Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos recuperando parte das baixas recentes. Enquanto a soja tentou recuperar parte do tombo da terça-feira, ontem o milho teve novo dia de baixa com pressão vendedora por parte dos fundos. O USDA reportou ontem que 414,731 milhões de bushels de milho foram utilizados em abril para a produção de etanol nos EUA, uma queda de 8,5% em relação a março porém o volume mais alto para o mês em 3 anos.


O plantio do trigo 2021/22 no Paraná atingiu 61,45%, quase 10 pontos percentuais atrasado em relação aos anos anteriores. As lavouras de trigo estão com 98% em boas condições e 2% em condições médias.


As condições das lavouras de milho 2a safra 2021/22 no Paraná tiveram leve piora durante a última semana, com as lavouras em boas condições caindo de 84% para 82%, enquanto as lavouras em condições médias subiram de 14% para 15% e as em condições ruins passaram de 2% para 3%.


O dólar opera em baixa frente a outras moedas. A produção industrial dos EUA medido pelo Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) subiu para 56,1 pontos em maio, de 55,4 em abril, superando as expectativas de 54,5 pontos e diminuindo os temores de uma recessão iminente.


No Brasil ontem a moeda subiu 1,10%, a R$ 4,8037. A Câmara dos Deputados aprovou ontem a tramitação, em regime de urgência, de dois projetos que podem diminuir a conta de luz e o preço dos combustíveis. Um dos textos vai reduzir o preço da conta de luz para o consumidor, ao reembolsá-lo de cobranças indevidas de impostos. O outro prevê mudanças para dar mais transparência sobre as regras de composição de preços de derivados de petróleo praticados pela Petrobras. O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do Brasil subiu 2,9 pontos em maio, para 97,4 pontos, maior nível desde outubro do ano passado, segundo o FGV/Ibre. “Na Indústria e nos Serviços, os índices se aproximam do nível neutro de 100 pontos, sugerindo a normalização da atividade, um movimento que na indústria vem sendo impulsionado pelas avaliações favoráveis em relação à demanda externa e pelo maior equilíbrio dos estoques, enquanto nos Serviços, os números da confiança mostram que, até segundo ordem, o setor teria deixado a pandemia para trás. O resultado geral sugere que a economia vem crescendo em ritmo moderado no segundo trimestre”, afirmou Aloisio Campelo Jr, superintendente de estatísticas do FGV/Ibre.


As bolsas globais operam majoritariamente em alta.


Os futuros do petróleo recuam após a Arábia Saudita dizer que está preparada para aumentar a produção de petróleo caso a produção da Rússia caia substancialmente sob o peso das sanções do ocidente.


O Instituto Americano de Petróleo estimou ontem que os estoques de petróleo bruto dos EUA recuaram 1,18 milhão de barris durante a última semana, após crescimento de 567 mil barris na semana anterior. O recuo veio maior do que o esperado pelos analistas, que era de 100 mil barris.


No Brasil, o tempo segue chuvoso no Sul nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.


Na Argentina, tempo estável nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Nos EUA, tempo estável no Meio-Oeste hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

135

150

Jul 22

150

160

Ago 22

210

225

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

210

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

250

270

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

140

144

Jul

120

125

Ago

140

145

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

90

96

Jul

80

85

Ago

112

116

Entenda como a Ciência explica o fantástico mundo das formigas

Lauro Lam, Olhar Digital


Elas estão por aqui bem antes do que nós. Mais precisamente há 130 milhões de anos, desde o período Cretáceo, segundo estudo conduzido pela Universidade de Harvard. Sendo um dos insetos mais populares do mundo, as formigas vivem em colônias em um sistema totalmente organizado onde cada uma tem uma função específica.

E como tudo se mantém em ordem? Por meio do trabalho incessante. Seja de dia ou de noite, cerca de 40% das formigas estão em plena atividade. E até mesmo as que estão em aparente repouso podem entrar em ação caso ocorra uma necessidade. No entanto, pelo menos 20% são inúteis e acabaram sendo nomeadas como “formigas preguiçosas”.

