Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em baixa nos principais ativos acompanhando o recuo do petróleo e das bolsas globais antes dos resultados das eleições de meio de mandato e dados de inflação ao consumidor nos EUA.


O USDA divulgou ontem o relatório de Estimativas de Oferta e Demanda Agrícola Global (WASDE). Na safra de soja 2022/23 dos EUA a estimativa de produção foi elevada de 117,38 milhões de toneladas para 118,27 milhões de toneladas. A estimativa para as exportações também foram elevadas, de 60,83 milhões para 61,10 milhões de toneladas. Ainda assim os estoques finais foram revisados para cima em 500 mil toneladas, para 5,99 milhões de toneladas. Na safra de milho a estimativa de produção foi elevada de 352,95 milhões para 353,84 milhões de toneladas, elevando os estoques finais para 30,02 milhões de toneladas.


Na safra 2022/23 do Brasil o USDA manteve os números inalterados, com a produção de soja estimada em 152 milhões de toneladas e a de milho em 126 milhões de toneladas.


Para a Argentina a estimativa de produção de soja 2022/23 foi revisada para baixo, passando de 51 milhões para 49,5 milhões de toneladas, enquanto a estimativa para a produção de milho foi mantida em 55 milhões de toneladas.


No quadro da China o USDA elevou a estimativa de importação de soja 2021/22 em quase 1,5 milhão de toneladas, para 91,57 milhões de toneladas. A estimativa de importação 2022/23 foi mantida em 98 milhões de toneladas.

O USDA reportou ontem a venda de 264.000 toneladas de soja 2022/23 para a China e 198.000 toneladas de soja 2022/23 para destinos desconhecidos.

O dólar opera em alta frente a outras moedas. O controle da Câmara e do Senado dos EUA ainda estava no ar ontem, enquanto estados de todo o país contabilizavam votos em disputas eleitorais de meio de mandato. As disputas críticas ao Senado na Geórgia, Nevada e Arizona que determinarão a maioria ainda não foram resolvidas, de acordo com a NBC News


No Brasil o dólar subiu 0,7% no dia de ontem, a R$ 5,1815. O volume de vendas no comércio varejista cresceu 1,1% em outubro frente a agosto, segundo o IBGE. A média móvel trimestral foi de 0,3%. Na série sem ajuste, frente a setembro de 2021, o comércio cresceu 3,2%, segunda taxa positiva seguida. No ano, o acumulado foi a 0,8% e, nos últimos doze meses, a -0,7%. No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e Material de construção, o volume de vendas cresceu 1,5% frente a agosto. A média móvel trimestral foi de 0,4%. O volume de vendas frente a setembro de 2021 cresceu 1,0%. O acumulado no ano foi de -0,6% e o nos últimos 12 meses, de -1,6%. Em setembro de 2022, na série com ajuste sazonal, seis das oito atividades pesquisadas estavam no campo positivo: Livros, jornais, revistas e papelaria (2,5%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,7%), Combustíveis e lubrificantes (1,3%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,2%), Tecidos, vestuário e calçados (0,7%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, e de perfumaria (0,6%). Por outro lado, duas atividades apresentaram resultados negativos: Móveis e Eletrodomésticos (-0,1%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,0%). As duas atividades complementares do varejo ampliado ficaram estáveis frente a agosto: Veículo e motos, partes e peças com -0,1% e Material de construção, com 0,0%.


As bolsas globais recuam antes dos dados de inflação nos EUA hoje. A expectativa é de que o CPI tenha registrado alta de 0,6% em outubro ante setembro e ala de 8% na comparação anual.


Os futuros do petróleo recuam após alta maior do que a esperada nos estoques dos EUA. Os estoques de petróleo bruto dos EUA subiram 3,925 milhões de barris na semana encerrada no dia 4 de novembro, para 438,518 milhões de barris, segundo a Agência de Informação de Energia (EIA). A alta veio acima do esperado pelo mercado, que era de 1,4 milhão de toneladas.


No Brasil, tempo predominantemente estável hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo chuvoso em boa parte do país nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Nos EUA, tempo chuvoso em parte do Meio-Oeste hoje.

Previsão de Precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

230

235

Fev 23

85

95

Mar 23

59

70

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

50

60

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-11

0

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

230

233

Dez

185

191

Jan

160

164

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

175

181

Dez

155

160

Jan

122

126

Maior iceberg conhecido atualmente caminha em direção à morte

Os pesquisadores ainda não sabem quanto tempo o iceberg A-76 permanecerá na Passagem Drake, nem onde derreterá, e quanto tempo ele sobreviverá

Por Isabela Valukas Gusmão, editado por André Lucena, Olhar Digital


Imagens obtidas por satélite da NASA mostraram que o maior iceberg do mundo, conhecido como A-76, está na passagem Drake, uma hidrovia de corrente oceânica de movimento rápido, localizada entre a América do Sul e a Antártica, que irá levá-lo para a destruição.

Após o grande bloco de gelo de 135 quilômetros de comprimento e 26 quilômetros de largura se separar da Península Antártica, em 2021, ele passou a se movimentar por cerca de um ano pelos arredores do polo sul. Agora, as imagens mostram que o fim do iceberg pode estar próximo, já que ele foi flagrado flutuando ao norte da Península Antártica, na Passagem Drake.

A trajetória traçada pelos observadores a partir dos dados do satélite Terra da NASA sugere que o bloco de gelo se direcionará para o norte da hidrovia nas próximas semanas. De acordo com o Observatório da Terra, quando icebergs atingem a Passagem Drake, eles são rapidamente arrastados para o leste por fortes correntes oceânicas, antes de serem enviados para o norte, onde águas mais quentes derretem completamente o gelo.

Apesar da longa viagem de 2 mil quilômetros, a estrutura conseguiu evitar uma perda substancial de gelo durante sua jornada até agora. Dados de junho do Centro Nacional de Gelo dos EUA revelaram que o A-76A tem aproximadamente o mesmo tamanho que tinha na época em que se soltou do iceberg-mãe.

No entanto, é improvável que a estrutura permaneça intacta por muito mais tempo, pois a Passagem Drake é famosa por enviar icebergs em uma viagem somente de ida para suas sepulturas aquáticas. Isso ocorre graças a Corrente Circunpolar Antártica (ACC). Ela é a única corrente que flui inteiramente ao redor do globo, e contém mais água do que qualquer outra corrente na Terra. São 95 a 150 milhões de metros cúbicos de água transportados a cada segundo, de acordo com a Britannica.

Correntes oceânicas podem determinar futuro de icebergs

No momento, os pesquisadores ainda não sabem quanto tempo o iceberg A-76 permanecerá na Passagem Drake, nem onde derreterá, e quanto tempo ele sobreviverá, uma vez que correntes turbulentas arremessam o gelo para o norte. Um estudo de 2020, analisou um iceberg que o título de maior iceberg do mundo por cerca de três anos, foi destruído por poderosas correntes oceânicas depois de quase colidir com a Ilha da Geórgia do Sul.

Na época, os pesquisadores ficaram surpresos quando o grande bloco de gelo pereceu no meio do oceano. De acordo com os levantamentos realizados pelo estudo, foi uma mudança repentina na direção e na força das correntes próximas a culpada pelo rompimento do iceberg.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.