Bom dia, a Bolsa de Chicago opera próximo à estabilidade, com o mercado cauteloso frete ao relatório de área e estoques nos EUA nesta sexta-feira (30).

A soja segue com o movimento de correção, com suporte na piora das condições das lavouras dos EUA e alta de outras commodities como o petróleo e minério de ferro.

O USDA divulga nesta sexta-feira (30) o relatório de área de plantio oficial nos EUA e estoques trimestrais em 1º de junho. Para a área de plantio, a expectativa média do mercado para a área de soja está em 89,750 milhões de acres, contra 89,482 milhões da estimativa de março e 83,433 milhões de 2016. A expectativa para a área de milho está em 89,9 milhões de acres, contra 89,996 milhões de março e 94,004 milhões de 2016. Para os estoques trimestrais, a expectativa média para a soja está em 983 milhões de bushels, contra 872 milhões de 1º de junho de 2016, e para o milho, em 5,123 bilhões de bushels, contra 4,711 bilhões de 2016.

Fundos compradores ontem estimados em: 6.000 contratos de óleo de soja; 5.000 contratos de milho; 4.000 contratos de trigo; 2.000 contratos de soja. Fundos vendedores em 3.000 contratos de farelo de soja.

O dólar segue em baixa frente a outras moedas. Ontem o euro subiu 1,4% frente ao dólar, fechando no maior patamar desde agosto de 2016 após o presidente do BCE, Mario Draghi, minimizar os riscos de deflação na zona do euro. Em discurso na tarde de ontem, a presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, afirmou que não vê possibilidade de outra crise financeira durante nossa existência. “Eu diria nunca haverá outra crise financeira? Vocês sabem que provavelmente isso seria ir longe demais, mas realmente acho que estamos muito mais seguros e espero que não seja durante nossa existência e não acredito que será”

No Brasil, a moeda abriu com leve baixa e agora vale R$3,3024, -0,39% (10h10). Destaque no dia de hoje para a votação da reforma trabalhista na CCJ do Senado (Comissão de Constituição e Justiça), após derrota na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) por 10 votos a 9, antes de ir a plenário, na semana que vem. O presidente Michel temer discursou na tarde de ontem, se defendendo da denúncia de corrupção passiva, e que não há provas concretas para incriminá-lo. O presidente atacou Rodrigo Janot e a PGR. “Criaram uma trama de novela. Digo sem medo de errar que a denúncia é uma ficção.” O Banco Central segue com a rolagem de contratos de swap cambial tradicional com vencimento em julho, com a oferta de até 8.200 contratos no dia de hoje, restando somente 7.580 contratos para a rolagem total do vencimento julho, que deve ocorrer no dia de amanhã. Ontem a moeda subiu 0,51%, a R$3,3185.

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa hoje. O restante das bolsas mundiais operam em queda.

Os futuros do petróleo seguem em alta com movimento de correção. Ontem o Instituto Americano de Petróleo (API), estimou que os estoques de petróleo dos EUA tenham crescido 800 mil barris na semana passada, ante expectativa de queda de 2,6 milhões de barris. Os estoques de gasolina tiveram aumento de 1,4 milhão de barris e os de destilados avançaram 700 mil barris. Os estoques de petróleo no centro de distribuição de Cushing (Oklahoma) tiveram recuo de 700 mil barris. Hoje saem dados oficiais do Departamento de Energia dos EUA.


CLIMA

 

No Brasil, tempo predominantemente seco hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.

Na Argentina, chuvas nas províncias de Santa Fé e Entre Rios hoje.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.

Precipitação Observada Argentina, 24 horas, em milímetros.

Nos EUA, chuvas entre o norte de Missouri e Wisconsin hoje.

Previsão de precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.

Precipitação Observada EUA, 24 horas, em milímetros.

Precipitação Observada EUA, 7 dias, em milímetros.


PRÊMIOS

 


MATÉRIA DO DIA

 

Primeiro caixa eletrônico do mundo é transformado em ouro para celebrar 50º aniversário
Ele foi inaugurado em 1967 em uma agência do banco Barclays em Londres.
Por Reuters


Primeiro caixa eletrônico do mundo completa 50 anos (Foto: Hannah McKay/Reuters)

Cinco décadas desde de iniciar uma transformação na maneira como as pessoas obtêm e usam dinheiro, o primeiro caixa eletrônico do mundo foi transformado em ouro para as comemorações de seu 50º aniversário.

Criação do inventor escocês Shepherd-Barron, o primeiro caixa eletrônico foi inaugurado em 27 de junho de 1967 em uma agência do banco Barclays em Enfield, no norte de Londres, um de seis encomendados pelo banco.

O ator inglês Reg Varney, que estrelou o programa humorístico britânico “On The Buses”, foi a primeira pessoa a retirar dinheiro na nova máquina.

Hoje existem estimados três milhões de caixas eletrônicos em todo o globo, sendo 70 mil só no Reino Unido, que disponibilizaram 175 bilhões de libras esterlinas em 2016. A máquina mais ao norte se encontra em Longyearbyen, Svalbard, Noruega, e a mais ao sul na estação de McMurdo, no Polo Sul.

Para comemorar o aniversário, o Barclays transformou o caixa de sua filial de Enfield em ouro, acrescentou uma placa comemorativa e instalou um tapete vermelho diante dela para os usuários.

“Embora os últimos anos tenham testemunhado um grande crescimento dos bancos digitais e pagamentos com cartão, o dinheiro continua sendo uma parte crucial do cotidiano da maioria das pessoas”, disse Raheel Ahmed, diretor de Experiência do Cliente e de Canais do Barclays.


Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário