Bom dia, a Bolsa de Chicago inicia a semana em baixa nos principais ativos devolvendo parte dos ganhos da sexta-feira enquanto o óleo de soja sobe recuperando o forte recuo da véspera.


Fundos compradores na sexta-feira estimados em 7.000 contratos de farelo de soja, 3.500 contratos de trigo, 2.500 contratos de soja. Fundos vendedores estimados em 4.000 contratos de óleo de soja.

O plantio de soja 2021/22 no Brasil chegou a 96% até quinta-feira, contra 94% semana anterior e 95% do mesmo período do ano passado, segundo a AgRural. Apenas o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Tocantins, Piauí e Pará seguem semeando. No RS o tempo segue crítico, com casos pontuais de replantio em regiões onde a falta de umidade em lavouras de soja semeadas no fim de novembro prejudicou a germinação. No milho a falta de chuva já causou perdas irreversíveis de produtividade ao cereal no RS, segundo a Consultoria.

Os fundos foram majoritariamente compradores de soja e milho, e vendedores de trigo, farelo e óleo de soja na CBOT na semana encerrada no dia 7 de dezembro, segundo o relatório de comprometimento de traders (COT). Na soja os fundos aumentaram as posições compradas em 4.457, para 37.882. No milho as posições compradas foram aumentadas em 17.232 contratos, para 332.501 contratos. No trigo os fundos venderam 5.480 contratos, reduzindo as posições compradas para 721 contratos.


Com a finalização da semeadura da soja 2021/22 no Mato Grosso, o IMEA revisou a área destinada para o cultivo em sua 8a Estimativa da Safra de Soja, que apontou incremento ante o relatório do mês passado (+0,14%). Esse aumento foi baseado em um reajuste das áreas na etapa de finalização da semeadura, com as regiões centro-sul e sudeste apontando acréscimo em relação ao relatório anterior, de 1,84% e 0,03%, respectivamente. Desse modo, a área da safra 21/22 de soja passa a ser estimada em 10,85 milhões de hectares, um aumento de 3,73% em relação à safra 20/21, em reflexo dos preços e demanda mundial elevada, bem como o adiantamento do período das chuvas, o que colaborou para os avanços da semeadura em tempo recorde no estado.


Na 4a Estimativa da Safra de Milho 2021/22 o IMEA reajustou a estimativa da área de cultivo do cereal no Mato Grosso, que apresentou um aumento de 0,20% ante o último relatório, ficando projetada em 6,23 milhões de hectares, o que corresponde a um incremento de 6,64% em relação a temporada anterior. Este cenário segue pautado pela valorização no preço do milho nas últimas safras e elevada demanda do cereal, bem como pelas boas perspectivas quanto a semeadura do milho dentro da janela ideal do estado. A produtividade do cereal continua estimada em 106,09 sc/ha para a safra 21/22, ficando 14,51% acima do ano anterior, projetando uma safra total de 39,65 milhões de toneladas, um acréscimo de 21,75% frente ao observado na safra 2020/21.


O dólar opera com leve alta frente a outras moedas. Expectativa nesta semana para a decisão de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve.


No Brasil a moeda opera com leve alta. Na sexta-feira a moeda subiu 0,74%, a R$5,6142, acumulando recuo de 1,2% na semana. A Câmara dos Deputados começam a discutir hoje os dispositivos modificados pelos senadores na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios. A expectativa é de que a votação ocorra amanhã. Na semana passada os Deputados e Senadores promulgaram parte da PEC dos Precatórios aprovadas em comum pelas duas Casas, liberando verba suficiente para bancar os R$ 54 bilhões que serão destinados ao Auxílio Brasil. O Banco Central divulgou hoje o novo boletim de mercado Focus, com expectativa de menor inflação e crescimento da economia para este ano. As instituições financeiras reduziram a expectativa para a inflação deste ano de 10,18% para 10,05% e reduziram a expectativa para o crescimento do PIB de 4,71% para 4,65%. Foi a primeira redução na expectativa para a inflação após 35 semanas seguidas de alta. Para 2022 a expectativa para a inflação segue em 5,02% enquanto a expectativa para o crescimento da economia recuou de 0,51% para 0,50%. A meta da taxa Selic deve encerrar o próximo ano em 11,50%, alta de 0,25 ponto percentual em relação à semana anterior.


As bolsas globais operam majoritariamente em alta com a expectativa da decisão de política monetária em mais de 20 países nesta semana.


