Bom dia, a Bolsa de Chicago segue em alta de olho no clima nos EUA e com a flexibilização das medidas restritivas para conter a Covid-19 na China melhorando as margens de esmagamento na China.


A colheita do milho 2a safra 2021/22 no Paraná atingiu 6%, contra 2,6% da semana anterior, segundo a SEAB/DERAL. As condições das lavouras tiveram leve piora durante a última semana, com as lavouras em boas condições caindo de 75% para 72% enquanto as lavouras em condições médias subiram de 20% para 21% e as em condições ruins de 5% para 7%.


O plantio do trigo 2021/22 no Paraná atingiu 88%, com avanço semanal de 6 pontos percentuais. As lavouras seguem com 97% em boas condições e 3% em condições médias.


O dólar opera com leve alta frente a outras moedas. A confiança do consumidor dos EUA medido pelo Conference Board caiu para 98,7 em junho, de 103,2 em maio, abaixo das expectativas de uma leitura de 100 e para o menor nível em 9 meses. O índice de expectativas baseado nas perspectivas de curto prazo dos consumidores para o crescimento da renda, o mercado de trabalho e as condições gerais de negócios, caiu para 66,4, sua leitura mais baixa desde março de 2013.


No Brasil ontem a moeda subiu 0,60%, a R$ 5,2649. Caio Mário Paes de Andrade assumiu a presidência da Petrobras ontem, segundo informou a companhia. “Caio tomou posse no Rio de Janeiro, sede da companhia, em agenda interna. O mandato como conselheiro segue até a realização da próxima Assembleia Geral de Acionistas e o de presidente até o dia 13/04/2023”, disse a Petrobras em comunicado. O Brasil gerou 277 mil empregos com carteira assinada em maio, após criação de 197 mil em abril, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho. Foram 1,9 milhão de contratações e 1,6 milhão de demissões em maio. Saldo do ano é de 1,05 milhão de vagas criadas, contra 1,16 milhão do mesmo período do ano passado. Ao final de maio de 2022 o Brasil tinha saldo de 41,7 milhões de empregos com carteira assinada.


As bolsas globais recuam devolvendo parte dos ganhos da véspera.


Os futuros do petróleo seguem em alta com as preocupações com a oferta apertada compensando as preocupações sobre uma possível recessão.


No Brasil, tempo estável hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo estável nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo predominantemente estável hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.


Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

75

85

Ago 22

150

160

Out 22

195

205

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

210

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

250

270

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

108

113

Jul

101

105

Ago

120

125

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

101

105

Jul

91

95

Ago

120

125

Júpiter: conheça 6 fatos sobre o ‘rei dos planetas’

João Barbosa, Olhar Digital


Júpiter é o maior planeta do sistema solar e o quinto planeta a partir do Sol. O gigante gasoso apresenta belas camadas de nuvens em faixas, um conjunto de anéis finos e empoeirados, a famosa Grande Mancha Vermelha e dezenas de luas variadas. Mas você conhece mais detalhes deste planeta peculiar?

Por que Júpiter?

Sendo o quarto objeto mais brilhante no céu da Terra, (depois do sol, da Lua e de Vênus) Júpiter é conhecido desde os tempos antigos. Nosso nome moderno para o planeta é derivado do rei romano dos deuses, Júpiter.

Para os antigos gregos, Júpiter era conhecido como Phaethon, que significa “estrela ardente”, enquanto os babilônios se referiam ao planeta gigante como Marduk, a divindade padroeira da cidade de Babilônia. Outros nomes antigos para Júpiter incluem Brhaspati (sânscrito), Tzedek (hebraico), Muxing (que significa “Estrela da Madeira” em mandarim) e Mushtari (árabe).

Do que é feito?

Júpiter é duas vezes e meio mais massivo do que todos os outros planetas do sistema solar combinados e é composto principalmente de hidrogênio e hélio, de acordo com o Observatório Europeu do Sul. O gigante gasoso tem um diâmetro de 142.984 quilômetros, tornando-o 11 vezes maior que a Terra, segundo a NASA.

Júpiter não tem superfície real, de acordo com a agência; o planeta é apenas uma mistura rodopiante de gases fluindo em três camadas distintas em suas bordas externas. Acredita-se que esta região tenha aproximadamente 71 km, onde a camada superior é provavelmente feita de gelo de amônia, a camada intermediária é provavelmente feita de cristais de hidrossulfeto de amônio e a camada mais interna pode ser feita de gelo de água e vapor.

As cores brilhantes vistas na superfície externa de Júpiter são provavelmente plumas de gases contendo enxofre e fósforo que se elevam do interior mais quente do planeta. Como ele gira extremamente rápido, completando um único dia em menos de 10 horas, sua atmosfera externa é separada em longos cinturões de material mais brilhante e mais escuro.

