Bom dia, a Bolsa de Chicago opera mista com a soja e derivados em baixa, milho e trigo em alta. A soja testa importante ponto de suporte nos US$14,80. A melhora nas condições climáticas na Argentina e ausência da China no mercado por conta do feriado de Ano Novo seguem pressionando as cotações.


As condições das lavouras de soja 2022/23 no Paraná tiveram leve melhora durante a última semana, com as lavouras em boas condições subindo de 80% para 81% enquanto as lavouras em condições ruins recuaram de 5% para 4%. As lavouras em condições médias seguem em 15%.


A colheita do milho 1a safra 2022/23 segue lenta no Paraná, com menos de 1% colhido. As condições das lavouras também tiveram leve melhora durante a última semana, com as lavouras em boas condições subindo de 79% para 80%. As lavouras em condições ruins seguem em 3%. O plantio do milho 2safra atingiu 1%, em linha com os anos anteriores. A SEAB/DERAL divulga nos próximos dias o detalhamento regional para as culturas em curso.


O dólar opera em alta frente a outras moedas. Os setores industrial e de serviços dos EUA medido pelo Índice de atividade dos gerentes de compras (PMI) Composto subiu de 45 pontos em dezembro para 46,6 pontos em janeiro, segundo a S&P Global. Foi a primeira alta no índice desde outubro do ano passado. Uma leitura abaixo de 50 representa uma contração na atividade. Produtores de bens e prestadores de serviços registraram taxas semelhantes, com as empresas do setor de serviços indicando uma notável desaceleração no ritmo de queda desde dezembro. No entanto, as empresas americanas continuaram a destacar a demanda moderada dos clientes e o impacto da alta inflação nos gastos dos clientes.


No Brasil ontem o dólar recuou 1,05%, a R$ 5,1417. A prévia da inflação oficial medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi de 0,55% em janeiro, 0,03 ponto percentual (p.p.) acima do resultado de dezembro (0,52%), segundo o IBGE. Nos últimos 12 meses, o IPCA-15 foi acumulou 5,87%, abaixo dos 5,90% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2022, o IPCA-15 foi de 0,58%. Em janeiro, o IPCA-15 subiu em todas as áreas pesquisadas. A maior variação foi em Belo Horizonte (0,92%), influenciada pelas altas em higiene pessoal (2,65%), taxa de água e esgoto (5,85%) e batata-inglesa (23,18%). O menor resultado foi no Rio de Janeiro (0,23%), onde pesaram as quedas da energia elétrica (-4,82%) e da cebola (-20,18%).


Todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em janeiro. Os maiores impactos vieram de Saúde e cuidados pessoais (1,10%) e Alimentação e bebidas (0,55%), com 0,14 p.p. e 0,12 p.p. respectivamente. A maior variação, por sua vez, ficou com Comunicação (2,36% e 0,11 p.p.). Os demais grupos ficaram entre o 0,17% de Transportes e de Habitação e o 0,57% de Despesas pessoais.


As bolsas globais recuam acompanhando o recuo dos futuros das bolsas norte-americanas em dia de divulgação de mais balanços das empresas.


Os futuros do petróleo sobem recuperando parte do recuo de quase 2% no dia de ontem após alta nos estoques dos EUA. O Instituto Americano de Petróleo (API) estimou ontem que os estoques de petróleo bruto dos EUA subiram 3,38 milhões de barris durante a última semana, após alta de 7,6 milhões na semana anterior. A alta veio acima do esperado pelos analistas, que era de 1,6 milhão de barris no período.


No Brasil, tempo chuvoso do Sudeste ao Norte hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo chuvoso em boa parte do país nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

100

110

Mar

34

45

Abr

25

35

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

42

60

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

20

30

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

132

135

Mar

100

105

Abr

93

96

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

103

107

Mar

95

99

Abr

87

91

Sem enfermeiros, mais um hospital adere ao uso do robô Moxi

Outro centro médico dos EUA se rendeu ao equipamento e sua inteligência artificial para suprir demandas

Tamires Ferreira, Olhar Digital


Após o Hospital Presbiteriano do Texas, em Dallas, e o Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, ambos nos EUA, contratarem um robô para suprir as demandas do dia a dia devido à grande escassez de enfermeiros com a crise da covid-19, agora foi a vez da região de Chicago se render a já conhecida Moxi.

O robô foi construído pela empresa Diligent Robotics para executar aproximadamente 30% das tarefas dos profissionais que não envolvam interação direta com pacientes, como deixar amostras para análise em um laboratório — um tipo de assistente.

Segundo informações do O GLOBO, o Centro Médico Memorial Elmhurst contratou dois robôs Moxi; suas tarefas são entregar remédios e suprimentos nas instalações. Segundo levantamento, eles realizam cerca de 1.800 entregas por mês, economizando para a equipe humana mais de dois milhões de passos dados e 3.100 horas de trabalho.

Eles estão trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, com apenas um curto período para carregar (a bateria). Precisaríamos de pelo menos seis pessoas para fazer essa quantidade de trabalho”, disse Hiral Patel, diretora de inovação do hospital, à emissora americana Fox News.


A Moxi é equipada com um braço robótico e um conjunto de rodas na base, podendo ser pré-programada para executar diversas tarefas no hospital; eles possuem um display digital com leitor de identificação para permitir a abertura de portas implantadas em seu braço robótico. Funciona assim: ele está ligado ao sistema eletrônico de registro de saúde da instituição e enfermeiros podem configurar regras e tarefas para que o robô receba um comando quando certas coisas mudam no registro de um paciente.

A programação da Moxi foi focada na interação social humano-robô, e ela foi cuidadosamente projetada para não ser ameaçadora e transparente em suas ações. Sua cabeça apenas se move em direções semelhantes à dos humanos e os olhos sempre apontam na direção ao que está se movendo, uma sugestão para que as pessoas ao redor saibam para onde o robô está indo. O design também foi pensado para não passar uma imagem intimidadora.

Em entrevista dada ao tabloide Fast Company, em 2019, os criadores da Moxy e fundadores da Diligent Robotics, Andrea Thomaz e Vivian Chu, pontuaram que a intenção com o dispositivo não é, de forma alguma, substituir os enfermeiros, mas “aumentar a equipe” e ajudar em tarefas menos complexas que demandam tempo.

Nossa visão real é trazer robôs para mercados que trabalham lado a lado com pessoas, que estão mudando o futuro do trabalho”, disse Thomaz. “Vai permitir que as pessoas façam muito mais.”

Embora Moxi não interaja diretamente com pacientes (apesar de ter em seu sistema reações como acenar e brilhar os olhos quando alguém fala com ela), a dupla de especialistas em robótica acredita que com o passar dos anos essa implementação ocorra de forma mais intensa e específica.

Quando ela passa por você e diz ‘olá’, e os olhos (brilham), ela realmente parece ter uma personalidade. Nós não pensamos nela como uma ‘coisa’, é a Moxi”, contou Karen Hogg, supervisora de enfermagem do Hospital do Texas, em outra ocasião.

Futuramente, o objetivo é criar também outros tipos de robôs com base na Moxi; tanto para ser um simples amigo e companhia como para auxiliar em outras indústrias. Contudo, a prioridade da companhia, por ora, é a assistência médica.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.