Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos recuperando a correção da véspera com a volta das tensões entre e a Rússia e Ucrânia.


A colheita de soja 2021/22 no Paraná atingiu 20,54%, levemente adiantado em relação à média dos anos anteriores, segundo a SEAB/DERAL. As condições das lavouras tiveram leve piora durante a última semana, com as lavouras em condições ruins subindo de 31% para 32%. As lavouras em boas condições seguem em 36%.


A maturação da soja chegou a 53%, enquanto outros 45% estão em enchimento de grãos e 2% em floração.


A colheita do milho 1a safra 2021/22 no Paraná atingiu 26%, praticamente em linha com os anos anteriores. As condições das lavouras de milho tiveram leve melhora durante a última semana, com as lavouras em condições ruins caindo de 24% para 23%, enquanto as lavouras em condições médias subiram de 36% para 37%.


O plantio do milho 2021/22 no Paraná chegou a 28,70% dos 2,58 milhões de hectares projetados para esta safra, com avanço semanal de quase 10 pontos percentuais. As lavouras estão com 84% em boas condições e 16% em condições médias.


O dólar opera em baixa frente a outras moedas. A inflação ao produtor dos EUA medido pelo índice de preços ao produtor (PPI) subiu 1% em janeiro ante dezembro, após alta de 0,4% em dezembro, segundo o Departamento de Estatísticas Trabalhistas (BLS). Em uma base não ajustada, o PPI recuou para 9,7% nos 12 meses encerrados em janeiro de 2022, de 9,8% até dezembro.


No Brasil o dólar recuou 0,74% ontem, a R$ 5,1802, na menor cotação desde o início de setembro do ano passado. A economia brasileira cresceu 0,8% em dezembro ante novembro, fechando o ano de 2021 com crescimento de 4,7%, segundo o Monitor do PIB do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). “A economia brasileira em 2021 compensou a queda de 2020 crescendo 4,7%, graças, principalmente, ao crescimento do setor de serviços em virtude da vacinação. Todos os componentes, tanto da oferta como da demanda, apresentaram crescimento; Pelo lado da oferta os destaques foram Construção, Transportes, Serviço de Informação e Outros Serviços. Pelo lado da demanda, o destaque foi a Formação Bruta de Capital Fixo, com seus três elementos crescendo fortemente, destacando-se máquinas e equipamentos”, disse Claudio Considera, coordenador do Monitor do PIB. A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) subiu 1,98% em fevereiro, após alta de 1,79% em dezembro, segundo a FGV. Dentre os índices que compõe o IGP-10, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 2,27%, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,61% e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,39%. Com o resultado, o indicador acumula alta de 3,80% no ano e de 16,69% em 12 meses.


As bolsas globais operam próximo à estabilidade em meio às tensões entre Rússia e Ucrânia. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) acusou hoje a Rússia de aumentar o número de tropas que acumulou na fronteira ucraniana um dia depois que Moscou alegou que havia começado a retirar algumas de suas unidades militares.


Os futuros do petróleo passam a subir com volta das tensões Rússia-Ucrânia. O Instituto Americano de Petróleo (API) estimou ontem que os estoques de petróleo bruto dos EUA recuaram 1,08 milhão de barris durante a última semana, após recuo de 2,03 milhões na semana anterior. A queda veio abaixo do esperado pelos analistas, que previam baixa de 1,8 milhão de barris nos estoques.


A inflação ao produtor da China medido pelo índice preços ao produtor (PPI) subiu 9,1% em janeiro na comparação com janeiro de 2021, recuando da alta de 10,3% observada em dezembro. Já a inflação ao consumidor subiu 0,4% em janeiro ante dezembro e 0,9% na comparação anual.


No Brasil, tempo em boa parte do país amanhã.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo predominantemente estável nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

135

145

Mar 22

95

105

Mai 22

95

108

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

135

140

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

210

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

120

125

Mar

100

107

Abr

87

92

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

98

105

Mar

88

92

Abr

82

86

Nasa revela primeira imagem feita com seu novo telescópio de raios-X

Rafael Rigues, Olhar Digital


A Nasa revelou nesta segunda-feira (14) a primeira imagem científica feitas pelo telescópio espacial IXPE, lançado ao espaço em 9 de dezembro a bordo de um foguete Falcon 9, da SpaceX. O assunto da foto foi Cassiopeia A, um objeto que consiste nos restos de uma estrela que explodiu no século XVII.

As ondas de choque da explosão varreram o gás circundante, aquecendo-o a altas temperaturas e acelerando as partículas de raios cósmicos para formar uma nuvem brilhante de raios-X. Outros telescópios espaciais, como o Observatório de Raios-X Chandra, da Nasa, estudaram Cassiopeia A antes, mas o IXPE permitirá que os pesquisadores a examinem de uma nova maneira.

Na imagem abaixo, a saturação da cor magenta corresponde à intensidade da luz de raios-X observada pelo IXPE. Sobreposta a esta informação estão os dados de raios-X de alta energia, mostrados em azul, obtidos pelo Chandra. Com diferentes tipos de detectores, os telescópios capturam diferentes níveis de resolução angular ou “nitidez”. Esta imagem contêm dados do IXPE coletados de 11 a 18 de janeiro.


Após o lançamento do Chandra, em 1999, sua primeira imagem também foi de Cassiopeia A. As imagens de raios-X feitas com ele revelaram, pela primeira vez, que há um objeto compacto no centro do remanescente de supernova, que pode ser um buraco negro ou uma estrela de nêutrons.

A imagem do IXPE de Cassiopeia A é tão histórica quanto a imagem do mesmo remanescente de supernova feita pelo Chandra”, disse Martin C. Weisskopf, investigador principal do IXPE baseado no Marshall Space Flight Center da Nasa em Huntsville, Alabama. “Isso demonstra o potencial do IXPE para obter informações novas e nunca antes vistas sobre a Cassiopeia A, que está em análise no momento.”

Uma medida importante que os cientistas farão com o IXPE é chamada de polarização, uma maneira de ver como a luz de raios-X é orientada à medida que viaja pelo espaço. A polarização da luz contém pistas sobre o ambiente onde ela se originou. Os instrumentos do IXPE também medem a energia, o tempo de chegada e a posição no céu dos raios-X de fontes cósmicas.

Com os dados de polarização da Cassiopeia A, o IXPE permitirá que os cientistas vejam, pela primeira vez, como a quantidade de polarização varia no remanescente de supernova, que tem cerca de 10 anos-luz de diâmetro. Os pesquisadores estão atualmente trabalhando com os dados para criar o primeiro mapa de polarização de raios-X do objeto. Isso revelará novas pistas sobre como os raios-X são produzidos em Cassiopeia A.

As futuras imagens de polarização do IXPE devem revelar os mecanismos no coração deste famoso acelerador cósmico”, disse Roger Romani, co-investigador do IXPE na Universidade de Stanford. “Para preencher alguns desses detalhes, desenvolvemos uma maneira de tornar as medições do IXPE ainda mais precisas usando técnicas de aprendizado de máquina. Estamos ansiosos pelo que encontraremos enquanto analisamos todos os dados”.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.