Dados da Juno mostraram que as correntes de jato de Júpiter podem atingir profundidades de cerca de 3.200 km. Mais profundamente na atmosfera, pressões e temperaturas crescentes comprimem o gás hidrogênio em um líquido, o que significa que Júpiter tem o maior oceano do sistema solar, feito de hidrogênio em vez de água, de acordo com a NASA.

Em algum lugar a meio caminho do centro do gigante gasoso, as pressões internas tornam-se tão grandes que os elétrons são espremidos de seus átomos de hidrogênio, criando um metal supercondutor que supostamente impulsiona o enorme campo magnético de Júpiter. O planeta pode ter um núcleo central de material sólido ou uma “sopa” espessa e densa, feita principalmente de ferro e silício, que pode chegar a cerca de 50.000 graus Celsius.

Qual a distância entre Júpiter e o Sol?

Júpiter orbita a uma distância média de 778 milhões de km do Sol, de acordo com a NASA. Um ano em Júpiter dura 11,86 anos terrestres.

O planeta tem o dia mais curto do sistema solar, com duração de 9,93 horas. Seu eixo central é inclinado apenas 3 graus, ao contrário da inclinação axial da Terra de 23 graus, o que significa que Júpiter não experimenta muita variação sazonal ao longo do ano.

Os humanos exploram Júpiter?

Uma das primeiras pessoas a fazer observações detalhadas de Júpiter foi o astrônomo italiano Galileu Galilei, que contemplou o planeta através de seu telescópio em 1610, vendo suas quatro maiores luas. Nos tempos modernos, os humanos lançaram muitas sondas que passaram ou orbitaram o gigante gasoso.

As espaçonaves Pioneer 10 e 11, lançadas em março de 1972 e abril de 1973, respectivamente, estudaram o cinturão de asteroides e passaram por Júpiter, coletando informações sobre seus intensos cinturões de radiação e tirando algumas fotos iniciais.

Já as sondas Voyager 1 e 2, que deixaram a Terra em 1977 e chegaram a Júpiter em 1979, obtiveram dados surpreendentes do planeta gigante. Os robôs descobriram o sistema de anéis fraco e empoeirado de Júpiter, a presença de atividade vulcânica em sua lua Io e algumas luas anteriormente desconhecidas.


A NASA lançou uma missão dedicada a Júpiter chamada Galileo, que chegou e começou a orbitar o enorme planeta em dezembro de 1995. Galileo estudou Io e a lua gelada de Júpiter Europa em profundidade e lançou uma sonda que caiu na atmosfera de Júpiter, obtendo dados sobre coisas como temperatura, velocidade e pressão do vento no planeta.

A mais recente espaçonave dedicada a Júpiter da agência é chamada Juno, que está em órbita desde julho de 2016. Juno passa pelas regiões polares do planeta a cada 53,5 dias e estudou sua poderosa magnetosfera e auroras brilhantes desde então.

A NASA está construindo uma sonda chamada Europa Clipper para estudar a lua gelada e seu oceano subterrâneo, que muitos cientistas acham que poderia ser uma morada potencial para a vida, de acordo com a NASA. Além disso, a missão Jupiter Icy Moons Explorer (JUICE), da Agência Espacial Europeia (ESA), explorará Europa, bem como duas outras grandes luas de Júpiter: Ganimedes e Calisto.

Quantas luas tem Júpiter?

Atualmente, existem 53 luas nomeadas de Júpiter, com mais 26 luas aguardando nomes oficiais. A maior lua de Júpiter, Ganimedes, também é a maior lua do sistema solar, sendo maior que o planeta Mercúrio.

Os outros satélites galileanos – nomeados em homenagem ao seu descobridor – também são mundos gigantescos com suas próprias surpresas interessantes. Calisto é um dos objetos mais cheios de crateras do sistema solar e pode ter um oceano líquido sob sua espessa camada de gelo. Europa tem uma estrutura de gelo e oceano semelhante, mas sua concha externa congelada é muito mais fina, o que significa que é reciclada com mais frequência e possui menos crateras. Io, que é brilhantemente colorida, é o corpo mais vulcanicamente ativo no sistema solar.

Poderia haver vida em Júpiter?

A maioria dos pesquisadores hoje em dia não tem muita esperança de organismos vivos flutuando no gigante gasoso. A NASA considera a lua de Júpiter Europa, que é coberta por uma concha de gelo que envolve um enorme corpo de água líquida, um dos lugares mais prováveis para encontrar vida extraterrestre no sistema solar.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.