Casta, rainha e seus súditos

No subterrâneo mundo dos formigueiros, a população das formigas é dividida em castas, organizadas em torno de uma rainha. Ela passa a vida produzindo ovos que darão origem aos seus súditos.

Mas a mais numerosa casta é das formigas operárias, que protegem a colônia e ficam incumbidas de cuidar dos alimentos e dos ovos da rainha.

Nesse vai e vem diário, há ainda as fêmeas aladas e os machos, que se acasalam para gerar novos integrantes para o grupo. E o que vai determinar se uma formiga se tornará uma operária ou uma fêmea alada é a quantidade de comida que ela recebe ainda na fase larval.

Fungos no estômago

Quem pensa que as formigas se alimentam de folhas, grãos, açúcar ou pedaços de outros insetos está muito enganado.

O que elas fazem é simplesmente levar tudo isso para dentro do formigueiro onde serão cultivados fungos, que se tornarão o alimento das formigas.

Mas há espécies que se alimentam da seiva das plantas e também as carnívoras, que comem animais vivos ou mortos.

Afinal, existem cerca de um milhão de espécies de formigas no mundo, sendo 18.000 conhecidas e mais de 2.000 catalogadas no Brasil.

E o mais interessante: elas têm dois estômagos. Um para o próprio consumo e o outro para alimentar as que ficam no ninho cuidando de outras funções.

Por dentro da estrutura corpórea

Como é de conhecimento popular, as formigas são extremamente resistentes e conseguem carregar até 50 vezes mais do que o próprio peso.

Na cabeça ficam duas antenas, a mandíbula e os olhos. As antenas são responsáveis pelos sentidos das formigas: tato, olfato e paladar.

Já a mandíbula é utilizada para triturar alimentos, se defender e cavar os túneis. Elas também têm olhos compostos, pois cada um é formado por inúmeras estruturas minúsculas.

Apesar de não terem orelhas, as formigas não são surdas. Elas ouvem por meio de sensores especiais em suas patas que captam as vibrações do solo. Abaixo da cabeça há o tórax e os membros motores, como asas (algumas não possuem) e três pares de pernas.

Sociabilidade é base genética

De acordo com o pesquisador Laurent Keller, da Universidade de Lausanne, na Suíça, a vida social das formigas que sempre estão unidas e trabalham pelos grupos é reflexo da base genética, ou seja, elas já nascem programadas a se ajudarem.

Elas vivem muitos anos em comparação a outros insetos justamente por viverem em sociedade, em comunidades, onde se ajudam mutuamente. São colaborativas, se protegem e podem até fabricar medicamentos, segundo o especialista.

Há espécies de formigas que chegam a viver de 10 a 15 anos e existe uma rainha que já chegou a 28 anos. Já as operárias vivem de um a dois anos, o que é considerado muito tempo para um inseto.

Rebeliões

De acordo com Laurent Keller, existem rebeliões internas nas colônias e até guerras entre formigas, principalmente quando lutam pelo mesmo espaço, o que também é explicado pela base genética.

Em uma colônia, podem existir entre dois milhões e 20 milhões de formigas. E esses insetos são fundamentais para evitar o caos ambiental, tendo em vista que ajudam a polinizar, a defender determinadas espécies vegetais contra animais, a dispersar sementes de plantas, ou seja, sem as formigas a natureza poderia ruir.

E antes que você pise em alguma delas, saiba que elas sobreviverão aos seres humanos e são exemplo de resistência e até demonstram uma certa imortalidade no quesito manutenção da espécie no planeta, pois já superaram cataclismos, glaciações, sempre se adaptando sob a proteção do mecanismo sofisticado existente em suas estruturas e também no convívio social.

Via: El País, SuperInteressante e Ciência Viva

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.