Bom dia, a Bolsa de Chicago inicia a semana em alta acompanhando a alta do petróleo depois que as negociações Rússia-Ucrânia não produziram nenhum sinal de progresso e os mercados continuaram preocupados com a oferta apertada.


Os fundos foram majoritariamente compradores de commodities na CBOT na semana encerrada no dia 15 de março, segundo o relatório de comprometimento de traders (COT). Na soja os fundos venderam 1.024 contratos, reduzindo as posições compradas para 170.690 contratos. No milho os fundos compraram 4.125 contratos, aumentando as posições compradas para 372.909 contratos. No trigo as posições compradas foram aumentadas em 2.736 contratos, para 22.945 contratos.


A colheita de soja 2021/22 no Mato Grosso está praticamente finalizada com 98,8% colhido até sexta-feira, contra 91,75% do mesmo período do ano passado e 95,54% da média dos últimos 5 anos, segundo o IMEA.


O plantio do milho 2021/22 no Mato Grosso também está praticamente finalizado, com 99,34% semeado dos 6,3 milhões de hectares projetados para esta safra.


O dólar opera estável frente a outras moedas. As vendas de casas existentes nos EUA caíram 7,2% em fevereiro ante janeiro, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 6,02 milhões, segundo a Associação Nacional de Corretores (NAR). Em relação ao mesmo período do ano passado as vendas recuaram 2,4%. O estoque de casas existentes não vendidas aumentou ligeiramente para 870.000 no final de fevereiro, equivalente a 1,7 mês de fornecimento no atual ritmo mensal de vendas. O preço médio de venda de casas existentes subiu para US$ 357.300, um aumento de 15,0% em relação a um ano atrás.


No Brasil a moeda recuou 0,36% na sexta-feira, para R$5,0157, acumulando baixa de 0,76% na semana e 10% de baixa em 2022. A taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,2% no trimestre móvel de novembro de 2021 a janeiro de 2022 recuou 0,9 ponto percentual em relação ao trimestre de agosto a outubro de 2021 e 3,3 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o IBGE. A população desocupada (12,0 milhões de pessoas) recuou 6,6% (menos 858 mil pessoas) frente ao trimestre anterior (12,9 milhões de pessoas) e 18,3% (menos 2,7 milhões de pessoas desocupadas) em relação ao mesmo período do ano anterior (14,7 milhões de pessoas). A taxa composta de subutilização (23,9%) caiu 1,9 ponto percentual em relação ao trimestre de agosto a outubro (25,7%) e 5,1 pontos percentuais na comparação com o trimestre encerrado em janeiro de 2021 (29,0%). A população subutilizada (27,8 milhões de pessoas) teve queda de 7,2% (menos 2,2 milhões) frente ao trimestre anterior (29,9 milhões) e de 15,5% (menos 5,1 milhões) na comparação anual (32,9 milhões).


As bolsas iniciam a semana majoritariamente em alta.


Na sexta-feira o Ibovespa subiu 1,98%, a 115.311 pontos, na maior pontuação do ano.


Os futuros do petróleo seguem em alta após as negociações entre a Rússia e a Ucrânia falharem e com as preocupações com interrupções no fornecimento como resultado das sanções dos EUA ao petróleo e gás russos.


No Brasil, tempo chuvoso em boa parte do país nesta semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.


Na Argentina, tempo chuvoso na porção leste do país nesta semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

190

200

Abr 22

185

195

Mai 22

180

188

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

210

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

250

270

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

132

136

Abr

125

129

Mai

110

115

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

122

130

Abr

109

113

Mai

97

102

Máquina sustentável recupera asfalto sem utilizar petróleo

Por Lucas Berredo, editado por André Lucena, Olhar Digital


Transporte sustentável não se trata apenas de carros e motores. Asfaltar estradas também libera carbono no ar. Por conta disso, a startup norueguesa Carbon Crusher decidiu utilizar material reciclado e sustentável para que as estradas no futuro deixem poucos rastros de carbono. Foi a partir daí que surgiu uma máquina de recuperar asfalto que leva o nome da empresa.

Em vez de recapear toda a estrada, a máquina tritura e recicla a camada superior da via que precisa de reparos. Na substituição do revestimento rachado, ela então utiliza lignina, um componente natural das plantas, abrindo mão do betume convencional (tipo de petróleo bruto).

Estamos construindo estradas que são parte da solução para a crise climática, não parte do problema”, diz o cofundador Haakon Brunell, em entrevista ao site Fast Company. “E também é uma maneira mais barata e mais durável de reabilitar estradas.”

De acordo com a Carbon Crusher, o aglutinante à base de lignina também é mais flexível que o betume e permite às estradas durarem mais, minimizando potenciais rachaduras. O resultado final do processo é considerado como zero emissões porque pondera-se que as árvores que são a fonte da lignina absorveram carbono ao longo da vida.

Outro detalhe interessante é que, embora precise de até seis semanas para se instalar, a rua reparada pode ser usada desde o primeiro dia. A lignina também pode ser utilizada em estradas de cascalho.

Máquina barateia pavimentação

Além de Brunell, a empresa integra ainda Kristoffer Roil e Hans Aarne Flato. O trio procurava uma forma de reduzir as emissões com alto impacto e chegou a considerar dezenas de tipos de tecnologia climática. Perceberam, então, as estradas como sendo uma área negligenciada. “Não houve muita inovação nesse sentido desde o Império Romano”, diz Brunell.

Segundo a Carbon Crusher, não apenas o processo é bom para o meio ambiente, como mais barato e com resultados mais duradouros. A companhia vem oferecendo também britagem de carbono para proprietários ou empreiteiros de estradas públicas e privadas.

A empresa ainda pretende tornar este equipamento ainda mais sustentável no futuro, explorando tecnologias de condução autônoma e combustível de hidrogênio. Além disso, trabalha em um software para rastrear via satélite estradas que precisem de reparos estruturais. “Atualmente, retiramos cerca de uma tonelada de CO2 da atmosfera para cada 18 metros de estrada”, explica Brunell. “Queremos aumentar isso.”

Via Fast Company

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.