Bom dia, a Bolsa de Chicago derrete com a aversão ao risco após estouro da crise política no Brasil. Recomendação de cautela total no dia de hoje.

Em delação à Procuradoria-Geral da República (PGR), os donos da JBS, Joesley e Wesley Batista, disseram que gravaram o presidente Michel Temer dando aval para comprar o silêncio do deputado cassado e ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), depois que ele foi preso na operação Lava Jato.

Dólar à vista abre com mais de 5% de alta, a R$3,32 e agora está travado nos R$3,41, +8% (10h45). Negociações no mercado futuro travados por falta de lotes na venda.

Lá fora, o dólar opera mista frente as principais divisas mundiais, operando em alta frente ao euro e iene, mas em baixa frente a libra, repercutindo a situação política nos EUA. A libra opera nos maiores níveis desde outubro de 2016.

Fundos compradores ontem estimados em: 7.000 contratos de milho e 3.000 contratos de trigo. Fundos vendedores ontem estimados em 500 contratos de soja.

O USDA divulgou na manhã de hoje o relatório de vendas semanais para exportação dos EUA. As vendas de soja 2016/17 foram de 335,3 mil toneladas, contra 323 mil da semana anterior, ficando dentro das estimativas do mercado. Na temporada, as vendas de soja somam 57,35 milhões de toneladas, contra 46,93 milhões do mesmo período do ano passado. As vendas de soja 2018 foram de 41,5 mil toneladas, acumulando 2,88 milhões de toneladas.

As vendas de milho 2016/17 foram de 705,3 mil toneladas, contra 277,7 mil da semana anterior, acima das expectativas do mercado. Na temporada, as vendas de milho somam 52,8 milhões de toneladas, contra 40,43 milhões de 2016.

A produção semanal de etanol de milho nos EUA foi de 1.027 mil barris diários na semana encerrada no dia 12, contra 1.006 mil barris da semana anterior e 948 mil barris do mesmo período do ano passado. Os estoques passaram de 23,055 milhões para 23,414 milhões de barris, contra 21,103 milhões do mesmo período do ano passado.

As bolsas mundiais no negativo no dia de hoje, acompanhando as fortes perdas das bolsas norte-americanas no dia de ontem e temores com relação à situação no Brasil.

No Brasil, o Ibovespa futuros abriu com mais de 10% de baixa.

Os futuros do petróleo recuam com queda menor do que o esperado nos estoques dos EUA e temores sobre Trump. Os estoques de petróleo dos EUA tiveram queda de 1,753 milhão de barris na última semana, para 520,772 milhões de barris, segundo o Departamento de Energia. A expectativa dos analistas estimava em queda maior, de 2,36 milhões de barris. Os estoques de gasolina tiveram recuo de 413 mil barris, para 240,669 milhões de barris, e os estoques de destilados recuaram 1,944 milhão de barris, para 146,824 milhões de barris. Os estoques de petróleo em Cushing subiram 35 mil barris, para 66,308 milhões de barris.


CLIMA

 

No Brasil, chuvas no Centro-sul no dia de hoje, com alerta de temporais no extremo oeste do Sul e MS.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.

Na Argentina, chove isoladamente em boa parte do país hoje.

Previsão de Precipitação Argentina, 24 horas, em milímetros.

Precipitação Observada Argentina, 24 horas, em milímetros.

Nos EUA, chove principalmente entre o Wyoming e Kansas no dia de hoje.

Previsão de precipitação EUA, 24 horas, em polegadas.

Precipitação Observada EUA, 24 horas, em milímetros.

Precipitação Observada EUA, 7 dias, em milímetros.


PRÊMIOS

 

Paranaguá

Golfo do México – EUA


MATÉRIA DO DIA

 

Cientistas belgas estão desenvolvendo um dispositivo que limpa o ar e gera energia ao mesmo tempo
Por Any Karolyne Galdino, Engenharia É

Para salvar o meio ambiente, a humanidade precisa fazer duas coisas: reduzir gases nocivos e produzir mais energia a partir de fontes de energia “verdes”. Enquanto muitos dos projetos de pesquisa têm tentado abordar estes independentemente, poucos fazem ambos ao mesmo tempo.

Cientistas da Universidade de Antuérpia e da Universidade de Leuven na Bélgica estão desenvolvendo um dispositivo que limpa o ar e gera energia ao mesmo tempo. Baseia-se num processo denominado “fotocatálise heterogênea”, que utiliza luz e um catalisador especial (tipicamente um semicondutor) para desencadear uma reação química.

A equipe de pesquisa utilizou célula fotoeletroquímica, que usa uma célula solar para produzir hidrogênio de forma semelhante à eletrólise que separa a água. Tem dois “quartos”, de acordo com o professor Sammy Verbruggen, separados por uma membrana para isolar os dois processos. O ar é purificado de um lado com um foto-ânodo, enquanto o hidrogênio é gerado a partir de “uma parte do processo de degradação” com um cátodo escondido atrás da membrana de eletrólito sólido.

Segundo Verbruggen: “No passado, essas células foram usadas principalmente para extrair hidrogênio da água, e agora descobrimos que isso também é possível e ainda mais eficiente, com ar poluído”, acrescentou. O hidrogênio pode ser facilmente armazenado e usado mais tarde como combustível.

A equipe ressalta que é apenas um “conceito”, mas que pode melhorar muito e ser lançado ao mercado. O dispositivo atual, por exemplo, é tem apenas alguns centímetros quadrados – dificilmente o suficiente para contrabalançar as emissões de carbono ou alimentar as luzes em nossas cidades.


Compartilhe nas redes sociais

Seja o primeiro à comentar.

Enviar comentário