Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em baixa nos principais ativos com o farelo de soja liderando as perdas com o mercado repercutindo as primeiras medidas econômicas do presidente eleito Javier Milei na Argentina, que anunciou ontem seu primeiro pacote fiscal para tentar conter a crise econômica. Entre as medidas anunciadas, Milei anunciou uma desvalorização de 118% do peso oficial, de 366 para 800, que deve pressionar ainda mais os prêmios das commodities agrícolas.


O plantio da soja 2023/24 no Paraná está oficialmente finalizado, segundo a SEAB/DERAL. As condições das lavouras ficaram estáveis durante a última semana, com as lavouras em boas condições em 86%, as em condições médias em 12% e as em condições ruins em 2%. O plantio do milho 1a safra também está finalizado. As condições das lavouras de milho também ficaram estáveis durante a última semana, com as lavouras em boas condições em 80%, as em condições médias em 17% e as em condições ruins em 3%.


Segundo o Deral as lavouras do Paraná seguem se desenvolvendo bem na maioria do estado. Já na região Sudoeste, “as lavouras estão apresentando um desenvolvimento muito desigual devido às adversidades climáticas, o que contribuiu para a incidência de doenças, afetando as lavouras de soja, milho, feijão, batata e fumo. Essa condição já demonstra uma redução na capacidade produtiva das plantações, porém, ainda não se sabe em que medida isso afetará a produtividade das lavouras. No caso do feijão, as perdas são mais significativas”, destacou o Deral.


O USDA reportou ontem a venda de 198.000 toneladas de soja 2023/24 para destinos desconhecidos.

A Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) reduziu a estimativa de produção de soja 2023/24 do Brasil para 161,9 milhões de toneladas, de 164,7 milhões da estimativa de novembro. “As projeções da Abiove para 2024 foram ajustadas, por conta principalmente dos impactos do clima nas lavouras. Mesmo assim, a expectativa é de um grande ciclo”, afirmou em relatório. A exportação de soja do país foi estimada em 100,2 milhões de toneladas em 2024, alta de 200 mil toneladas na comparação com a estimativa de novembro.


O dólar opera com leve alta frente a outras moedas em dia de decisão dos juros nos EUA, com expectativa de manutenção dos juros na faixa entre 5,25%-5,5% ao ano. A inflação ao consumidor dos EUA medido pelo índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 0,1% em novembro ante outubro, após estabilidade em outubro. No acumulado dos últimos 12 meses o CPI desacelerou de 3,2% para 3,1%. O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, subiu 0,3% na base mensal e 4% na base anual.


No Brasil o dólar recua em dia de decisão dos juros nos EUA e Brasil. Ontem a moeda subiu 0,59%, a R$ 4,9659. Termina hoje a reunião de 2 dias do Comitê de Política Monetária (Copom) para a decisão dos juros no Brasil, com expectativa de corte de 0,5 ponto percentual na meta da Selic, para 11,75% ao ano. A decisão sai após as 18 horas (horário de Brasília). A inflação oficial do país medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,28% em novembro, superando em 0,04 ponto percentual (p.p.) a taxa de outubro (0,24%), segundo o IBGE. No ano, o IPCA acumula alta de 4,04% e, nos últimos 12 meses, de 4,68%, abaixo dos 4,82% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em novembro de 2022, a variação havia sido de 0,41%. Os preços de seis dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em novembro. A maior variação (0,63%) e o maior impacto (0,13 p.p.) vieram de Alimentação e bebidas. Os grupos Habitação (0,48%) e Transportes (0,27%) contribuíram com 0,07 p.p. e 0,06 p.p., respectivamente. Os demais grupos ficaram entre o -0,50% de Comunicação e o 0,58% de Despesas pessoais.


As bolsas globais operam com leves altas de olho no Fed.


Os futuros do petróleo sobem recuperando parte da baixa da véspera. As preocupações com o excesso de oferta seguem pesando nas cotações.


