Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos recuperando parte das baixas recentes, com a forte alta do petróleo dando suporte às cotações.

A colheita do milho 2a safra 2023/24 no Paraná atingiu 85%, contra 17% do mesmo período do ano passado, segundo a SEAB/DERAL. Com produtividade média de 5,16 toneladas por hectare, a produção do milho safrinha está estimada em 12,96 milhões de toneladas, uma redução de 9% em relação à safra anterior.

Começou a colheita do trigo 2023/24 no Paraná, com 0,19% colhido dos 1,156 milhão de hectares cultivados nesta safra. As lavouras estão com 66% em boas condições, 21% em condições médias e 13% em condições ruins. Com produtividade média de 3,1 toneladas por hectare, a estimativa de produção é de 3,61 milhões de toneladas, contra 3,65 milhões da safra anterior.

O dólar recua frente a outras moedas antes da decisão dos juros nos EUA. Termina hoje a reunião de 2 dias do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve, com expectativa de manutenção dos juros na faixa atual, entre 5,25%-5,5%. A decisão será divulgada às 15 horas (horário de Brasília), seguida pelo discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, às 15h30.

No Brasil o dólar sobe de olho nas decisões dos juros nos EUA e Brasil. Ontem a moeda recuou 0,15%, a R$5,6173. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne para a decisão dos juros, com expectativa de manutenção da Selic em 10,5% ao ano. A decisão sai hoje às 18 horas. O mercado aguarda uma sinalização sobre um eventual aumento de juros nos próximos meses, com a taxa de câmbio elevada impactando na inflação neste segundo semestre, segundo especialistas. A taxa de desemprego no Brasil recuou para 6,9% no trimestre encerrado em junho de 2024, um ponto percentual (p.p.) menor frente ao trimestre de janeiro a março de 2024 (7,9%) e caiu 1,1 p.p. ante o mesmo trimestre móvel de 2023 (8,0%), segundo o IBGE. Essa foi a menor taxa de desocupação para um trimestre encerrado em junho desde 2014 (6,9%). A população desocupada (7,5 milhões) recuou nas duas comparações: -12,5% (menos 1,1 milhão de pessoas) no trimestre e -12,8% (menos 1,1 milhão de pessoas) no ano. Foi o menor contingente de desocupados desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015. A taxa composta de subutilização (16,4%) recuou em ambas as comparações: -1,5 p.p. no trimestre e -1,4 p.p. no ano. Foi a menor taxa desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2015 (16,1%). A população subutilizada (19,0 milhões de pessoas) foi a menor desde o trimestre móvel encerrado em dezembro de 2015 (18,6 milhões), recuando nas duas comparações: -8,2% (menos 1,7 milhão) no trimestre e -6,6% (menos 1,3 milhão) no ano.

As bolsas globais operam majoritariamente em alta.

O Banco do Japão elevou hoje os juros para 0,25%, o nível mais elevado desde a crise financeira de 2008, de um intervalo anterior de zero a 0,1%. O BoJ também disse que reduzirá seu programa mensal de compra de títulos de 6 trilhões de ienes (39 bilhões de dólares) para cerca de 3 trilhões de ienes até 2026.

Os futuros do petróleo têm forte alta com o aumento das tensões no Oriente Médio após a morte do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, no Irã. O Hamas disse que seu líder político foi morto em um ataque israelense no Irã na manhã de quarta-feira, em uma escalada de hostilidades regionais.

No Brasil, tempo predominantemente estável nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.

Na Argentina, tempo predominantemente estável nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo chuvoso em parte do Meio-Oeste nos próximos dias.

Previsão de Precipitação EUA, 72 horas, em polegadas.

Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

30

40

Fev 25

-17

-5

Mar 25

-50

-35

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

5

10

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-4

1

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

68

71

Set

68

72

Out

60

64

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

60

64

Set

63

66

Out

54

58

Boia gigante gera energia a partir de ondas; conheça a tecnologia

Gerador é robusto o suficiente para suportar as forças das ondas, juntamente com o efeito corrosivo da água salgada

Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Capozzi, Olhar Digital

A Ocean Energy, uma empresa especializada em hidrocinética marinha, implantou um dispositivo de energia de ondas em escala de rede no local de testes da Marinha dos EUA no Havaí. O gerador seria o primeiro dispositivo que transforma a pressão das ondas do mar em escala de rede elétrica do mundo.

https://www.youtube.com/watch?v=ZqNu69B6Sus

A boia conversora de energia das ondas de 826 toneladas, a OE-35, foi implantada na ilha havaiana de Oahu.

Segundo a empresa, a estrutura mede 38m por 18m e tem uma capacidade potencial de até 1,25 megawatts na produção de energia elétrica.

Após mais de uma década e meia de projeto, muitos testes e construção, estamos entusiasmados por finalmente podermos dar este grande passo em direção à comercialização de nosso dispositivo OE-35 de classe mundial”, disse o Tony Lewis, diretor de tecnologia da Ocean Energy.

Este projeto de importância internacional não poderia ser lançado num momento mais crítico para os EUA e a Irlanda, uma vez que o mundo precisa de acelerar o ritmo da descarbonização com tecnologias novas e inovadoras”, completa Lewis.

Como a pressão das ondas gera energia

O maior dispositivo flutuante de energia das ondas do mundo incorpora um volume de ar retido, com a parte inferior aberta para o mar.

As pressões das ondas na abertura submersa fazem com que a água oscile e conduza o ar preso mediante uma turbina para gerar eletricidade.

Essa energia pode ser exportada para a rede presente no dispositivo.

O dispositivo também é considerado robusto o suficiente para suportar as enormes forças que as ondas podem exercer, juntamente com o efeito corrosivo da água salgada nas peças móveis.

As únicas partes móveis do dispositivo ficam bem acima das ondas, tornando-as muito menos propensas a danos e corrosão.

A resposta dinâmica do dispositivo em ondas grandes resulta na redução das forças de amarração, aumentando assim a capacidade de sobrevivência inerente.

Além disso, o OE35 pode gerar eletricidade não apenas quando as ondas batem nele, mas também quando elas recuam, graças a um componente conhecido como turbina Wells. Conforme a onda comprime o ar em três câmaras dentro da boia, a turbina gira.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.