Bom dia, a Bolsa de Chicago volta a subir após o recuo de ontem em dia de baixa generalizada das bolsas e commodities após a inflação subir inesperadamente nos EUA.


As condições das lavouras de soja dos EUA tiveram leve piora durante a última semana, com as lavouras em condições boas/excelentes caindo de 57% para 56%, segundo o USDA. No mesmo período do ano passado o índice estava em 57%. A perda de folhas atingiu 22% das lavouras, contra 35% do mesmo período do ano passado e 28% da média dos últimos 5 anos. O USDA divulga na próxima semana o primeiro relatório nacional de colheita para a safra.


O USDA divulgou o primeiro relatório nacional de colheita de milho 2022/23 dos EUA, com 5% colhido, contra 3% do mesmo período do ano passado e 4% da média dos últimos 5 anos. Assim como na soja, as condições das lavouras de milho também tiveram leve piora durante a última semana, com as lavouras condições boas/excelentes caindo de 54% para 53%.


Os embarques semanais de soja dos EUA foram de 329 mil toneladas na semana encerrada no dia 8 de setembro, contra 500 mil da semana anterior e 194 mil do mesmo período do ano passado, segundo o USDA. Na nova temporada 2022/23 os embarques de soja dos EUA somam 382 mil toneladas, contra 224 mil do mesmo período da temporada anterior. Os embarques de milho foram de 447 mil toneladas, contra 532 mil da semana anterior e 179 mil do mesmo período de 2021. Na temporada os embarques de milho somam 559 mil toneladas, contra 219 mil do mesmo período da temporada 2020/21.


O dólar opera em baixa frente a outras moedas após a forte alta de ontem com a inflação dos EUA subindo inesperadamente em agosto. A inflação ao consumidor dos EUA medido pelo índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 0,1% em agosto ante julho, após estabilidade em julho, segundo o Departamento de Análises Econômicas (BEA). Os aumentos nos índices de abrigo, alimentação e assistência médica foram os maiores de muitos contribuintes para o aumento mensal amplo de todos os itens. Esses aumentos foram compensados principalmente por uma queda de 10,6% no índice de gasolina. Na comparação anual o CPI desacelerou de 8,5% para 8,3%. O resultado surpreendeu os analistas, que previam recuo de 0,1% na base mensal e alta de 8,1% na base anual. O índice para todos os itens menos alimentos e energia subiu 0,6% em agosto, um aumento maior do que em julho. Os índices de moradia, assistência médica, móveis e operações domésticas, veículos novos, seguro automóvel e educação estiveram entre os que aumentaram no mês. Houve alguns índices que caíram em agosto, incluindo os de passagens aéreas, comunicação e carros e caminhões usados. O índice de todos os itens menos alimentos e energia subiu 6,3% nos últimos 12 meses.


No Brasil ontem o dólar subiu 1,79% acompanhando o exterior, a R$ 5,1874. O volume de serviços no Brasil cresceu 1,1% em julho frente a junho, na série com ajuste sazonal, segundo o IBGE. O setor se encontra 8,9% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 1,8% abaixo de novembro de 2014 (ponto mais alto da série histórica). Na série sem ajuste sazonal, ante julho de 2021, o volume de serviços subiu 6,3% sua 17ª taxa positiva consecutiva. O acumulado do ano chegou a 8,5% frente a igual período de 2021, e o acumulado nos últimos doze meses passou de 10,5% em junho para 9,6% em julho de 2022, mantendo trajetória descendente desde abril de 2022 (12,8%). O avanço de 1,1% do volume de serviços, de junho para julho de 2022, foi acompanhado por três das cinco atividades investigadas, com destaque para os transportes (2,3%), que avançaram 3,9% entre maio e julho, e para informação e comunicação (1,1%), que recuperou o ligeiro decréscimo (-0,2%) do mês anterior. A outra expansão do mês ficou com serviços prestados às famílias (0,6%), o quinto crescimento seguido, com ganho acumulado de 9,7% nesse período. Em sentido oposto, outros serviços (-4,2%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,1%) exerceram as influências negativas de julho.


As bolsas globais operam majoritariamente em alta recuperando parte do forte recuo da véspera após os dados de inflação nos EUA. As bolsas norte-americanas tiveram ontem o pior dia desde junho de 2020.


