Bom dia, a Bolsa de Chicago opera mista com a soja e milho pressionados pelo avanço da colheita nos EUA com tempo favorável nos próximos dias.


O plantio de soja 2022/23 no Paraná atingiu 32,61%, levemente atrasado em relação à média dos últimos 5 anos, segundo a SEAB/DERAL. As chuvas da última semana impediram o avanço do plantio no estado. Do total semeado, 95% das lavouras se encontram em boas condições, 3% em condições médias e 2% em condições ruins.


O plantio do milho 1a safra 2022/23 no Paraná também desacelerou durante a última semana, com avanço de apenas 3 pontos percentuais, chegando a 78,30% semeado.


A colheita do trigo 2021/22 no Paraná atingiu 53,89%, contra quase 80% da média dos últimos anos. As condições das lavouras tiveram piora durante a última semana, com as lavouras em boas condições caindo de 69% para 60% enquanto as lavouras em condições médias subiram de 24% para 28% e as em condições ruins subiram de 7% para 12%.


O dólar opera em alta frente a outras moedas. A produção industrial dos EUA cresceu 0,4% em setembro ante agosto, após recuo de 0,1% em agosto, segundo o Federal Reserve. Na comparação anual a produção industrial avançou 5,3%. A utilização da capacidade aumentou 0,2 ponto percentual em setembro para 80,3%, uma taxa que está 0,7 ponto percentual acima da média de longo prazo.


No Brasil o dólar recuou 0,94% no dia de ontem, a R$5,2527. A prévia do Produto Interno Bruto (PIB) medida pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central contraiu 1,13%, em agosto ante julho, após alta de 1,67% em julho. Esse foi o maior tombo mensal do nível de atividade desde março de 2021, quando foi registrada uma queda de 3,6%. O resultado negativo também interrompeu dois meses de expansão do indicador. No acumulado de janeiro a agosto deste ano, ainda segundo o Banco Central, o nível de atividade da economia brasileira registrou expansão de 2,76%. O indicador apresentou crescimento de 2,08% em 12 meses até agosto.


As bolsas globais operam entre ganhos e perdas após dois dias de alta.


Os futuros do petróleo sobem recuperando a baixa da véspera. Ontem as cotações da commoditie recuaram mais de 3% com as negociações sobre a liberação de mais barris das Reservas Estratégicas de Petróleo dos EUA (SPR). Os relatórios iniciais sugeriram que a administração Biden poderia liberar outros 15 milhões de barris das SPR do país. O SPR dos EUA caiu para 405 milhões de barris até agora este ano, de 593 milhões de barris em estoque no início do ano, segundo dados oficiais do Departamento de Energia. É a menor quantidade de petróleo bruto no inventário da SPR desde junho de 1984.


No Brasil, tempo predominantemente estável hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo chuvoso na região central do país nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo estável em boa parte do país hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

248

260

Nov

230

245

Fev 23

66

80

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

180

200

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

220

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

230

233

Nov

192

196

Dez

140

145

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

215

220

Nov

145

149

Dez

125

128

Neandertais e homo sapiens viveram juntos por milhares de anos

Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Adriano Camargo, Olhar Digital


Crânios de Homo Sapiens e Neandertal – Reprodução Wikipedia

Pesquisas recentes dão indícios de que homo sapiens e neandertais coexistiram por um período de até 2.900 anos. Evidências genéticas já haviam indicado a presença de DNA neandertal em seres humanos modernos, o que indica que eles não apenas conviveram, mas também procriaram.

Apesar disso, a equipe dessa pesquisa não forneceu nenhuma evidência de que os humanos interagem diretamente com os neandertais há cerca de 42.000 anos. O paleogeneticista sueco Svante Paabo, ganhador do Prêmio Nobel em Medicina de 2022, é um dos que corrobora com as evidências de que as pessoas em todo o mundo têm alguma porcentagem de DNA neandertal.

O doutorando Igor Dakovic, da Universidade de Leiden, disse que as pessoas e os neandertais “se reuniram e se integraram na Europa”, entretanto, ainda não há pistas de como isso tenha acontecido e se desenvolvido ao longo dos anos de convivência. Com o decorrer do tempo, a população de homo sapiens, que era maior, acabou “engolindo” o pool genético transmitido pelos neandertais.

Alguns modelos feitos a partir de fósseis apontam para a França e o norte da Espanha como locais de encontro e moradia dessas duas espécies humanas. A equipe analisou a data de 56 artefatos, como ossos e facas de pedra que se acredita serem feitas pelos últimos Neandertais da região.

Neandertais estão entre nós

Djakovic declarou que também usou a modelagem bayesiana nessa pesquisa. Essa abordagem pode fornecer estimativas lineares ideais que determinam quando os últimos Neandertais viveram nas regiões. Com esses dois métodos, os pesquisadores tentaram descobrir o primeiro ou último membro de uma determinada espécie.

Cabe destacar que a equipe estima que os Neandertais foram extintos entre 40.870 e 40.457 anos atrás, e os humanos apareceram pela primeira vez há cerca de 42.500 anos. “Quando você combina isso com o que sabemos agora, você pode argumentar que eles [neandertais] nunca foram realmente extintos, em um certo sentido”, comenta Djakovic.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.