Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nos principais ativos com o mercado recuperando parte das baixas recentes e repercutindo as primeiras projeções da safra 2023/24.


O USDA divulgou na sexta-feira o relatório de Estimativas de Oferta e Demanda Agrícola Global (WASDE), com os primeiros números da safra 2023/24. A produção global de soja deve subir de 370,42 milhões de toneladas na safra 2022/23 para 410,59 milhões na safra 2023/24. Os estoques finais devem passar de 101 milhões para 122,5 milhões de toneladas. No milho a produção global deve subir de 1,15 bilhão de toneladas na safra 2022/23 para 1,22 bilhão na safra 2023/24, com os estoques finais subindo de 297,4 milhões para 312,9 milhões de toneladas.

N
a safra dos EUA, com maior produção de soja e milho na safra 2023/24, os estoques finais devem subir.
A produção de soja 2023/24 está estimada em 122,74 milhões de toneladas, contra 116,38 milhões da safra anterior. As exportações devem ter leve recuo enquanto o uso interno deve subir. Assim os estoques finais devem subir de 5,86 milhões de toneladas na safra 2022/23 para 9,11 milhões de toneladas na safra 2023/24. A produção de milho está estimada em 387,75 milhões de toneladas na safra 2023/24, contra 348,75 milhões da safra anterior. As exportações devem saltar de 45,09 milhões para 53,34 milhões de toneladas e o uso interno também deve subir. Ainda assim os estoques finais passarão de 35,98 milhões para 56,43 milhões de toneladas.

P
ara o Brasil o USDA projeta nova safra recorde para a soja 2023/24.
A primeira estimativa é de que a produção total de soja 2023/24 deva chegar a 163 milhões de toneladas, contra 155 milhões da safra atual (revisada de 154 milhões). Já a produção de milho 2023/24 deve chegar a 129 milhões de toneladas, contra 130 milhões da safra atual (revisada de 125 milhões). As exportações também devem subir na próxima safra.

P
ara a Argentina, após a quebra na safra 2022/23,
a produção de soja e milho devem voltar a normalidade na safra 2023/24, com a produção de soja projetada em 48 milhões de toneladas e a de milho em 54 milhões de toneladas.

N
o quadro da China,
o USDA projeta as importações de soja 2023/24 em 100 milhões de toneladas, após 98 milhões de toneladas importadas nesta safra (revisada de 96 milhões). As importações de milho também devem subir, passando de 18 milhões de toneladas na safra 2022/23 para 23 milhões de toneladas na safra 2023/24.


O dólar opera em baixa frente a outras moedas. A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, classificou o confronto sobre o aumento do teto da dívida dos EUA como “mais difícil” do que no passado, mas disse que continua esperançosa de que uma solução possa ser encontrada para evitar o primeiro calote dos EUA. Yellen pediu repetidamente ao Congresso que concordem em aumentar o limite de US$ 31,4 trilhões para empréstimos federais para evitar a “catástrofe econômica e financeira” que ocorrerá se os EUA não pagarem suas dívidas. “Certamente não é positivo para relacionamentos e posição no mundo e credibilidade. Talvez desta vez seja mais difícil, mas tenho esperança de que… encontraremos uma solução”, disse.


No Brasil o dólar recuou 0,28% na sexta-feira, cotada a R$ 4,935, acumulando baixa de 0,40% na semana. A inflação oficial do Brasil medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril foi de 0,61%, ficando 0,10 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de 0,71% registrada em março. No ano, o IPCA acumula alta de 2,72% e, nos últimos 12 meses, de 4,18%, abaixo dos 4,65% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em abril de 2022 a variação havia sido de 1,06%.


Todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados apresentaram alta em abril, sendo o maior impacto (0,19 p.p.) e a maior variação (1,49%) em Saúde e cuidados pessoais. Na sequência, vieram Alimentação e bebidas (0,71%) e Transportes (0,56%), contribuindo com 0,15 p.p. e 0,12 p.p, respectivamente. Os demais grupos ficaram entre o 0,08% de Comunicação e o 0,79% de Vestuário.


As bolsas globais iniciam a semana em alta.


Os futuros do petróleo operam próximo à estabilidade com as preocupações sobre o enfraquecimento da demanda por combustível compensando as perspectivas de oferta restrita de petróleo.


No Brasil, o tempo predominantemente estável nesta semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.


Na Argentina, tempo predominantemente estável nesta semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Nos EUA, tempo chuvoso em boa parte do país nesta semana.

Previsão de Precipitação EUA, 5 dias, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-135

-120

Jun

-95

-82

Jul

-76

-60

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-2

5

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-10

0

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

88

91

Jun

82

86

Jul

72

77

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

53

57

Jun

100

105

Jul

56

60

Após 20 anos, núcleo mais interno da Terra é encontrado

Cientistas acharam um núcleo dentro do núcleo

Por Rodrigo Mozelli, editado por Carolina Martins, Olhar Digital


Nosso planeta é capaz de nos surpreender cada vez mais quanto mais aprendemos sobre seu interior.

