Bom dia, a Bolsa de Chicago inicia a semana em baixa nos principais ativos, devolvendo parte dos ganhos da última semana, que subiram com o WASDE e de olho no clima da Argentina.


A colheita da soja 2022/23 no Mato Grosso atingiu 44,1% até sexta-feira, contra 60,47% do mesmo período do ano passado e 44,56% da média dos últimos 5 anos, segundo o IMEA. Com avanço semanal de 20 pontos percentuais a colheita praticamente se igualou à média histórica.


O plantio do milho 2022/23 no Mato Grosso atingiu 34,09% até sexta-feira, contra 57,09% do mesmo período de 2022 e 48,47% da média.


A colheita de soja 2022/23 no Brasil atingiu 14,8% até sexta-feira, segundo a Safras & Mercado. Na semana o avanço foi de 7 pontos percentuais. Um ano antes, a colheita estava em 25,6%, enquanto a média histórica é de 16,2%.

O dólar opera próximo à estabilidade frente a outras moedas. Expectativa amanhã para os dados de inflação nos EUA. Na quarta-feira serão divulgados os dados de vendas no varejo.


No Brasil o dólar abre a semana em baixa. Na sexta-feira a moeda recuou 1,07%, a R$5,2220, acumulando baixa de 1,45% na última semana. Expectativa hoje para a entrevista do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no programa Roda Viva. Nas últimas semanas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a taxa de juros do país e chamou de “bobagem” a independência do BC. O programa vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura e pode ser acopanhado também no site da emissora, YouTube, Dailymotion, Twitter e Facebook. Em dezembro de 2022, o volume de serviços no Brasil cresceu 3,1% frente a novembro, na série com ajuste sazonal, segundo o IBGE. Com isso, o setor de serviços ficou 14,4% acima do nível de fevereiro de 2020 e alcançou patamar recorde na série histórica, iniciada em 2011. Frente a dezembro de 2021, o setor teve sua 22ª taxa positiva consecutiva, avançando 6,0%. O volume de serviços acumulou alta de 8,3% em 2022. O acumulado em 12 meses desacelerou, indo de 8,7% em novembro para 8,3% em dezembro de 2022, menor resultado desde outubro de 2021 (8,1%).


As bolsas globais iniciam a semana em alta.


Os futuros do petróleo operam próximo à estabilidade com o mercado focando nos dados de inflação nos EUA, que pode guiar os próximos passos do Fed, impactando na demanda da commoditie.


No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país nesta semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.

Na Argentina, tempo chuvoso em boa parte do país nesta semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

40

52

Mar

24

35

Abr

23

30

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

42

60

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

20

30

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

112

115

Mar

102

105

Abr

90

94

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

90

95

Mar

90

95

Abr

89

93

Físico brasileiro desenvolve turbina subaquática 60% menor e 3x mais eficiente do que as turbinas eólicas convencionais

Essa nova turbina subaquática desenvolvida por um físico brasileiro apresenta uma redução significativa no tamanho, tornando-a 60% menor do que as turbinas eólicas convencionais. Além disso, ela é capaz de produzir até 3 vezes mais energia, tornando-a uma solução inovadora e eficiente na geração de energia renovável. A tecnologia subaquática tem o potencial de revolucionar a indústria de energia e ajudar a alcançar metas de sustentabilidade.

Por Ademilson Ramos, Engenharia É


Com a busca cada vez maior por fontes renováveis de energia e a preocupação com a emissão de gases poluentes, um físico brasileiro encontrou uma solução inovadora. Ele desenvolveu turbinas subaquáticas altamente eficientes que podem gerar energia limpa para até 22 mil residências com apenas uma única unidade. Essas turbinas são significativamente menores e mais eficientes do que as turbinas eólicas tradicionais, e foram projetadas especificamente para aproveitar a energia dos oceanos. Esta inovação tem o potencial de transformar a indústria de energia renovável.

De acordo com Maurício Queiroz, fundador e CEO da startup, a fonte de energia do oceano é única, pois é previsível e constante. Isso garante a segurança energética, uma vez que a energia gerada a partir desse recurso é confiável e estável. O oceano é uma fonte de energia renovável e pode ser usado para fornecer energia limpa e segura para as comunidades. Esta afirmação destaca a importância do uso de fontes renováveis de energia para garantir a segurança energética no futuro.

O oceano é a única fonte de energia limpa e segura que pode ser usada para gerar energia. As correntes oceânicas já estão amplamente mapeadas em todo o mundo, o que permite o planejamento da instalação de turbinas subaquáticas em posições estratégicas. A startup desenvolveu uma tecnologia exclusiva para capturar energia hidrocinética relacionada às correntes subaquáticas.

Esta tecnologia é baseada na captura da energia gerada pelas correntes, diferentemente das turbinas eólicas, que perdem energia entre as hélices. Segundo Maurício Queiroz, CEO da startup, uma turbina subaquática de 3 metros de diâmetro é capaz de gerar 5 MW de potência a uma velocidade de corrente de 1,87 nós, o que equivale à potência gerada por uma turbina eólica de 180 metros de diâmetro. Isso significa que a turbina subaquática é 60 vezes menor e gera a mesma potência. Além disso, a disponibilidade da fonte de energia do oceano permite que a turbina subaquática gere 3 vezes mais energia do que a turbina eólica.

A startup está planejando instalar suas turbinas subaquáticas em áreas com velocidades de corrente médias superiores a 1 nó. Estas turbinas são capazes de gerar 5 MW de energia com uma capacidade de variação entre 70% e 95%. De acordo com o consumo médio de energia de residências brasileiras, cada uma dessas turbinas pode atender a cerca de 22.800 famílias.

O CEO destaca que a capacidade de geração de energia refere-se à quantidade de energia disponível na natureza que pode ser convertida em eletricidade. Quanto ao oceano, isso depende da infraestrutura que será construída com os investimentos para atender à demanda de diferentes regiões.

A empresa tem como prioridade proteger a vida marinha. Os locais de instalação foram escolhidos afastados de recifes de corais para proteger os ecossistemas circundantes e evitar a pesca de arrasto no fundo do oceano. Além disso, como nas bases de algumas usinas eólicas, serão formados recifes artificiais para permitir que diversas espécies marinhas possam viver e se reproduzir com segurança na área.

De acordo com o físico brasileiro, sua tecnologia traz benefícios tanto ambientais quanto econômicos e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 7, 13 e 14, que se referem a energia limpa e acessível, ação contra a mudança climática e vida subaquática.

O sistema é projetado para transformar áreas oceânicas sem utilidade ecomômica em fontes de renda sem prejudicar os ecossistemas ao redor e sem causar poluição visual ou sonora. As estruturas são significativamente menores do que as turbinas eólicas, tornando-as mais fáceis de manter e mais versáteis, podendo ser instaladas em rios sem os impactos negativos das usinas hidrelétricas.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.