Bom dia, a Bolsa de Chicago opera mista com a soja novamente em baixa com o mercado encontrando forte resistência nos US$12.


A colheita de soja 2023/24 no Mato Grosso está na reta final, com 96,51% colhido até sexta-feira, contra 95,6% do mesmo período do ano passado e 96,23% da média dos últimos 5 anos, segundo o IMEA.


O plantio do milho 2023/24 no Mato Grosso está praticamente finalizado com 99,45% semeado dos 6,94 milhões de hectares projetados para esta safra, contra 97,94% do mesmo período do ano passado e 98,86% da média.


Os fundos foram majoritariamente compradores de commodities na CBOT na semana encerrada no dia 12 de março, segundo o relatório de comprometimento de traders (COT). Na soja os fundos compraram 16.861 contratos, reduzindo as posições vendidas a 155.137 contratos. No milho as posições vendidas foram reduzidas em 40.867 contratos, a 255.928 contratos. No trigo os fundos aumentaram posições vendidas em 13.331 contratos, a 78.870 contratos.


O dólar opera com leve baixa frente a outras moedas. A produção industrial dos EUA voltou a subir em fevereiro, registrando alta de 0,1% ante janeiro, após recuo de 0,5% em janeiro. Na comparação anual a indústria dos EUA recuou 0,23% em fevereiro, após recuo de 0,31% em janeiro. Já as vendas da indústria registraram crescimento de 0,8% em fevereiro após recuo de 1,1% em janeiro.


No Brasil o dólar recua acompanhando o exterior. Na sexta-feira a moeda subiu 0,22%, a R$ 4,9973, no maior valor de fechamento do ano. Expectativa nesta semana para a reunião de política monetária do Banco Central, que deve reduzir mais uma vez a Selic, atualmente em 11,25% ao ano. A economia brasileira gerou 180,4 mil empregos com carteira assinada em janeiro, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego. O resultado representa aumento de 100,4% na comparação com o mesmo mês de 2023, quando foram criados 90.031 postos. A geração de vagas com carteira assinada é a maior para o primeiro mês do ano, desde 2021, quando foram abertos 254,3 mil empregos formais. A comparação dos números com anos anteriores a 2020, segundo analistas, não é mais adequada, porque o governo mudou a metodologia. O Brasil agora tem 45,7 milhões de pessoas trabalhando formalmente nos setores público e privado. A alta foi de 5,2% em relação ao estoque de janeiro de 2023. Dos 5 grupos de atividades econômicas, 4 tiveram saldo positivo, com destaque para o setor de serviços, que teve o melhor desempenho e ajudou a impulsionar o resultado de janeiro com a geração de 80.587 postos de trabalho. A indústria gerou 67.029 postos; a construção gerou 49.091 postos; e a agropecuária gerou 21.900 postos. O resultado negativo ficou para o comércio, que cortou 38.212 empregos formais.


As bolsas globais operam majoritariamente em alta em semana de decisão de juros nos EUA. O Fed iniciará sua reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto amanhã com uma decisão policial prevista para o dia seguinte. A pesquisa da Reuters com economistas espera que o Fed mantenha suas taxas de juros básicas estáveis entre 5,25% e 5,5%.


Os futuros do petróleo sobem em meio a ataques ucranianos às instalações energéticas russas.


No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país nesta semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.


Na Argentina, tempo chuvoso no nordeste do país nesta semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Nos EUA, tempo chuvoso em parte do país nesta semana.

Previsão de Precipitação EUA, 5 dias, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-30

-17

Abr 24

-35

-20

Mai 24

-25

-11

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

6

10

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-6

1

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

70

75

Abr

56

59

Mai

56

59

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

49

55

Abr

50

54

Mai

53

57

Estudo identifica mais de 160 exoplanetas potencialmente em zonas habitáveis

Em estudo recente, cientistas identificaram mais de cem exoplanetas com potencial para sustentar vida, destacando regiões habitáveis.

Por Hugo Manoel, Engenharia É


Em um estudo recentemente publicado na revista de pré-impressão arXiv, uma equipe de cientistas identificou mais de uma centena de exoplanetas que apresentam condições potencialmente favoráveis para o desenvolvimento de vida.

Esta pesquisa, realizada em colaboração entre a Universidade de Berkeley e a Universidade de Riverside, nos Estados Unidos, resultou na identificação de regiões espaciais que podem oferecer ambientes habitáveis.

A lista recém-elaborada pode representar uma adição extraordinária para o Telescópio Habitable Worlds Observatory (HWO). Atualmente, esse instrumento está focado na observação de 25 exoplanetas identificados como potenciais zonas habitáveis.

Assim o objetivo do HWO é encontrar uma região espacial que proporcione as condições essenciais para a vida, buscando por bioassinaturas e outros dados que possam confirmar essa possibilidade intrigante.

Porém a equipe de pesquisadores baseou a elaboração da lista nos dados do Levantamento Decadal Astro2020, identificando exoplanetas que poderiam ser candidatos para sustentar vida e abrigar zonas habitáveis.

Portanto este projeto está integrado ao Programa de Exploração de Exoplanetas da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), e a seleção dos planetas ocorreu com base nas características de suas estrelas hospedeiras.

Mas o estudo destaca que o Telescópio Habitable Worlds Observatory (HWO), programado para lançamento em 2040, busca abordar a questão fundamental: existe vida além do Sistema Solar?

No entanto, reconhecendo a natureza sem precedentes dos objetivos científicos e dos requisitos tecnológicos do HWO, o relatório Astro2020 aponta que o planejamento e a revisão sofisticada serão essenciais até a fase de concepção da missão.

Quase duas centenas de exoplanetas

Além das características das estrelas-mães desses exoplanetas, o estudo ressalta a presença de outros dados significativos que impactam na habitabilidade desses corpos celestes.

Aspectos como explosões planetárias e a abundância de elementos específicos são identificados como elementos-chave na detecção das características essenciais que poderiam tornar esses exoplanetas habitáveis.

Assim, os cientistas enfatizaram cinco aspectos cruciais que podem facilitar a identificação de planetas habitáveis: abundância de elementos estelares, valores fotométricos, taxas de explosão, estimativas de variabilidade e emissões de raios-X.

De acordo com os pesquisadores, este é apenas o primeiro de uma série de artigos planejados para auxiliar na coleta de dados do Telescópio Habitable Worlds Observatory (HWO).

Elaboramos um catálogo de 164 estrelas que representam alvos promissores para o Habitable Worlds Observatory (HWO), uma futura missão espacial de aproximadamente 6 metros de classe, com capacidade para imagens diretas de alto contraste e espectroscopia. Este catálogo é derivado da Mission Star List do Programa de Exploração de Exoplanetas da NASA para o HWO, que selecionou 164 estrelas próximas cujas exoTerras hipotéticas seriam mais acessíveis para um levantamento de imagem direta de alto contraste em termos de separação angular e relação de contraste planeta-estrela”, conclui o artigo.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.