Bom dia, a Bolsa de Chicago inicia a semana em baixa com a China no radar com Xi Jiping iniciando seu terceiro mandato como líder supremo da China. Jiping segue na liderança com mais poder do que nunca, empilhando os altos escalões de seu partido com protegidos de longa data e aliados firmes. “Com tantos apoiadores de Xi eleitos, a capacidade irrestrita de Xi de aprovar políticas que não são favoráveis ao mercado agora está consolidada”, disse Justin Tang, chefe de pesquisa asiática da United First Partners. A Bolsa de Xangai recua mais de 2% enquanto a Bolsa de Hong Kong recua mais de 6%.


Os fundos foram majoritariamente compradores de soja e derivados, e vendedores de milho e trigo na CBOT na semana encerrada no dia 18 de outubro, segundo o relatório de comprometimento de traders (COT). Na soja os fundos compraram 1.124 contratos, aumentando as posições compradas para 66.862 contratos. No milho as posições compradas foram reduzidas em 13.117 contratos, a 254.261 contratos. No trigo os fundos aumentaram as posições vendidas em 2.548 contratos, a 22.051 contratos.


O Conselho Internacional de Grãos (IGC) manteve em 2,256 bilhões de toneladas a perspectiva para a produção mundial de grãos 2022/23, já que uma redução para o milho, soja e arroz foi compensada por uma estimativa atualizada da cevada. O consumo global foi reduzido 3 milhões de toneladas, incluindo reduções para rações, alimentos e usos industriais. Levando em consideração estoques iniciais menores do que os estimados anteriormente, os estoques de passagem foram reduzidos em 3 milhões de toneladas, para 584 milhões de toneladas. Com perspectivas reduzidas para os EUA e a Índia superando um valor elevado para o Brasil, a produção global de soja em 2022/23 foi reduzida em 1 milhão de toneladas, para 386 milhões de toneladas.


O plantio de soja 2022/23 no Mato Grosso segue acelerada, com 66,94% semeado até sexta-feira, contra 68,75% do mesmo período do ano passado e 42,4% da média dos últimos 5 anos, segundo IMEA.


O dólar opera com leve alta frente a outras moedas. Na sexta-feira o dólar teve forte recuo depois que um relatório mostrou que o Federal Reserve provavelmente debaterá um aumento menor da taxa de juros em dezembro, aumentando as esperanças de que o banco central possa adotar uma postura política menos agressiva. Algumas autoridades do Fed começaram a expressar seu desejo de desacelerar o ritmo de aumentos em breve. A próxima reunião do Fed é no início de novembro, com expectativa de aumento de 0,75 ponto percentual nos juros, para faixa entre 3,75-4,00% ao ano.


No Brasil o dólar abre com forte alta hoje com a China em foco. A moeda recuou 1,36% na sexta-feira, a R$5,1468, acumulando baixa de 3,31% na semana. A inflação dos alimentos no Brasil acumula alta de 9,54% no ano, de janeiro a setembro, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). É a maior alta para os nove primeiros meses do calendário em 28 anos, ou desde o início do Plano Real. Em setembro, o grupo alimentação e bebidas até recuou 0,51% no IPCA. Foi a maior baixa desde maio de 2019 (-0,56%) e a primeira desde novembro de 2021 (-0,04%). A trégua em setembro foi puxada pelo leite longa vida, que havia disparado anteriormente, em meio a período de entressafra. Analistas avaliam que os alimentos tendem a ficar em um patamar elevado de preços até dezembro, mas com avanços mais moderados do que no começo do ano.


As bolsas globais operam majoritariamente em alta enquanto as bolsas chinesas recuam.


Os futuros do petróleo recuam com preocupações sobre a economia China.


No Brasil, tempo chuvoso em todo o país nesta semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.


Na Argentina, tempo chuvoso em boa parte das regiões produtoras nesta semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo chuvoso na região central do país nesta semana.

Previsão de Precipitação EUA, 5 dias, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

248

260

Fev 23

66

75

Mar 23

49

60

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

180

200

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

220

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

230

233

Dez

140

146

Jan

135

141

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

215

220

Dez

125

130

Jan

107

115

James Webb revela novas imagens dos Pilares da Criação

Por Ademilson Ramos, Engenharia É


O Telescópio Espacial James Webb capturou uma imagem altamente detalhada dos Pilares da Criação, uma estrutura astronômica formada por nuvens de gás e poeira a 6,5 mil anos-luz de distância da Terra. As informações foram divulgadas pela Agência Espacial Norte-Americana (Nasa).

Segundo a Nasa, os pilares tridimensionais parecem formações rochosas, mas são muito mais permeáveis. As colunas são compostas de gás interestelar frio e poeira que podem parecer semitransparentes na luz infravermelha.

As imagens dos Pilares da Criação, que ficaram famosos quando fotografados pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa, em 1995, ajudarão os pesquisadores a reformular seus modelos de formação de estrelas, identificando contagens muito mais precisas das recém-formadas, juntamente com as quantidades de gás e poeira na região.


Com o tempo, os astrônomos começarão a construir uma compreensão mais clara de como as estrelas se formam e saem dessas nuvens empoeiradas ao longo de milhões de anos.

O Telescópio Espacial James Webb foi lançado em dezembro de 2021, fruto de parceria entre as agências espaciais dos EUA, da Europa e do Canadá. Desde janeiro deste ano encontra-se no chamado ponto L2, localizado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.