Uma nova análise das entranhas da Terra sugere a presença de um núcleo mais interno dentro do núcleo interno – uma densa bola de ferro bem no centro do nosso planeta.

Isso pode revelar alguns detalhes anteriormente desconhecidos sobre a história da formação e evolução da Terra, sugerindo evento global significativo no início da história do nosso planeta.

A estrutura interior da Terra consiste em série de camadas concêntricas, desde a crosta até o núcleo. Bem no centro, com raio de cerca de 1,22 mil quilômetros, está o núcleo interno – a parte mais densa do nosso planeta, bola sólida composta principalmente de ferro e níquel, compreendendo menos de 1% do volume da Terra. Este núcleo interno é como uma cápsula do tempo da história da Terra.


À medida que o núcleo interno cresce, o processo de solidificação libera calor e luz que impulsionam a convecção no núcleo líquido externo – o motor que alimenta o dínamo que converte energia cinética em energia magnética e mantém o campo magnético global da Terra. Acredita-se que esse campo magnético mantenha a radiação prejudicial fora e a atmosfera, permitindo que a vida prospere.

Mudanças no núcleo interno podem desencadear mudanças no dínamo, o que, por sua vez, pode ter implicações na habitabilidade da Terra ao longo do tempo.

Mas estudar o núcleo interno não é fácil. Não podemos simplesmente aparecer lá e perfurar; em vez disso, temos que confiar nas ondas sísmicas que se propagam dentro do planeta, mudando à medida que encontram volumes de densidade variável.

Há mais de 20 anos, os cientistas identificaram a presença de outro núcleo ainda mais interno dentro do núcleo interno. Eles o chamaram de núcleo interno mais interno, e outros estudos apoiaram sua existência; mas descobrir mais sobre ele continua difícil, em parte porque é obscurecido por tantas outras camadas e em parte porque pode ser difícil colocar as estações sísmicas nos locais certos.

No entanto, o número de estações globais de monitoramento sísmico em todo o mundo continua crescendo, registrando constantemente o tremor imperceptível do planeta sob nossos pés. E agora os sismólogos Thanh-Son Phạm e Hrvoje Tkalčić, da Australian National University (ANU), na Austrália, descobriram maneira de espremer dados sobre o núcleo interno mais interno dessas gravações.

Este estudo usa a crescente rede sismográfica global para produzir pilhas globais para alguns eventos sísmicos significativos individualmente”, escrevem eles em seu artigo.

Este estudo relata uma classe anteriormente não observada e não utilizada de observações sismológicas de ondas reverberantes através da maior parte da Terra ao longo de seu diâmetro até cinco vezes… Até onde sabemos, reverberações de mais de duas passagens não foram relatadas na literatura sismológica.”

Quando um terremoto gigante sacode a Terra, o evento gera ondas que ondulam pelo planeta, viajando e ricocheteando nas estruturas internas. Foi assim que os cientistas obtiveram um mapa tão detalhado do que há dentro da Terra.

Mas quando as ondas sísmicas atingem um limite, a onda que rebate – uma reverberação, como um “eco” de terremoto – é muito mais fraca. Anteriormente, os cientistas não haviam relatado mais de duas passagens de um evento sísmico pelo planeta.

Ao empilhar os dados – adicionando uma coleção de sinais sísmicos em um único traço – Phạm e Tkalčić conseguiram amplificar o sinal de vários eventos sísmicos importantes, quebrando assim esse recorde. Pela primeira vez, eles identificaram reverberações sísmicas de três, quatro e cinco vezes, o que, por sua vez, permitiu uma sondagem mais detalhada do núcleo interno do que anteriormente.

Os diferentes tempos de viagem de pares de ondas inferiram a presença do núcleo interno mais interno com não mais de 650 quilômetros de diâmetro, feito de ferro denso. Essa estrutura pode ser o resultado de uma mudança fundamental no crescimento do núcleo interno em algum momento do passado da Terra.

A pesquisa, dizem Phạm e Tkalčić, significa que agora temos evidências suficientes da existência do núcleo interno mais interno e que os esforços futuros devem se concentrar em caracterizá-lo, o núcleo interno externo e o limite entre os dois. E demonstra que as respostas que buscamos podem já estar esperando nos dados para serem descobertas por alguém.

As descobertas relatadas aqui são uma consequência do volume sem precedentes de dados de formas de onda digitais e esperamos inspirar um exame mais minucioso dos registros sísmicos existentes para revelar sinais ocultos que lançam luz sobre o interior profundo da Terra”, escreveram.

Via Science Alert

Imagem destacada: cigdem/Shutterstock

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.