Bom dia, a Bolsa de Chicago não opera nesta segunda-feira por conta do feriado de President’s Day nos EUA.

Os fundos foram majoritariamente compradores de soja e farelo, e vendedores de milho, trigo e óleo de soja na CBOT na semana encerrada no dia 15 de fevereiro, segundo o relatório de comprometimento de traders (COT). Na soja os fundos compraram 9.057 contratos, aumentando as posições compradas para 175.372 contratos. No milho as posições compradas foram reduzidas em 11.818 contratos, para 325.514 contratos. No trigo os fundos aumentaram as posições vendidas em 5.106 contratos, para 34.658 contratos.


O USDA reportou na sexta-feira a venda de 198.000 toneladas de soja para destinos desconhecidos, sendo 66.000 toneladas durante a temporada 2021/22 e 132.000 toneladas durante a temporada 2022/23.

A colheita da soja 2021/22 no Mato Grosso atingiu 67,75% até sexta-feira, contra 34,51% do mesmo período do ano passado e 59,66% da média dos últimos 5 anos, segundo o IMEA.


O plantio do milho 2021/22 no Mato Grosso atingiu 68,40%, contra 35,96% do mesmo período de 2021 e 61,36% da média.


O dólar opera em baixa frente a outras moedas em dia de liquidez reduzida por conta do feriado nos EUA. Na crise Rússia-Ucrânia um funcionário da Casa Branca disse que o secretário de Estado Antony Blinken e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, discutirão uma possível cúpula entre o presidente Joe Biden e o presidente russo Vladimir Putin quando se encontrarem durante esta semana, caso a Rússia não invada a Ucrânia antes.


No Brasil a moeda caiu 0,52% na sexta-feira, a R$ 5,14, acumulando baixa de 1,93% na semana. O mercado segue acompanhando a tramitação dos projetos que tratam dos combustíveis. O senador Jean Paul Prates (PT-RN), relator de dois projetos que tramitam no Senado sobre combustíveis, entregou na sexta-feira um novo relatório sobre a proposta que trata do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre gasolina, etanol, diesel e gás de cozinha, entre outros, propondo que estados e Distrito Federal devem definir alíquotas uniformes do ICMS incidente sobre os combustíveis. Atualmente o ICMS dos combustíveis está congelado por decisão dos governadores como medida para evitar novos aumentos nos preços. O segundo projeto prevê a criação de uma conta voltado para a estabilização nos preços dos combustíveis no Brasil devido à variação do dólar e do petróleo no mercado internacional.


As bolsas globais iniciam a semana em baixa em meio as tensões na fronteira entre a Rússia e Ucrânia. O embaixador dos EUA na ONU disse que os EUA têm “informações confiáveis” de que a Rússia compilou listas de ucranianos “a serem mortos ou enviados para campos” após uma invasão, segundo noticiou a CNBC.


Os futuros do petróleo iniciam a semana em baixa corrigindo as altas recentes.


Os setores industrial e de serviços da zona do euro medido pelo índice de gerentes de compras (PMI) subiu para 60,2 pontos em fevereiro, de 52,3 em janeiro, segundo a Markit. O PMI do setor de serviços subiu de 51,1 para 55,8 enquanto o PMI industrial recuou de 58,7 para 58,4 pontos.


No Brasil, tempo chuvoso do Sudeste ao Norte nesta semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.


Na Argentina, tempo chuvoso em boa parte do país nesta semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

135

145

Mar 22

95

105

Mai 22

95

108

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

135

140

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

210

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

120

125

Mar

100

107

Abr

87

92

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

98

105

Mar

88

92

Abr

82

86

Noruega revela inovador barco de alta velocidade e movido a hidrogênio

Por Ronnie Mancuzo, editado por Fábio Marton, Olhar Digital


Um novo projeto na Noruega pretende desenvolver um dos primeiros barcos movidos a hidrogênio no mundo, que será capaz de alcançar uma alta velocidade. O veículo marítimo deverá substituir um dos navios a diesel do Porto de Narvik, localizado ao norte do país escandinavo.

O barco será capaz de atingir 23 nós (42,5 km/h) e deverá ser concluído até 2023, sendo classificado como um veículo de passageiros de longo alcance e alta velocidade. O porto o usará principalmente para monitoramento, treinamento e operações de emergência. Suas células a hidrogênio serão produzidas no centro de inovação da empresa norueguesa Teco 2030, especializada em tecnologia limpa, em conjunto com a empresa austríaca AVL, que atua com tecnologia de trem de força.

Outras empresas e instituições estão envolvidas no projeto, que busca agora apoio financeiro da Enova, empresa estatal da Noruega responsável pela promoção da produção e do consumo de energia ecologicamente corretos. “O hidrogênio é a chave para o transporte ecológico, mas requer muito investimento”, afirmou Tore Enger, CEO da Teco 2030.

O mesmo posto para abastecer barcos e caminhões

Outra parte importante do projeto é um posto de abastecimento de hidrogênio, que se tornará um ativo estratégico, destinado a acelerar a transição para o transporte marítimo com emissão zero na região. A empresa dinamarquesa Everfuel, uma das parceiras do projeto, buscará desenvolver esta estação – a Everfuel está trabalhando atualmente para estabelecer postos de abastecimento de hidrogênio para caminhões, ônibus e outros transportes pesados em toda a Noruega.

Cerca de 500 caminhões circulam pela cidade portuária norueguesa todos os dias e, portanto, o posto não se destina apenas a atender ao tráfego marítimo. O objetivo é que ele se torne a primeira estação de abastecimento de hidrogênio do mundo capaz de atender tanto a navios quanto ao tráfego rodoviário.

A Noruega pretende reduzir as emissões do transporte marítimo doméstico em pelo menos 50% até 2030 (em comparação com 1990) e deseja que apenas navios de cruzeiro e balsas com emissão zero sejam permitidos a partir de 2026. A universidade pública norueguesa, The Arctic University of Norway, irá participar do projeto como um parceiro de pesquisa, fornecendo formação aos seus alunos, para que se tornem futuros funcionários dos parceiros do projeto.

As células a combustível de hidrogênio convertem o elemento em eletricidade enquanto emitem apenas vapor de água e ar quente. Elas também poderão ser utilizadas durante a permanência do barco no porto, em processos de carga e descarga, permitindo operação com emissão zero no cais.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.