No Brasil, tempo predominantemente estável hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo chuvoso em boa parte do país nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Fev24

-36

-20

Mar24

-65

-50

Mai24

-67

-55

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

25

30

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-6

0

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

57

61

Jan

70

76

Fev

57

61

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

59

65

Jan

52

57

Fev

58

61

Estudo revela que a Terra já possuía todos os elementos essenciais para a vida desde sua formação

Uma pesquisa recente publicada na revista Science Advances desafia a teoria predominante sobre a origem dos elementos voláteis na Terra, sugerindo que esses elementos cruciais para a vida podem ter estado presentes desde os estágios iniciais da formação do planeta, contradizendo a concepção de que foram adicionados posteriormente por objetos espaciais.

Por Ademilson Ramos, Engenharia É


Uma pesquisa recentemente divulgada na revista Science Advances desafia uma das teorias científicas mais amplamente aceitas na comunidade de cientistas planetários sobre a Terra.

Contrariando a ideia predominante de que a Terra adquiriu seus elementos voláteis, especialmente aqueles fundamentais para a vida, por meio do transporte de objetos como cometas e asteroides do espaço, este estudo oferece uma perspectiva inovadora sobre a origem desses elementos essenciais à vida em nosso planeta.

Segundo os autores da pesquisa mais recente, os elementos voláteis cruciais para a vida podem ter estado presentes em nosso planeta desde sua formação, há aproximadamente 4,5 bilhões de anos.

Os resultados, derivados por meio de cálculos de primeiros princípios (ab initio), desafiam as proposições da teoria conhecida como “revestimento tardio” (Late Veneer), que sugere a adição de material externo após a formação do núcleo planetário.

Os pesquisadores enfrentaram o desafio inerente à natureza volátil dos elementos, como carbono, hidrogênio e nitrogênio, que tendem a evaporar rapidamente. Diante disso, concentraram seus esforços em materiais pertencentes aos calcogênios, anteriormente designados como o grupo 6A na tabela periódica.

Elementos como enxofre, selênio e telúrio, reconhecidos por sua capacidade de formar compostos com o oxigênio, foram a base dessa abordagem.

Qual foi o método utilizado pelos cientistas para desvendar a origem dos elementos voláteis presentes na Terra?

Para testar a teoria sobre a origem dos elementos voláteis diretamente na Terra, os pesquisadores empregaram uma técnica computacional conhecida como cálculo de primeiros princípios.

Essa abordagem, derivada das leis fundamentais da física, oferece uma descrição do comportamento dos isótopos, que são variantes de um mesmo elemento químico com diferentes números de nêutrons.

Ao longo de cada estágio da formação da Terra, os isótopos apresentam taxas de decaimento radioativo distintas devido a suas estabilidades nucleares únicas. Em outras palavras, cada forma isotópica deixa suas “assinaturas” durante essas fases primordiais do desenvolvimento terrestre, as quais podem ser rastreadas pelos cientistas como uma espécie de impressão digital.

Utilizando o cálculo de primeiros princípios, os pesquisadores determinaram as assinaturas isotópicas que seriam esperadas para os diferentes calcogênios ao longo do período de formação da Terra. Esses modelos, contendo previsões específicas de isótopos, foram então comparados com as medições reais dos isótopos de calcogênio encontrados no planeta.

Resultados

Os resultados evidenciaram que, embora muitos elementos voláteis tenham evaporado durante a fase inicial e quente da formação da Terra, uma significativa quantidade deles permanece presente até os dias atuais.

As descobertas indicam que a maioria dos voláteis existentes na Terra atualmente provavelmente remonta aos estágios iniciais da formação planetária, desafiando a concepção anterior de que esses elementos foram adicionados posteriormente por meio de objetos espaciais, como cometas e asteroides.

O estudo concluiu que “as assinaturas isotópicas de enxofre, selênio e telúrio da BSE [composição química média da Terra] revelam que a diferenciação protoplanetária desempenha um papel fundamental no estabelecimento da maioria dos elementos voláteis da Terra”. Isso sugere que o revestimento tardio, proveniente do espaço, não contribuiu significativamente para o inventário volátil da Terra, como anteriormente postulado.

No entanto, para obter uma compreensão abrangente da evolução e habitabilidade dos planetas terrestres, é imperativo conduzir pesquisas futuras sobre outros elementos voláteis essenciais para a vida, além dos calcogênios. Estudar o comportamento de elementos como o nitrogênio em condições extremas é crucial para aprofundar nossa compreensão desses processos planetários.

De acordo com Tecmundo.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.