Bom dia, a Bolsa de Chicago sobe recuperando parte das baixas de ontem após o relatório do USDA.


O USDA divulgou ontem o relatório de Estimativas de Oferta e Demanda Agrícola Global (WASDE), com redução nos estoques de soja 2022/23 e aumento nos estoques de milho dos EUA. O USDA reduziu a estimativa área plantada de soja 2022/23 dos EUA de 90,1 milhões para 87,5 milhões de acres, reduzindo a estimativa de produção de 126,28 milhões para 122,61 milhões de toneladas. As exportações também foram revidadas para baixo, de 59,87 milhões para 58,11 milhões de toneladas. Ainda a assim os estoques finais passaram de 7,61 milhões para 6,27 milhões de toneladas. Na safra de milho a estimativa de área foi aumentada levemente, com a produção subindo de 367,3 milhões para 368,44 milhões de toneladas, elevando os estoques finais a 37,33 milhões de toneladas.


Na safra do Brasil a estimativa de exportação de soja 2021/22 foi reduzida de 82,25 milhões para 81 milhões de toneladas, enquanto a estimativa de exportação 2022/23 foi elevada em 500 mil toneladas, para 89 milhões de toneladas. Na safra de milho os números ficaram inalterados, com a estimativa de produção 2021/22 em 116 milhões de toneladas e a produção 2022/23 em 126 milhões de toneladas.


Para a Argentina o USDA elevou a estimativa de produção 2021/22 de 43,4 milhões para 44 milhões de toneladas e reduziu a estimativa de exportação de 2,75 milhões para 2,25 milhões de toneladas.


No quadro da China a estimativa de importação de soja foi reduzida para esta e a próxima safra, de 92 milhões para 90 milhões de toneladas na safra 2021/22, e de 99 milhões para 98 milhões de toneladas na safra 2022/23.


O dólar segue em alta frente a outras moedas, com o índice de dólar no maior nível em 20 anos. O euro também se desvaloriza frente ao dólar, atingindo a mesma cotação do dólar pela 1ª vez em 20 anos. Os temores de uma recessão em meio ao risco de um congelamento do fornecimento de gás russo preocupa os mercados financeiros. O mercado aguarda a divulgação de dados de inflação nos EUA na tarde de hoje, com expectativa de alta de 1,1% na base mensal e 8,8% na base anual.


No Brasil ontem a moeda voltou a subir, encerrando dia com alta de 1,27%, a R$ 5,4385. A Câmara dos Deputados aprovou ontem em 1º turno, por 393 votos a 14, o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta benefícios sociais e cria auxílio para caminhoneiros e taxistas até o fim do ano. Os deputados ainda devem analisar os destaques. A sessão de ontem foi interrompida após problemas técnicos nos servidores de internet da Câmara. A sessão deve ser retomada na manhã de hoje. O volume de serviços no Brasil expandiu 0,9% em maio de 2022 frente a abril, na série com ajuste sazonal, acumulando, assim, um ganho de 3,3% nos quatro últimos meses, segundo o IBGE. Dessa forma, o setor se encontra 8,4% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 2,8% abaixo de novembro de 2014 (ponto mais alto da série histórica). Na série sem ajuste sazonal, frente a maio de 2021, o volume de serviços teve sua 15ª taxa positiva consecutiva (9,2%). O acumulado no ano chegou a 9,4% frente a igual período de 2021. O acumulado nos últimos doze meses passou de 12,8% em abril para 11,7% em maio de 2022, com perda de ritmo pelo segundo mês consecutivo, pois chegara a 13,6% em março deste ano. O avanço de 0,9% do volume de serviços, de abril para maio de 2022, foi acompanhado por todas as cinco atividades de divulgação investigadas, com destaque para os transportes (0,9%), que recuperaram parte da retração de 2,5% verificada no mês anterior, e para informação e comunicação (0,9%), setor que emplacou o terceiro resultado positivo consecutivo, com ganho acumulado de 3,4%.


As bolsas globais operam majoritariamente em baixa antes dos dados de inflação nos EUA.


Os futuros do petróleo sobem recuperando parte da baixa de ontem após alta nos estoques dos EUA. O Instituto Americano de Petróleo estimou ontem que os estoques de petróleo bruto dos EUA 4,76 milhões de barris durante a última semana, após alta de 3,83 milhões na semana anterior. A alta contrariou a expectativa dos analistas, que previam o recuo de 1,9 milhão de barris no período.


No Brasil, tempo predominantemente estável hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo chuvoso principalmente no Nordeste nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Nos EUA, tempo chuvoso na porção Leste do país hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

75

85

Ago 22

150

160

Out 22

195

205

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

210

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

250

270

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

106

110

Ago

120

125

Set

150

153

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

91

95

Ago

120

125

Out

105

109

Nuvens, galáxias e até um exoplaneta: veja as primeiras imagens oficiais do telescópio espacial James Webb

Por Rafael Arbulu, editado por Lucas Soares, Olhar Digital


A NASA divulgou ontem outras quatro imagens registradas pelo telescópio espacial James Webb, em um momento histórico vivido pelo maior objeto de observação que já lançamos ao espaço e, como prometido, o material não decepcionou.

Conforme adiantamos na semana passada, as imagens – que você confere logo abaixo, em forma de galeria e também individualmente descritas – correspondem a nebulosas planetárias, grandes grupos de constelações, berços estelares e até mesmo uma descoberta interessante sobre um exoplaneta que já conhecíamos há alguns anos.

A primeira foto é uma espectrografia do WASP-96 b, um exoplaneta composto majoritariamente de gás e localizado a 1.150 anos-luz da Terra, com uma órbita de 3,4 dias ao redor de sua estrela. Ele tem mais ou menos a metade da massa de Júpiter e foi originalmente descoberto em 2014. Antes do material abaixo, pensava-se que ele era completamente ausente de nuvens, mas não é o caso – o James Webb conseguiu identificar evidências do material em sua atmosfera, além de assinatura de água.


A segunda imagem divulgada corresponde à NGC 3132, uma nebulosa planetária localizada na constelação de Vela tem uma natureza expansiva – ou seja, ela não para de crescer – e está orbitando uma estrela em processo de morte. A nebulosa tem mais ou menos meio ano-luz de diâmetro.


A terceira imagem mostrada na coletiva é o Quinteto de Stephan, um conjunto com cinco galáxias na constelação de Pegasus, a mais ou menos 290 milhões de anos-luz. Foi o primeiro grupo de galáxias compactas que nós descobrimos, lá em 1877. Dessas cinco galáxias, quatro estão presas em um movimento fixo que as faz “quase” baterem entre si.


Finalmente, a NASA deixou por último a revelação da imagem da Nebulosa de Eta Carinae, por vezes referida como “Nuvem de Carina”. A nebulosa é uma das maiores e mais brilhantes, posicionada a 7,6 mil anos-luz de nós. Nebulosas são pontos do espaço contendo todos os elementos de formação de estrelas – e Eta Carinae é a casa de várias estrelas massivas, milhares de vezes maiores que o Sol.


As quatro imagens acima vêm para complementar a divulgação do o aglomerado de galáxias SMACS 0723, que a NASA divulgou na última segunda-feira (12).

Vale lembrar que, ao contrário da imagem infravermelha mais distante da última semana, essas cinco imagens têm valor científico e devem render análises e pesquisas sobre as respectivas regiões do espaço. Esses serão os primeiros papers a serem produzidos com dados do telescópio espacial James Webb, que seguirá fazendo as imagens mais distantes que a humanidade já registrou.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.