No Brasil o Ibovespa sobe recuperando os 109 mil pontos. Na sexta-feira o Ibovespa subiu 1,38%, acumulando alta de 2,56% na semana.


Os futuros do petróleo recuam com novas preocupações sobre a variante do ômicron do coronavírus e as dúvidas sobre a eficácia das vacinas contra ela.


No Brasil, segue chuvoso em boa parte do país nesta semana. As chuvas voltam ao Sul do país, ainda de forma escassa.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.

Na Argentina, tempo chuvoso principalmente no Centro-Norte nesta semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

125

135

Fev 22

45

50

Mar 22

30

40

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

115

125

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

180

200

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

95

100

Jan

87

91

Fev

70

73

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

82

87

Jan

78

82

Fev

77

80

O show de Leonard: saiba como observar o cometa do ano

Por Marcelo Zurita, editado por André Lucena, Olhar Digital


O Cometa Leonard (C/2021 A1) já é o maior e mais brilhante cometa de 2021. Desde o início da semana (5 de dezembro), vários observadores do Hemisfério Norte relataram a observação do astro a olho nu no final da madrugada. Aqui do Brasil a observação ainda está difícil, mas a partir da próxima semana, ele pode dar um show no céu brasileiro no início da noite.

O Cometa C/2021 A1 Leonard foi descoberto por Greg J. Leonard nos primeiros dias de 2021 a partir do Observatório Mount Lemmon, no Arizona. Desde suas primeiras previsões ele já dava indícios que poderia se tornar bastante brilhante e proporcionar um verdadeiro espetáculo no céu no final de 2021.

Isso levou os astrônomos de todo o mundo a acompanhar sistematicamente a evolução do cometa ao longo do ano. Até então, seu brilho vem aumentando de acordo com as previsões feitas em janeiro. Agora, estamos nos aproximando do final do ano e do início do “Show de Leonard” nos céus do Brasil. É hora de se programar e anotar todas as dicas para contemplar e registrar a passagem deste cometa. Ah, e não se esqueça de torcer para que as condições meteorológicas não atrapalhem!

Cometas

Cometas são corpos compostos de gelo, poeira e gases congelados, oriundos das regiões geladas nos confins do Sistema Solar. Por algum tipo de perturbação gravitacional, esses corpos são lançados para o interior do Sistema Solar. Quando se aproximam do Sol, seu gelo e seus gases sublimam, formando a coma, que é arrastada e ionizada pelos ventos solares, o que forma sua cauda e também faz com que o cometa brilhe.

Esses processos podem se intensificar dependendo do quanto o cometa se aproxima do Sol, e em certas ocasiões, a poeira ejetada junto com os gases, formam uma cauda adicional, que reflete a luz solar e pode se destacar bastante em alguns casos.

O que esperar do Cometa Leonard?

Apesar das expectativas serem muito boas, é preciso lembrar que cometas são objetos muito imprevisíveis. Quando eles se aproximam do Sol, tudo pode acontecer. Podem apresentar um surto de brilho, tornando-os ainda mais luminosos, mas também podem se fragmentar e desaparecer, frustrando as expectativas dos observadores aqui na Terra. Mas vamos tratar aqui das possibilidades mais plausíveis diante do que já vimos desse cometa.

Agora, quem espera um show de luzes no céu, lembrando o espetáculo de algum DJ famoso, certamente vai se frustrar. Por outro lado, a não ser que ocorra uma “tragédia” com o cometa nos próximos dias, o Leonard será visível a olho nu por algumas noites. Agora, o quão brilhante e o quão deslumbrante estará a cauda ainda é difícil prever.

Mas já sabemos que o Cometa Leonard foi observado a olho nu a partir do Hemisfério Norte e também foi fotografado com uma cauda de cerca de 10°, que é mais ou menos o tamanho aparente de um dedo indicador com seu braço esticado. E como ele está se aproximando da Terra e do Sol, é natural esperar que ele esteja ainda mais brilhante quando passar a ser visível dos céus do Brasil nos próximos dias.

Além disso, existe um aumento de brilho adicional, que pode acontecer devido ao fenômeno conhecido como espalhamento frontal nas partículas de poeira ejetadas pelo cometa. Esse fenômeno provoca um aumento da refração da luz, quando o ângulo entre o cometa, a Terra e o Sol é muito grande (maior que 160°), algo que vai ocorrer entre os dias 14 e 16 de dezembro. Só que esse espalhamento frontal também depende do tamanho das partículas, então não dá para ter certeza se ele ocorrerá e com qual intensidade.

