Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos após a correção da véspera. Ontem as cotações na CBOT tiveram dia de forte volatilidade, chegando a operar com forte alta em parte do dia e encerrando em baixa acompanhando a forte correção do petróleo, que cederam mais de 12%.


O USDA divulgou ontem o relatório de Estimativas de Oferta e Demanda Global Agrícola (WASDE), com redução nos estoques de soja e milho dos EUA. Na safra de soja 2021/22 dos EUA o USDA elevou a estimativa de exportações de 55,79 milhões para 56,88 milhões de toneladas, reduzindo os estoques finais de 8,84 milhões para 7,77 milhões de toneladas. Na safra de milho 2021/22 as exportações foram elevadas em quase 2 milhões de toneladas, para 63,5 milhões de toneladas, reduzindo os estoques finais de 39,11 milhões para 36,57 milhões de toneladas.


Na safra do Brasil a estimativa de produção de soja 2021/22 foi cortada em 7 milhões de toneladas, para 127 milhões de toneladas, com redução nas exportações em 5 milhões de toneladas, para 85,5 milhões de toneladas. Na safra de milho os números da safra 2021/22 ficaram inalterados, com a produção em 114 milhões de toneladas e as exportações em 43 milhões de toneladas.


Para a Argentina reduziu as estimativas de produção de soja e milho 2021/22 para 43,5 milhões e 53 milhões de toneladas, respectivamente. A previsão de exportação de soja também foi reduzida, de 3,75 milhões para 2,75 milhões de toneladas.


No quadro da China o USDA reduziu a estimativa de importação de soja 2021/22 em 3 milhões de toneladas, para 94 milhões de toneladas.


O dólar opera com leve alta frente a outras moedas. O número de vagas de emprego nos EUA foi pouco alterado em 11,3 milhões no último dia útil de janeiro, informou hoje o Departamento de Estatísticas Trabalhistas dos EUA. As contratações e separações totais foram pouco alteradas em 6,5 milhões e 6,1 milhões, respectivamente. As vagas de emprego diminuíram em vários setores, com as maiores diminuições em serviços de hospedagem e alimentação (-288.000); transporte, armazenamento e serviços públicos (-132.000); e governo federal (-60.000). As vagas de emprego aumentaram em outros serviços (136 mil) e na indústria de bens duráveis (85 mil).


No Brasil o dólar recuou 0,85% no dia de ontem, a R$ 5,0109, após chegar a cair pros R$4,9853 na mínima da sessão. A inflação ao produtor do Brasil medido pelo Índice de Preços ao Produtor (IPP) cresceu 1,18% em janeiro frente a dezembro, número superior ao observado na comparação entre dezembro/2021 e novembro/2021 (-0,08%), segundo o IBGE. Em janeiro, 18 das 24 atividades industriais investigadas na pesquisa apresentaram variações positivas de preço ante o mês imediatamente anterior, seguindo o sinal da variação no índice da indústria geral. Em dezembro, foram 17. As quatro atividades com maiores variações, em termos absolutos, neste de janeiro contra dezembro foram: indústrias extrativas (9,54%); bebidas (4,31%); madeira (3,14%); e papel e celulose (2,85%). A variação acumulada dos últimos 12 meses, calculada comparando os preços de janeiro de 2022 aos de janeiro de 2021, foi de 25,51% neste mês de referência. No mês antecedente (dezembro/2021), este mesmo indicador havia registrado taxa de 28,45%.


As bolsas globais voltam a recuar devolvendo parte da forte alta da véspera.


Os futuros do petróleo sobem após despencarem na véspera com o mercado realizando as altas recentes após os EUA indicar progresso em incentivar mais produção de petróleo de outras fontes. A Reuters informou que o Iraque disse que poderia aumentar a produção se a Opep pedir. O secretário de Estado Antony Blinken também sinalizou que os Emirados Árabes Unidos apoiariam o aumento da produção pela Opep.


Os estoques de petróleo bruto dos EUA recuaram 1,86 milhão de barris na semana encerrada no dia 4 de março, para 415,060 milhões de barris, segundo a Agência de Informação de Energia (EIA). O recuo veio maior do que o esperado, que era de 700 mil barris no período.


No Brasil, tempo chuvoso em parte do Sul amanhã.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo chuvoso no Centro-Norte nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

160

170

Abr 22

165

175

Mai 22

160

170

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

150

160

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

210

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

125

130

Abr

122

127

Mai

110

115

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

110

115

Abr

100

106

Mai

81

85

Cientistas revelam 4,4 milhões de galáxias em novo mapa

Por Ademilson Ramos, Engenharia É


O astrônomo da Universidade de Durham, em colaboração com uma equipe de cientistas internacionais, mapeou mais de um quarto do céu do norte usando o Low Frequency Array (LOFAR), um radiotelescópio pan-europeu.

O mapa revela uma imagem de rádio surpreendentemente detalhada de mais de 4,4 milhões de objetos e uma imagem muito dinâmica do nosso Universo, que agora foi divulgada pela primeira vez.

A grande maioria desses objetos está a bilhões de anos-luz de distância e são galáxias que abrigam buracos negros massivos ou são novas estrelas em rápido crescimento. Objetos mais raros que foram descobertos incluem grupos de galáxias distantes em colisão e estrelas em chamas dentro da Via Láctea.

Para produzir o mapa, os cientistas implantaram algoritmos de processamento de dados de última geração em computadores de alto desempenho em toda a Europa para processar 3.500 horas de observações que ocupam 8 petabytes de espaço em disco – o equivalente a aproximadamente 20.000 laptops.

Este lançamento de dados, que é de longe o maior do LOFAR Two-metre Sky Survey, apresenta cerca de um milhão de objetos que nunca foram vistos antes com qualquer telescópio e quase quatro milhões de objetos que são novas descobertas em comprimentos de onda de rádio.

O astrônomo Timothy Shimwell, da ASTRON e da Universidade de Leiden, disse: “É muito emocionante trabalhar neste projeto. Cada vez que criamos um mapa, nossas telas são preenchidas com novas descobertas e objetos que nunca foram vistos pelos olhos humanos. Explorando os fenômenos desconhecidos esse brilho no universo de rádio energético é uma experiência incrível e nossa equipe está entusiasmada por poder liberar esses mapas publicamente. Este lançamento é apenas 27% de toda a pesquisa e prevemos que levará a muitos mais avanços científicos no futuro , incluindo examinar como as maiores estruturas do Universo crescem, como os buracos negros se formam e evoluem, a física que governa a formação de estrelas em galáxias distantes e até detalha as fases mais espetaculares da vida das estrelas em nossa própria galáxia.”

A cientista da Universidade de Durham, Dra. Leah Morabito, disse: “Abrimos as portas para novas descobertas com este projeto, e trabalhos futuros acompanharão essas novas descobertas com ainda mais detalhes com técnicas, nas quais trabalhamos aqui em Durham como parte da colaboração LOFAR-UK, para pós-processar os dados com resolução 20 vezes melhor.”

Esses dados representam um grande avanço na astrofísica e podem ser usados ​​para pesquisar uma ampla gama de sinais, como os de planetas ou galáxias próximos, até assinaturas fracas no Universo distante.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.