvemos um modelo inteiramente novo de evolução da Terra nos últimos bilhões de anos. Nosso planeta é único na forma como hospeda a vida. Mas isso só é possível porque os processos geológicos fornecem um sistema de suporte de vida do Planeta.”

Foi assim e com entusiasmo que o geofísico da Universidade de Sidney, Dietmar Müller se explica.

Ele, juntamente com uma equipe internacional de pesquisadores criaram um modelo computacional que resume, em 40 segundos, o movimento das placas tectônicas do último bilhão de anos.

A ideia de pedaços de terra se movendo pela superfície do planeta surgiu como resultado da observação de dois fenômenos: a expansão do fundo dos oceanos e a deriva dos continentes que um dia, todas as massas de terra eram um só bloco.

Para modelar o movimento que mudou o que conhecemos hoje da Terra, o geofísico Andrew Merdith, também integrante do grupo de geociências EarthByte da universidade australiana, trabalhou os dados coletados e publicados nos últimos quatro anos para produzir o vídeo mostrando as mudanças na superfície do planeta.

Em uma escala de tempo humana, as coisas se movem em centímetros por ano, mas como podemos ver na animação, os continentes estiveram em todos os cantos do planeta ao longo do tempo. Um lugar como a Antártica, que hoje vemos como um continente árido, gelado e inóspito, na verdade já foi um bom destino de férias, ocupando a região da linha do Equador”, disse um dos autores do estudo, o geofísico especializado em geodinâmica Michael Tetley.

https://www.youtube.com/watch?v=gQqQhZp4uG8&feature=emb_logo


TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.