Algumas estimativas indicam que ele pode ficar até 10 vezes mais brilhante graças a esse fenômeno. E se isso ocorrer, o Cometa Leonard se tornará mais brilhante que o Cometa Neowise em 2020, mas dessa vez, ao contrário do Neowise, o Leonard será melhor visível do Hemisfério Sul.

E vai começar o espetáculo!

Marque aí na sua agenda: dias 15, 16, 17, 18 e 19 de dezembro serão os melhores dias para acompanhar esse espetáculo! O horário? No início da noite, cerca de 40 minutos após o pôr do Sol, quando o céu começa a ficar escuro.

O show está previsto para todo o Brasil, mas os moradores do Norte e Nordeste do país terão a oportunidade de vê-lo mais cedo, a partir do dia 14. O cometa provavelmente poderá ser visto a olho nu, mas a observação através de binóculos ou telescópios poderá oferecer uma experiência diferenciada.

No dia 15, ele deve estar mais brilhante, no entanto, muito próximo ao horizonte e só deve ficar visível por uns 30 a 40 minutos. Mas a cada noite, ele vai surgindo mais alto no céu e dessa forma, permanecerá mais tempo visível, além de facilitar a observação, pois o céu estará mais escuro.

Teoricamente, ele deve permanecer visível a olho nu até a última noite do ano. Mas na prática, não dá para fazer previsões muito precisas sobre o brilho de um cometa. Eles costumam nos surpreender. Às vezes para bem, às vezes para mal.

Como observar e registrar?

Pra observar o Cometa Leonard no início da noite, a partir do dia 15, será preciso procurar um local com boa visibilidade para o horizonte oeste. Sem prédios, postes ou qualquer outra coisa nessa direção. É bom evitar também as regiões urbanas, pois a luminosidade da cidade pode ofuscar o brilho do cometa.

Se tiver um binóculo ou luneta, pode tentar localizá-lo uns 30 minutos após o pôr do Sol. Utilize como referência o planeta Vênus, o mais brilhante no céu na direção oeste. No dia 15, o cometa deve aparecer abaixo de Vênus, próximo ao horizonte. E nos dias seguintes ele deve aparecer cada vez mais alto e à esquerda do planeta (veja o mapa celeste abaixo).

Para moradores do Norte e Nordeste do país, talvez seja possível observá-lo por ele já a partir do dia 14, quando ele deve estar um abaixo e à direita de Vênus, próximo ao horizonte.


E se o Cometa Leonard estiver suficientemente brilhante quando aparecer por aqui, não custa nada tentar registrar o momento com uma bela foto! O ideal nesse caso, é procurar um local que ofereça uma boa paisagem para compor a imagem, mas que não seja muito iluminada para não ofuscar o ator principal, o cometa.

Dependendo da luminosidade do astro, uma câmera portátil ou até mesmo de celular pode ser suficiente para fazer um bom registro, mas o ideal é uma câmera profissional, ou ao menos uma que lhe permita operar em modo manual para ajustar os parâmetros da exposição de forma adequada.

Uma boa foto de cometa não deve ser feita com uma ISO (sensibilidade do sensor) muito elevada, nem com o diafragma muito aberto. O melhor é ajustar para uma ISO que permita uma imagem sem muito ruído e uma abertura ligeiramente menor que a máxima permitida na lente. Se a lente permitir a abertura de F/2.8, por exemplo, utilizar F/4. O ajuste da luminosidade da foto deve ser feita no parâmetro do tempo de exposição, de forma que a imagem não fique muito iluminada e que o cometa apresente um bom contraste em relação ao céu.

Evidentemente que os valores de cada parâmetro vão depender de diversos fatores, como câmera, lente e luminosidade ambiente. Então, a melhor forma de chegar às configurações ideais é testando com sua câmera e em situações semelhantes.

Expectativa x Realidade

Não dá para negar que as expectativas para a aparição do Cometa Leonard esse mês são enormes. Nesse momento, ele está mergulhando na direção do Sol, de forma que não pode ser visto aqui da Terra. Mas quando retornar desse mergulho nos primeiros dias da próxima semana, saberemos que tipo de espetáculo poderemos ver aqui do Brasil.

Nos resta agora torcer para que o tempo esteja bom nas noites de sua passagem e que as previsões mais otimistas sobre o Cometa Leonard se realizem, tornando realidade as nossas melhores expectativas.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.