Bom dia, a Bolsa de Chicago sobe acompanhando a alta do petróleo após forte recuo nos estoques dos EUA. O mercado segue de olho também no clima da safra Sul-Americana, principalmente na falta de chuvas em partes da Argentina.


A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) afirmou ontem que caso a mistura de biodiesel fosse normalizada já a partir da virada do ano, com B14 no primeiro bimestre e B15 do segundo em diante, as esmagadoras brasileiras poderiam elevar a oferta de farelo de soja 4 milhões de toneladas de farelo de soja no mercado interno. Na última semana o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou uma resolução que prorrogou a vigência do B10 para o primeiro trimestre de 2023. A retomada da mistura do biodiesel em 2023 também pode incrementar a produção de óleo de soja em mais de um milhão de toneladas, chegando a 11,3 milhões de toneladas, segundo cálculos da associação.

O plantio de soja 2022/23 no Paraná está praticamente finalizado, segundo a SEAB/DERAL. As lavouras seguem com 93% em boas condições, 6% em condições médias e 1% em condições ruins. A floração atinge 14% das lavouras. O plantio do milho 1a safra está praticamente finalizado, com 99% semeado dos 400 mil hectares projetados para esta safra. As condições das lavouras tiveram leve piora durante a última semana, com as lavouras em boas condições caindo de 85% para 83% enquanto as lavouras em condições médias subiram de 14% para 15% e as em condições ruins passaram de 1% para 2%. A colheita do trigo 2021/22 chegou a 98%, contra quase 100% colhido no mesmo período dos últimos anos. A SEAB divulga nos próximos dias o detalhamento regional para as culturas em curso, juntamente com os dados mensais de área, produtividade e produção.


O dólar opera em baixa frente a outras moedas. A confiança do consumidor dos EUA caiu 2 pontos em novembro, para 100,2 pontos, segundo o Conference Board. O Índice da Situação Atual, baseado na avaliação dos consumidores sobre as condições atuais dos negócios e do mercado de trabalho, caiu para 137,4, de 138,7 no mês passado. O Índice de Expectativas, baseado nas perspectivas de curto prazo dos consumidores para renda, negócios e condições do mercado de trabalho, caiu de 77,9 para 75,4.


No Brasil o dólar recuou 1,43% no dia de ontem, a R$ 5,2880. O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se encontrou ontem com senadores e deputados federais do PSD, MDB e União Brasil para tratar da aprovação da PEC da Transição e da governabilidade do novo governo. Lula passou o dia de ontem em reuniões para destravar as negociações para a aprovação da PEC e compor a base do próximo governo. A inflação ao produtor do Brasil medida pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP) recuou 0,85% em outubro, após recuo de 1,89% em setembro, segundo o IBGE. O acumulado no ano chegou a 5,04% e o acumulado em 12 meses, a 6,50%. Em outubro, 12 das 24 atividades investigadas tiveram variações positivas de preço ante o mês anterior.


O setor industrial de maior destaque na composição do resultado agregado foi o de outros produtos químicos, responsável por -0,44 ponto percentual (p.p.) de influência na variação de -0,85% da indústria geral. Ainda neste quesito, outras atividades que também sobressaíram foram refino de petróleo e biocombustíveis, com -0,17 p.p. de influência, indústrias extrativas (-0,17 p.p.) e alimentos (-0,10 p.p.). O acumulado no ano atingiu 5,04% ante 5,95% de setembro/2022. A título de comparação, no último ano (2021) a taxa acumulada até o mês de outubro havia sido de 26,69%. As maiores variações no acumulado em outubro de 2022 foram em: papel e celulose (17,54%), refino de petróleo e biocombustíveis (16,26%), impressão (15,81%) e vestuário (14,77%). As principais influências foram registradas em refino de petróleo e biocombustíveis: 1,81 p.p., alimentos: 1,28 p.p., metalurgia: -0,67 p.p. e veículos automotores: 0,58 p.p.


As bolsas globais operam majoritariamente em alta.


Os futuros do petróleo sobem com recuo maior do que o esperado nos estoques dos EUA. O Instituto Americano de Petróleo (API) estimou ontem que os estoques de petróleo bruto dos EUA recuaram 7,85 milhões de barris durante a última semana, ante expectativa de recuo de 2,5 milhões de barris no período.


No Brasil, tempo chuvoso do Sul ao Nordeste hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo chuvoso na região central do país nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

230

235

Fev 23

85

95

Mar 23

59

70

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

50

60

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-11

0

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

155

159

Jan

140

147

Fev

110

116

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

130

135

Jan

117

121

Fev

110

115

Incrível peixe-robô criado para filtrar microplásticos do oceano recebe prêmio

Por Isabela Valukas Gusmão, editado por Acsa Gomes, Olhar Digital


O Concurso de Robôs Naturais da Universidade de Surrey concedeu o primeiro lugar da premiação a um peixe-robô que filtra partículas microplásticas da água enquanto nada. O evento recebeu várias sugestões de robôs inspirados em animais e plantas capazes de realizar atividades que ajudariam o planeta. Após um processo de seleção, feito por palestrantes de vários institutos de pesquisa europeus, foi escolhido o melhor conceito para ser transformado em um protótipo funcional.

https://www.youtube.com/watch?v=ld15OYvvgfk&feature=emb_logo

O peixe vencedor foi projetado pela graduanda em química Eleanor Mackintosh. O projeto vitorioso é um peixe-robô que ao nadar mantém sua boca aberta para coletar água e, posteriormente, filtrar o microplástico em uma cavidade interna. Quando a cavidade fica cheia, o dispositivo fecha a boca e empurra a água através das fendas em seu corpo. Uma malha fina presa às fendas da “brânquia” permite que a água passe, mas captura as partículas plásticas, como uma espécie de filtro.


O peixe-robô tem 50 centímetros de comprimento e coleta partículas de até 2 milímetros. Além disso, ele conta com sensores a bordo que monitoram a turbidez e níveis de luz subaquática, além de utilizar uma IMU (unidade de medição inercial) para rastrear seus movimentos dentro da água. E para completar, ele brilha no escuro.

No futuro, modelos desse robô podem ser ainda mais precisos, capazes de capturar partículas ainda menores, além de outras melhorias na sua forma corporal que poderiam tornar o peixe mais rápido e dinâmico. Um ponto muito importante está na forma como o protótipo é controlado. Atualmente, ele funciona com controle ligado ao peixe, seria interessante que o próximo pudesse ser direcionado remotamente.

Não é só o oceano que sofre com a poluição, rios, córregos, lagos e lagoas também são acometidos por esse mal. Com isso, Mackintosh declarou que o objetivo de seu projeto era que o robô fosse versátil. “Que criatura melhor para resolver os problemas em corpos d’água do que uma que vive neles?”, questionou a graduanda. “Os peixes são adaptados ao seu ambiente, e as brânquias são um mecanismo incrível na natureza que são especializados para filtrar oxigênio na corrente sanguínea – então adaptei meu design a partir disso, com o objetivo de criar um filtro para microplásticos”, finalizou a futura química.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.