Bom dia, a Bolsa de Chicago sobe acompanhando a alta das outras commodities e bolsas globais com o mercado recuperando parte do tombo da sexta-feira após o surgimento da variante ômicron do coronavírus.


O plantio de soja 2021/22 no Brasil atingiu 90% até quinta-feira, contra 86% da semana anterior e 87% do mesmo período do ano passado, segundo a AgRural. O plantio do milho verão no Centro-Sul chegou a 93%.

O plantio de soja 2021/22 no Mato Grosso está finalizado, com a semeadura terminando mais cedo em relação aos anos anteriores, segundo o IMEA.


No RS o plantio de soja atingiu 68% até quinta-feira, contra 48% do mesmo período de 2020 e 62% da média dos últimos 5 anos, segundo a Emater-RS.


Por conta do feriado de Thanksgiving nos EUA na última quinta-feira, a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) divulga hoje o relatório de comprometimento de traders (COT).

As vendas semanais de soja 2021/22 dos EUA foram de 1,56 milhão de toneladas na semana encerrada no dia 18 de novembro, contra 1,38 milhão da semana anterior e 768 mil do mesmo período do ano passado, segundo o USDA. Na temporada as vendas de soja somam 36,17 milhões de toneladas, contra 51,93 milhões do mesmo período da temporada 2020/21.


As vendas de milho 2021/22 dos EUA foram de 1,43 milhão de toneladas, contra 905 mil da semana anterior e 1,66 milhão do mesmo período de 2020. Na temporada as vendas de milho somam 34,41 milhões de toneladas, contra 36,92 milhões do mesmo período da temporada anterior.


O dólar opera em alta frente a outras moedas. O conselheiro médico chefe da Casa Branca, Dr. Anthony Fauci, disse ontem que os americanos precisam estar preparados para fazer tudo e qualquer coisa para combater o ômicron. Fauci disse que levará cerca de duas semanas para ter informações mais definitivas sobre a transmissibilidade, gravidade e outras características do ômicron. Fauci disse ao programa da ABC “This Week” que ainda é muito cedo para dizer se bloqueios ou novos mandatos serão apropriados.


No Brasil a moeda opera com leve baixa. Na sexta-feira a moeda subiu 0,54%, a R$ 5,5948. O mercado segue de olho na variante ômicron do coronavírus e as possíveis consequências. A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje que a nova variante representa um risco muito elevado para o planeta mas que ainda há muitas dúvidas sobre a variante, especialmente sobre o perigo real que representa. “Dadas as mutações que poderiam conferir a capacidade de escapar de uma resposta imune e dar-lhe uma vantagem em termos de transmissibilidade, a probabilidade de que a ômicron se propague pelo mundo é elevada. Dependendo dessas características, pode haver surtos futuros da Covid-19, o que pode ter consequências graves, dependendo de uma série de fatores, incluindo onde os surtos podem ocorrer. O risco global geral relacionado à nova variante ômicron é avaliado como muito alto”, disse a organização em comunicado. A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,02% em novembro, após alta de 0,64% em outubro, segundo a Fundação Getulio Vargas. Com este resultado, o índice acumula alta de 16,77% no ano e de 17,89% em 12 meses, desacelerando da alta de 21,73% registrada em outubro. “Apesar dos aumentos registrados para diesel (6,61% para 9,96%) e gasolina (2,79% para 10,17%) na refinaria, as quedas nos preços de grandes commodities – com destaque para minério de ferro (-8,47% para -15,15%), soja (-0,18% para -2,85%) e milho (-4,52% para -5%) – favoreceram a manutenção da inflação ao produtor em terreno negativo”, destacou André Braz, Coordenador dos Índices de Preços.


O Banco Central divulgou na manhã de hoje o novo boletim de mercado Focus, com expectativa de maior inflação e menor crescimento do PIB para este e o próximo ano. As instituições financeiras elevaram a expectativa para a inflação deste ano de 10,12% para 10,15% e do próximo ano de 4,96% para 5%. A expectativa para o crescimento da economia recuou de 4,80% para 4,78% neste ano e de 0,70% para 0,58% em 2022. O dólar deve encerrar em R$5,50 neste e no próximo ano e a meta da taxa Selic deve encerrar este ano em 9,25% e em 11,25% em 2022.


As bolsas globais sobem recuperando parte das perdas do último pregão.


Os futuros do petróleo sobem mais de 6% após um tombo histórico de quase 12% na sexta-feira.


No Brasil, tempo chuvoso no Centro-Norte nesta semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.


Na Argentina, tempo chuvoso em parte do país nesta semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Nos EUA, tempo predominantemente estável nesta semana.

Previsão de Precipitação EUA, 5 dias, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

125

135

Fev 22

45

55

Mar 22

30

38

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

115

125

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

150

170

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

78

81

Dez

73

76

Jan

63

69

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

73

77

Jan

70

73

Fev

73

77

Startup testa motor de foguete que usa combustível feito com plástico reciclado

Por Jeniffer Cardoso, editado por Rafael Rigues, Olhar Digital


https://www.instagram.com/p/CWfyHt3jUng/

Uma startup do Reino Unido chamada Pulsar Fusion testou na última semana o motor de um foguete “verde”, que usa um plástico chamado polietileno de alta densidade (HDPE, High Density Polyethylene) como combustível e óxido nitroso (NO2) como oxidante. O HDPE é usado em uma ampla variedade de produtos, incluindo garrafas plásticas, e é encarado como uma forma curiosa de alimentar foguetes que consomem muita energia.

Estamos muito satisfeitos com os testes. A Pulsar está entre as poucas empresas ao redor do mundo que construíram e testaram essa tecnologia”, disse o CEO da empresa, Richard Dinan.

Foguete “movido a plástico” pode decolar em 2027

Usar resíduos de plástico para lançar foguetes é visto com bons olhos, já que o plástico é uma fonte de poluição e ainda não é reciclado de forma adequada, em grande escala. Segundo a empresa seu foguete “verde” pode ser usado para levar satélites e pessoas ao espaço.

A empresa também trabalha em um propulsor movido a fusão nuclear. Ela espera demonstrar a tecnologia em um teste estático em 2025, seguido de um voo orbital em 2027.

China testou foguete com motor de combustível sólido maciço

Em outubro deste ano, a China deu mais um avanço na exploração do espaço e testou um novo motor de foguete de combustível sólido.

A novidade foi desenvolvida pela Academia de Tecnologia de Propulsão Sólida Aeroespacial (AASPT), que pertence à China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC), a principal empreiteira espacial do país.

O motor é movido por 150 toneladas de combustível sólido. Em um comunicado, o CASC afirma que o motor é o mais potente e com o maior empuxo do mundo em sua categoria até agora.

Além disso, ainda também segundo a empresa, o motor do foguete inclui uma carcaça em composto de fibra de alto desempenho, uma câmara de combustão integralmente forjada e um bico superdimensionado, para torná-lo altamente avançado. A intenção é usá-lo em foguetes de carga pesada para atender às demandas de missões ao espaço profundo ou pousos tripulados na Lua.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.