Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em baixa nos principais ativos com a melhora nas previsões climáticas para o Brasil nesta semana.


Os fundos foram majoritariamente vendedores de soja, farelo e óleo de soja; e compradores de milho e trigo na CBOT na semana encerrada no dia 12 de dezembro, segundo o relatório de comprometimento de traders (COT). Na soja os fundos venderam 5.784 contratos, reduzindo as posições compradas para 30.849 contratos. No milho as posições vendidas foram reduzidas em 8.963 contratos, para 151.570 contratos. No trigo as posições vendidas foram reduzidas em 26.692 contratos, para 69.529 contratos.


O USDA reportou na sexta-feira a venda de 134.000 toneladas de soja 2023/24 para a China e 447.500 toneladas de soja 2023/24 para destinos desconhecidos.

O esmagamento de soja nos EUA foi de 189,04 milhões de bushels em novembro, abaixo do recorde de 189,77 milhões registrados em outubro, porém acima dos 179,184 milhões esmagados no mesmo período do ano passado, segundo o relatório da Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosas dos EUA (NOPA). Os estoques de óleo de soja subiram para 1,213 bilhão de libras-peso em novembro, contra 1,099 bilhão de outubro.


O dólar opera estável frente a outras moedas. Os setores industrial e de serviços dos EUA medido pelo índice de atividade dos gerentes de compras (PMI) Composto subiu a 51 pontos em dezembro, de 50,7 pontos em novembro, segundo a S&P Global. O PMI industrial recuou de 49,4 pontos para 48,2 pontos enquanto o PMI de serviços subiu de 50,8 para 51,3 pontos. “Os primeiros dados do PMI indicam que a economia dos EUA ganhou um pequeno impulso em dezembro, fechando o ano com o crescimento mais rápido registrado desde julho”, disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence. “Apesar da recuperação de dezembro, a pesquisa sinaliza apenas um fraco crescimento do PIB no quarto trimestre.”


No Brasil o dólar opera com leve alta. Na sexta-feira a moeda subiu 0,45%, a R$ 4,9367, acumulando alta de 0,15% na semana. A Câmara dos Deputados aprovou na sexta-feira, em segundo turno, a PEC da reforma tributária. Agora o texto vai à promulgação já que a proposta já passou pelo Senado. A reforma simplifica tributos federais, estaduais e municipais, substituindo cinco tributos por dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs), um gerenciado pela União, e outro com gestão compartilhada entre estados e municípios. O governo espera que, com a simplificação tributária, haja um aumento de produtividade e, consequentemente, redução de custos para consumidores e produtores. O volume de serviços prestados no país recuou 0,6% em outubro frente a setembro, segundo o IBGE. É o terceiro resultado negativo consecutivo do indicador, que acumulou uma perda de 2,3%, eliminando, portanto, o ganho observado entre maio e julho (2,3%). Duas das cinco atividades pesquisadas ficaram no campo negativo: transportes (-2,0%), setor com maior impacto sobre o resultado geral do índice, e serviços prestados às famílias (-2,1%). Dessa forma, o setor de serviços se encontra 10,2% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 3,2% abaixo de dezembro de 2022 (ponto mais alto da série histórica). O recuo de 2,0% em transportes manteve um ritmo de queda no setor, que acumula uma perda de 4,3% no período agosto-outubro. O volume de transporte de cargas apontou retração de 2,3% enquanto o de passageiros registrou alta de 0,7% na comparação com o mês anterior. “Essa queda nos transportes, que atinge o terceiro mês consecutivo, foi muito influenciada pela queda no transporte de cargas, principalmente no transporte rodoviário de cargas. Isso está ligado à expectativa menor da próxima safra, o que faz com que o transporte de insumos e a preparação da próxima safra seja menor, assim como o fim das colheitas recordes significa que o setor está passando por um ajuste. A produção industrial também vem demonstrando menor dinamismo, com uma queda nos bens de consumo e bens de capital, que impactam também no setor de transporte de cargas”, explica o analista da pesquisa, Luiz Almeida.


As bolsas globais operam majoritariamente em baixa após semanas seguidas de ganhos.


Os futuros do petróleo sobem à medida que os petroleiros evitam o Mar Vermelho por conta dos ataques dos Huthis do Iêmen, grupo que controla grande parte do Iêmen e é próximo do Irã.


No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país nesta semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.


Na Argentina, tempo chuvoso em boa parte do país nesta semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Fev 24

-25

-11

Mar 24

-65

-50

Mai 24

-56

-44

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

25

30

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-6

0

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

57

61

Jan

70

76

Fev

57

61

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

59

65

Jan

52

57

Fev

58

61

Pesquisadores criam roupa movida à energia solar que aquece e refresca corpo humano

Meta-tecido é capaz de ajustar a temperatura corporal para conforto em qualquer clima

Layse Ventura, Olhar Digital


Você já está acostumado a usar um casaco para se esquentar em um dia de frio. Por isso, também está familiarizado com as ideias de que existem tecidos mais (ou menos) aptos para te aquecer e de que usar diversas camadas de roupa ajuda.

Anteriormente, pesquisadores procuraram aumentar a capacidade de aquecimento e resfriamento em tecidos. No entanto, a maior parte dessas tentativas envolveu uma peça de roupa muito volumosa para uso geral.

Agora, um time de engenheiros, cientistas de materiais e químicos da Universidade de Nankai, na China, parece ter encontrado a solução. A equipe desenvolveu um tecido à base de microfibras chamado de meta-tecido, capaz de regular a temperatura corporal durante todo o dia, mesmo em períodos de mudanças externas de temperatura.

Segundo o estudo, publicado na revista Science, o objetivo dos pesquisadores foi melhorar o tecido de microfibra adicionando elementos de aquecimento e resfriamento. Para isso, eles combinaram células solares flexíveis com tecnologia eletrocalórica – como ambas as tecnologias são flexíveis, elas permitem à integração com o tecido.

Além disso, devido a sua capacidade bidirecional, essas roupas podem fornecer calor ou efeito de resfriamento, dependendo do clima. Os testes mostraram que as roupas feitas com essa tecnologia são capazes de responder rapidamente às mudanças de temperatura ambiente.

Por exemplo, o tecido foi capaz de proporcionar a diminuição de 10,1 °K (cerca de -263 °C) na temperatura da pele em ambientes quentes e um aumento de 3,2 °K (cerca de 270 °C) em ambientes frios.

Além disso, as roupas foram capazes de manter a temperatura da pele dentro de uma faixa térmica de 32 a 36 °C, mesmo com variações na temperatura ambiente de 12,5 a 37,6 °C.

Essa tecnologia representa um avanço significativo na criação de roupas termorreguladoras que podem ser alimentadas por energia solar. Além de proporcionar conforto térmico, elas provaram ser mais compactas e adequadas para uso diário.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.