Os futuros do petróleo também sobem recuperando a baixa de ontem.


No Brasil, tempo chuvoso em parte do Sul e Sudeste hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, as chuvas voltam nos próximos dias em boa parte do país.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo estável em boa parte do país hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

250

260

Out 22

195

205

Dez 22

110

125

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

210

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

250

270

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

280

290

Out

145

150

Nov

127

135

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

113

116

Out

102

107

Nov

101

105

NASA determina que Artemis 1 decole de 27 de setembro em diante

Rodrigo Mozelli, Olhar Digital


Após dois adiamentos, consertos de falhas e possíveis datas, a NASA indicou que a Artemis 1 decolará somente de 27 de setembro em diante, descartando que o lançamento seja antes disso.

A NASA estava de olho em 23 ou 27 de setembro para o lançamento da Artemis, mas a agência anunciou em post em seu blog na noite desta segunda-feira (12) que a data anterior não está mais sob perspectiva; agora, o foco está mesmo em 27 de setembro para a decolagem, com possível data reserva sendo 2 de outubro.

Cronologia da Artemis 1

A Artemis 1 já deveria estar no ar. A NASA tentou lançar a missão pela primeira vez em 29 de agosto, mas a tentativa foi frustrada por uma leitura de temperatura anômala em um dos motores RS-25 de primeiro estágio do SLS.


A equipe da missão logo rastreou o problema como sendo em sensor de temperatura defeituoso e preparou o SLS e o Orion para outra tentativa em 3 de setembro. Mas um vazamento de propelente de hidrogênio líquido também atrapalhou essa tentativa de decolagem.

O vazamento ocorreu em uma “desconexão rápida”, interface que liga o estágio central do SLS com linha de propelente proveniente da torre de lançamento móvel do foguete.

A equipe do Artemis 1 substituiu dois selos ao redor da desconexão rápida na semana passada e encerrou outros trabalhos de reparo relacionados ao problema no fim de semana, escreveram funcionários da NASA na atualização.

A NASA está agora se preparando para teste de abastecimento do SLS, que bombeará propulsor superfrio no SLS para mostrar que o vazamento foi realmente consertado. A agência tinha como alvo para o teste o dia 17 de setembro, mas agora foi adiado para não antes do dia 21.

As datas atualizadas representam consideração cuidadosa de vários tópicos logísticos, incluindo o valor adicional de ter mais tempo para se preparar para o teste de demonstração criogênico e, posteriormente, mais tempo para se preparar para o lançamento”, escreveram funcionários da NASA na postagem. “As datas também permitem que os gerentes garantam que as equipes descansem o suficiente e reabasteçam os suprimentos de propelentes criogênicos”, completaram.

A pilha Artemis 1 permanece no Pad 39B no Kennedy Space Center da NASA na Flórida, mas pode acabar tendo que voltar para o enorme Vehicle Assembly Building (VAB) do KSC.

A Força Espacial dos EUA, que supervisiona o Eastern Range para lançamentos de foguetes, certificou o sistema de terminação de voo (FTS) da Artemis 1 por apenas um período de 25 dias – período este que já expirou.

A agência espacial estadunidense, entretanto, solicitou extensão para a certificação do FTS, projetado para destruir a pilha Artemis 1 se ela sair do curso durante a decolagem.

A NASA continua a respeitar o processo da Eastern Range para revisão do pedido da agência para extensão do atual requisito de teste para o sistema de terminação de voo e está fornecendo informações e dados adicionais conforme necessário”, escreveu a NASA na atualização desta segunda. “Paralelamente, a agência continua os preparativos para o teste de demonstração criogênica e as oportunidades potenciais de lançamento caso a solicitação seja aprovada”, prosseguiu.

A NASA já recebeu uma dessas extensões do STF, de 20 dias para 25 dias. As duas próximas datas de decolagem do Artemis 1 estão próximas às da missão de astronautas Crew-5 da SpaceX para a NASA, que está programada para ser lançada em direção à ISS (Estação Espacial Internacional) a partir do Pad 39A da KSC em 3 de outubro.

As equipes estão trabalhando no próximo lançamento da tripulação comercial em paralelo ao planejamento do Artemis 1 e ambos os cronogramas de lançamento continuarão a ser avaliados nas próximas semanas”, comunicou a NASA no post.

Com informações de Space.com e NASA

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.