Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em baixa nos principais ativos com o mercado realizando lucros frente ao feriado de Thanksgiving amanhã nos EUA.


O plantio de soja 2023/24 no Paraná atingiu 92,56%, levemente atrasado em relação à média dos últimos anos, segundo a SEAB/DERAL. As condições das lavouras tiveram leve piora durante a última semana, com as lavouras em boas condições caindo de 88% para 87% enquanto as lavouras em condições médias subiram de 10% para 11%. As lavouras em condições ruins seguem em 2%. A floração atinge 20% das lavouras e o enchimento de grãos chegou a 5%.


O plantio do milho 1a safra 2023/24 no Paraná está praticamente finalizado, com 98,44% semeado, em linha com os anos anteriores. As condições das lavouras de milho também tiveram piora durante a última semana, com as lavouras em boas condições caindo de 81% para 79%, enquanto as lavouras em condições médias subiram de 16% para 17% e as em condições ruins subiram de 3% para 4%.



O dólar opera estável frente a outras moedas. O Federal Reserve divulgou ontem a ata da última reunião do Fed. Os dirigentes sustentaram que a política monetária tem de ser restritiva e que têm pouco apetite por cortes nas taxas, mas que serão cautelosos nas próximas decisões. “Todos os participantes concordaram que o Comité estava em posição de proceder com cuidado e que as decisões políticas em cada reunião continuariam a basear-se na totalidade da informação recebida e nas suas implicações para as perspectivas econômicas, bem como no equilíbrio dos riscos. Ao discutir as perspectivas políticas, os participantes continuaram a julgar que era fundamental que a orientação da política monetária fosse mantida suficientemente restritiva para devolver a inflação ao objectivo de 2% do Comitê ao longo do tempo”, diz a ata. Para a reunião de dezembro, o mercado acredita que o Fed deva manter os juros inalterados na faixa entre 5,25%-5,50% ao ano.


As vendas de moradias existentes nos EUA recuaram 4,1% em outubro ante setembro, para taxa sazonalmente ajustada de 3,79 milhões de unidades, no menor nível em 13 anos, segundo a Associação Nacional de Corretores de Imóveis dos EUA (NAR). Na comparação com o mesmo período do ano passado as vendas recuaram 14,6%. O preço médio de venda de casas existentes subiu 3,4% em relação ao ano anterior, para US$ 391.800, o quarto mês consecutivo de aumentos de preços ano após ano. O estoque de casas existentes não vendidas cresceu 1,8% em relação ao mês anterior, para 1,15 milhão no final de outubro, ou o equivalente a 3,6 meses de oferta no atual ritmo de vendas mensais.


No Brasil o dólar opera em baixa após ata do Fed. Ontem a moeda subiu 0,95%, a R$ 4,8980. A taxa de desocupação do país no terceiro trimestre de 2023 foi de 7,7%, caindo 0,4 ponto percentual (p.p.) ante o segundo trimestre deste ano (8,0%) e 1,0 p.p. frente ao mesmo trimestre de 2022 (8,7%), segundo o IBGE. Em relação ao trimestre anterior, as taxas de desocupação diminuíram em três das 27 Unidades da Federação (UFs): São Paulo (7,8% para 7,1%), Maranhão (8,8% para 6,7%) e Acre (9,3% para 6,2%). Apenas em Roraima houve crescimento (de 5,1% para 7,6%). Nas outras 23 UFs, as taxas ficaram estáveis. As maiores taxas de desocupação foram de Bahia (13,3%), Pernambuco (13,2%) e Amapá (12,6%), e as menores, de Rondônia (2,3%), Mato Grosso (2,4%) e Santa Catarina (3,6%). A taxa de desocupação por sexo foi de 6,4% para os homens e 9,3% para as mulheres no terceiro trimestre de 2023. Já a taxa de desocupação por cor ou raça ficou abaixo da média nacional (7,7%) para os brancos (5,9%) e acima para os pretos (9,6%) e pardos (8,9%). A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (13,5%) foi maior que as taxas dos demais níveis de instrução. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 8,3%, mais que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,5%). No terceiro trimestre de 2023, a taxa composta de subutilização da força de trabalho (percentual de pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação à força de trabalho ampliada) foi de 17,6%. O Piauí (38,4%) teve a maior taxa, seguido por Bahia (32,8%) e Sergipe (31,8%). As menores taxas de subutilização ficaram com Rondônia (5,3%), Santa Catarina (6,1%), e Mato Grosso (8,4%).


As bolsas globais sobem com o mercado digerindo a ata do Fed.


Os futuros do petróleo recuam com alta nos estoques dos EUA. O Instituto Americano de Petróleo (API) estimou ontem que os estoques de petróleo bruto dos EUA subiram 9,05 milhões de barris durante a última semana, após crescimento de 1,33 milhão na semana anterior. A alta veio bem acima do esperado pelos analistas, que era de 1,5 milhão de barris.


No Brasil, tempo chuvoso principalmente no Sul hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo chuvoso no Centro-Norte do país nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Nos EUA, tempo predominantemente estável hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

10

22

Fev24

-66

-50

Mar24

-100

-88

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

21

27

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-6

0

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

74

80

Dez

75

79

Jan

76

80

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

68

71

Dez

71

77

Jan

59

64

Hubble surpreende de novo e capta imagens de um trio de galáxias; veja

Duas delas estavam prestes a fundir, enquanto a terceira se “escondia” da situação

Rodrigo Mozelli, Olhar Digital


O Telescópio Espacial Hubble capturou mais uma incrível imagem de nosso Espaço. Dessa vez, o equipamento flagrou uma galáxia ofuscada por outras duas maiores e que estavam em processo de fusão.

Há quase 500 milhões de anos-luz da Terra, encontram-se um par de galáxias conhecido como Arp-Madore 2339-661. Elas estão se fundindo, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês). O Space.com destaca que uma é a galáxia NGC 7733, que se encontra na direita inferior da foto, enquanto a outra é a NGC 7734, localizada no canto superior direito.

Porém, no braço em espiral da NGC 7733 encontramos outra galáxia que está escondida, chamada de NGC 7733N. Até então, esse “time” não aparecia para nós por serem atrapalhadas por poeira escura.

Com os dados do Hubble, os astrônomos detectaram estrutura semelhante a um nó com forte brilho vermelho que se destaca das brilhantes cores estrelas azuis da NGC 7733.

Isto [estrutura] poderia facilmente passar como parte da NGC 7733, mas a análise das velocidades [velocidade, mas também considerando a direção] envolvidas na galáxia mostra que este nó tem desvio para o vermelho adicional considerável, o que significa que é muito provável que seja sua própria entidade e não parte da NGC 7733.”

ESA, em comunicado

Todas as três galáxias se encontram relativamente próximas umas das outras na constelação Tucana;

Elas também interagem gravitacionalmente entre si;

A imagem acima mostra um intercâmbio de material entre NGC 7733 e NGC 7734, que se transformarão em uma única galáxia, ainda maior;

Conforme elas se aproximam, a atração gravitacional da NGC 7734 suga gás e poeira da galáxia menor.

Na verdade, este é um dos muitos desafios que os astrônomos observacionais enfrentam: descobrir se um objeto astronômico é realmente apenas um, ou um objeto situado em frente de outro, visto da perspetiva da Terra!”

ESA, em comunicado

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.