Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em baixa nos principais ativos com a soja e derivados realizando parte das altas recentes enquanto o trigo recua com possível corredor de exportação na Ucrânia.


A produção semanal de etanol de milho nos EUA caiu para 1.039 mil barris diários na semana encerrada no dia 3 de junho, de 1.071 mil da semana anterior, segundo a Agência de Informação de Energia (EIA). Já os estoques subiram de 22,961 milhões para 23,636 milhões de barris, contra 19,96 milhões do mesmo período do ano passado.


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou ontem o 9º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22 do Brasil, com expectativa de produção recorde de grãos. A produção está estimada em 271,3 milhões de toneladas, um incremento de 6,2% ou 15,8 milhões de toneladas sobre a temporada anterior. “A estimativa inicial da Companhia era de uma safra ainda maior quando, no primeiro levantamento, era esperada uma produção de 288,6 milhões de toneladas. Mesmo com a redução na expectativa em 6,4%, os agricultores brasileiros serão responsáveis pela maior safra da série histórica. O bom desempenho ocorre mesmo em um ano em que as culturas de primeira safra, principalmente soja e milho, foram afetadas pelas condições climáticas adversas registradas na região sul do país e em parte do Mato Grosso do Sul”, destaca o presidente da Companhia, Guilherme Ribeiro. Para a soja a estimativa de produção foi elevada para 124,27 milhões de toneladas, ante 123,83 milhões da estimativa anterior e 138,15 milhões da safra anterior.


Na atual temporada destaque para a recuperação de 32,3% na produção de milho. Com uma produção estável na 1ª safra do cereal, próximo a 24,8 milhões de toneladas, a 2ª safra do grão tende a registrar uma elevação de aproximadamente 45% se comparada com o ciclo anterior, passando de 60,7 milhões de toneladas para 88 milhões de toneladas. “No entanto, ainda precisamos acompanhar o desenvolvimento das lavouras, principalmente nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Nesses locais, a cultura se encontra em estágios de desenvolvimento em que o clima exerce grande influência no resultado final. Considerando a segunda safra, cerca de 25,5% do milho do país ainda está sob influência do clima”, explica o diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas da Conab, Sergio De Zen.


O dólar opera em baixa frente a outras moedas após reunião do BCE. O Banco Central Europeu (BCE) confirmou hoje sua intenção de aumentar as taxas de juros em sua reunião de política monetária no próximo mês e rebaixou suas previsões de crescimento. O Conselho do BCE anunciou que pretende aumentar as suas taxas de juros em 25 pontos base na sua reunião de julho.


No Brasil a moeda opera em baixa. Ontem o dólar subiu 0,31%, a R$ 4,8895. A inflação oficial do país medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio foi de 0,47%, 0,59 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de 1,06%, de abril, segundo o IBGE. No ano, o IPCA acumula alta de 4,78% e, nos últimos 12 meses, de 11,73%, abaixo dos 12,13% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em maio de 2021, a variação havia sido de 0,83%.


Oito dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em maio. A maior variação veio do grupo Vestuário, com alta de 2,11% e 0,09 p.p. de contribuição. Já o maior impacto (0,30 p.p.) veio dos Transportes (1,34%), que desaceleraram em relação ao mês anterior (1,91%). Alimentos e bebidas também desaceleraram, registrando 0,48% em maio, frente à alta de 2,06% em abril. O único grupo a apresentar queda foi Habitação (-1,70%), contribuindo com um impacto de -0,26 p.p. no índice do mês. Os demais grupos ficaram entre o 0,04% de Educação e o 1,01% de Saúde e cuidados pessoais.


As bolsas globais operam em baixa com BCE no radar.


Os futuros do petróleo operam próximo à estabilidade.


Os estoques de petróleo bruto dos EUA subiram 2,025 milhões de barris na semana encerrada no dia 3 de junho, para 412,795 milhões de barris, segundo a Agência de Informação de Energia (EIA). A alta contrariou a expectativa dos analistas, que previam o recuo de 1,92 milhão de barris no período. Já os estoques de gasolina recuaram 812 mil barris enquanto os de destilados subiram 2,59 milhões de barris na semana.


No Brasil, tempo chuvoso em parte do Centro-Sul hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo estável nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo chuvoso em parte do Meio-Oeste hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

135

150

Jul 22

150

160

Ago 22

210

225

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

210

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

250

270

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

125

130

Jul

118

125

Ago

145

150

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

91

96

Jul

80

85

Ago

105

110

Como os peixes elétricos foram capazes de desenvolver órgãos elétricos?

