Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos tentando recuperar as baixas recentes enquanto o mercado segue pressionado por dados negativos na China e seus impactos na demanda.


A colheita de soja 2023/24 no Paraná atingiu 7,25%, adiantado em relação aos anos anteriores, segundo a SEAB/DERAL. As condições das lavouras tiveram piora durante a última semana, com as lavouras em boas condições caindo de 71% para 64%, enquanto as lavouras em condições médias subiram de 24% para 29%. As lavouras em condições ruins seguem em 5%.


A colheita do milho 1a safra 2023/24 no Paraná chegou a 4,57%, também adiantado em relação aos últimos anos. As condições das lavouras tiveram leve piora durante a última semana, com as lavouras em boas condições caindo de 77% para 73%, enquanto as em condições ruins subiram de 20% para 23% e as em condições ruins de 3% para 4%.


O plantio do milho 2a safra 2023/24 no Paraná atingiu 3,66% dos 2,38 milhões de hectares projetados para esta safra. Nesta safra a área de plantio deve recuar 13% em relação à safra anterior. Em contrapartida, a produção deve crescer 7%, chegando a 14,18 milhões de toneladas.


O dólar opera com leve baixa frente a outras moedas. As vendas no varejo dos EUA cresceram 0,6% em dezembro ante novembro e 5,6% em dezembro ante dezembro de 2022, segundo o departamento de Censo. As vendas totais para os 12 meses de 2023 aumentaram 3,2% em relação a 2022. As vendas totais para o período de outubro de 2023 a dezembro de 2023 aumentaram 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.


No Brasil o dólar recua devolvendo parte das altas recentes. Ontem a moeda subiu 0,09%, a R$4,9296, para o maior nível em 1 mês. O volume de serviços no Brasil variou 0,4% em novembro de 2023 frente a outubro, na série com ajuste sazonal. O resultado positivo interrompe uma sequência de três taxas negativas (agosto, setembro e outubro), período em que acumulou uma perda de 2,2%. Dessa forma, o setor se encontra 10,8% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 2,6% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica). Na série sem ajuste sazonal, no confronto com novembro de 2022, o volume de serviços assinalou a terceira taxa negativa consecutiva (-0,3%). O acumulado do ano passado foi de 2,7% frente a igual período de 2022. O acumulado dos últimos doze meses perdeu dinamismo, ao passar de 3,6% em outubro para 3,0% em novembro de 2023, em seu resultado menos intenso desde julho de 2021 (2,9%).


As bolsas globais sobem recuperando parte das baixas recentes, de olho na divulgação de balanços.


Os futuros do petróleo operam próximo à estabilidade enquanto o impacto do frio extremo na produção dos EUA compensa a China.


No Brasil, tempo chuvoso em parte do Sul e Norte hoje.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.



Na Argentina, tempo chuvoso no Centro-Norte nos próximos dias.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Fev 24

-88

-62

Mar 24

-88

-68

Mai 24

-77

-60

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

13

20

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-10

-2

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

74

77

Fev

72

76

Mar

68

72

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

58

62

Fev

61

65

Mar

62

66

X-59: como o novo avião supersônico da NASA evita o estrondo sônico?

Jato vai coletar dados sobre aviação supersônica que podem revolucionar viagens comerciais

Rodrigo Mozelli, Olhar Digital


Na sexta-feira (12), a NASA lançou o X-59, avião supersônico lançado em parceria com a Lockheed Martin que pode revolucionar a aviação civil. O modelo promete evitar o estrondo sônico, que impediu a indústria de seguir com os voos supersônicos por ao menos 50 anos.

Ao invés disso, espera-se que ele apenas emita um pequeno barulho ao ultrapassar a velocidade do som e que pouco deve ser percebido no chão, transformando as viagens comerciais, podendo reduzir o tempo de voos pela metade.

Espera-se que ele atinja 1.490 km/h, que é 1,4x a velocidade do som. Todavia, como ele vai superar o estrondo sônico?

Estrondo sônico

O estrondo sônico assemelha-se a um trovão e é liberado por um objeto movendo-se pelo ar (neste caso), sendo mais rápido que o som;

Como é uma grande liberação de energia sonora, é alta;

E não são somente os aviões supersônicos que podem liberá-los. O estalo característico de um chiote é um bom exemplo de um estrondo sônico. Claro que é um exemplo pequeno, visto que a ponta de chicote não tem o mesmo momento de um jato.

Conforme o IFL Science, qualquer objeto movido através de fluído pode criar ondas de pressão à frente e atrás de si.

As ondas viajam na velocidade do som. Conforme a velocidade do avião aumenta, essas ondas são esmagadas juntas e, quando a aeronave alcança a velocidade do som, elas se mesclam em uma única onda de choque.

Como um avião se move mais rápido que a velocidade do som, ele cria, constantemente, estrondos sônicos, liberando ondas de pressão. Mas, como é de se esperar, elas costumam ser um tanto altas e incômodas para aqueles que vivem nas rotas de aviões supersônicos.

Como o X-59 evita o estrondo?

Evitar o estrondo supersônico é questão de quebrar essas ondas de pressão, algo bem mais fácil de dizer do que fazer. Porém, o novo X-59 foi desenvolvido exatamente para isso.

O aeroplano tem 30,3 m de comprimento, mas um terço dele é de seu nariz fino e cônico – esse é o segredo! O nariz foi desenhado para quebrar as ondas de pressão. Ou seja, o X-59 é um veículo que pode voar mais rápido que o som, mas sem estrondos gigantescos.

O avião experimental não é modelo para futuros veículos supersônicos de passageiros, contudo, ele irá coletar, durante os próximos anos, dados que podem ser vitais para a indústria de aviação sônica.

A aeronave movida a foguete Bell X-1 fez o mesmo papel há décadas, quando alimentou os dados do Concorde, que parou de ser fabricado e voar justamente por não conseguir alcançar o feito que o X-59 está prometendo.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.