Por Ademilson Ramos, Engenharia É


Órgãos elétricos ajudam os peixes elétricos, como a enguia elétrica, a fazer todo tipo de coisas incríveis: eles enviam e recebem sinais semelhantes ao canto dos pássaros, ajudando-os a reconhecer outros peixes elétricos por espécie, sexo e até mesmo indivíduo. Um novo estudo da Science Advances explica como pequenas mudanças genéticas permitiram que peixes elétricos evoluíssem órgãos elétricos. A descoberta também pode ajudar os cientistas a identificar as mutações genéticas por trás de algumas doenças humanas.

A evolução aproveitou uma peculiaridade da genética dos peixes para desenvolver órgãos elétricos. Todos os peixes têm versões duplicadas do mesmo gene que produz minúsculos motores musculares, chamados canais de sódio. Para desenvolver órgãos elétricos, os peixes elétricos desligaram uma duplicata do gene do canal de sódio nos músculos e o ligaram em outras células. Os minúsculos motores que normalmente fazem os músculos se contraírem foram reaproveitados para gerar sinais elétricos e voila! Um novo órgão com algumas capacidades surpreendentes nasceu.

Isso é emocionante porque podemos ver como uma pequena mudança no gene pode mudar completamente onde é expresso”, disse Harold Zakon, professor de neurociência e biologia integrativa da Universidade do Texas em Austin e autor correspondente do estudo.

No novo artigo, pesquisadores da UT Austin e da Michigan State University descrevem a descoberta de uma pequena seção desse gene do canal de sódio – cerca de 20 letras – que controla se o gene é expresso em qualquer célula. Eles confirmaram que em peixes elétricos, essa região de controle está alterada ou totalmente ausente. E é por isso que um dos dois genes do canal de sódio está desligado nos músculos dos peixes elétricos. Mas as implicações vão muito além da evolução do peixe elétrico.

Esta região de controle está na maioria dos vertebrados, incluindo humanos”, disse Zakon. “Então, o próximo passo em termos de saúde humana seria examinar essa região em bancos de dados de genes humanos para ver quanta variação existe em pessoas normais e se algumas deleções ou mutações nessa região podem levar a uma expressão reduzida de canais de sódio , o que pode resultar em doença.”

A primeira autora do estudo é Sarah LaPotin, técnica de pesquisa no laboratório de Zakon na época da pesquisa e atualmente doutoranda na Universidade de Utah. Além de Zakon, os outros autores seniores do estudo são Johann Eberhart, professor de biociência molecular na UT Austin, e Jason Gallant, professor associado de biologia integrativa da Michigan State University.

Zakon disse que o gene do canal de sódio tinha que ser desligado no músculo antes que um órgão elétrico pudesse evoluir.

Se eles ativassem o gene tanto no músculo quanto no órgão elétrico, então todas as coisas novas que estavam acontecendo com os canais de sódio no órgão elétrico também estariam ocorrendo no músculo”, disse Zakon. “Então, era importante isolar a expressão do gene para o órgão elétrico, onde poderia evoluir sem prejudicar o músculo.”

Existem dois grupos de peixes elétricos no mundo – um na África e outro na América do Sul. Os pesquisadores descobriram que os peixes elétricos na África tinham mutações na região de controle, enquanto os peixes elétricos na América do Sul a perderam completamente. Ambos os grupos chegaram à mesma solução para desenvolver um órgão elétrico – perdendo a expressão de um gene de canal de sódio no músculo – embora por dois caminhos diferentes.

Se você rebobinasse a fita da vida e apertasse o play, ela seria reproduzida da mesma maneira ou encontraria novos caminhos a seguir? A evolução funcionaria da mesma maneira repetidamente?” disse Gallant, que cria os peixes elétricos da América do Sul que foram usados ​​em parte do estudo. “Peixes elétricos nos permitem tentar responder a essa pergunta porque eles desenvolveram repetidamente essas características incríveis. Nós tentamos entender como esses genes de canais de sódio foram repetidamente perdidos em peixes elétricos. Foi realmente um esforço colaborativo .”

Uma das próximas perguntas que os pesquisadores esperam responder é como a região de controle evoluiu para ativar os canais de sódio no órgão elétrico.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.