Bom dia, a Bolsa de Chicago opera mista com a soja dando sequência a queda de ontem após o USDA projetar área maior que a de milho na safra 2022/23 dos EUA.


O USDA divulgou ontem o relatório de perspectivas de plantio da safra 2022/23 dos EUA, com área acima do esperado para a soja e abaixo do esperado para o milho e trigo. A área de soja deve totalizar 36,81 milhões de hectares nesta safra, abaixo dos 35,29 milhões do ano passado e 35,90 milhões da expectativa. A área de milho deve chegar a 36,22 milhões de hectares, ante 37,78 milhões de 2021 e 37,23 milhões esperados. A área de trigo total está estimada em 19,16 milhões de hectares, contra 18,9 milhões de 2021 e 19,34 milhões da expectativa.



O USDA divulgou também o relatório de estoques trimestrais dos EUA em 1o de março, com números praticamente dentro do esperado. Os estoques de soja ficaram em 52,56 milhões de toneladas, 23,47% acima do mesmo período de 2021. Os estoques de milho ficaram em 199,41 milhões de toneladas, contra 195,61 milhões de março de 2021 e 200 milhões da expectativa. Já os estoques de trigo ficaram em 27,88 milhões de toneladas, 22% abaixo do mesmo período do ano passado.


O dólar opera com leve alta frente a outras moedas. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA subiram 14.000 pedidos na semana encerrada no dia 26 de março, para taxa sazonalmente ajustada de 202.000 pedidos, segundo o Departamento de Trabalho. A média móvel de 4 semanas recuou 3.500 pedidos, para 208.500 pedidos.


No Brasil a moeda recuou 0,57% ontem, a R$ 4,7592, acumulando baixa de 7,7% no mês e 14,63% no primeiro trimestre do ano. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,2% no trimestre móvel de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, recando 0,4 ponto percentual em relação ao trimestre de setembro a novembro de 2021 (11,6%) e 3,4 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o IBGE. A população desocupada (12,0 milhões de pessoas) recuou 3,1% (menos 389 mil pessoas) frente ao trimestre anterior (12,4 milhões de pessoas) e 19,5% (menos 2,9 milhões de pessoas desocupadas) em relação ao mesmo período do ano anterior (14,9 milhões de pessoas). A taxa composta de subutilização (23,5%) caiu 1,5 ponto percentual em relação ao trimestre de setembro a novembro (25%) e 5,7 pontos percentuais na comparação com o trimestre encerrado em fevereiro de 2021 (29,2%). A população subutilizada (27,3 milhões de pessoas) teve queda de 6,3% (menos 1,8 milhão) frente ao trimestre anterior (29,1 milhões) e de 17,8% (menos 5,9 milhões) na comparação anual (33,1 milhões).


As bolsas globais operam majoritariamente em alta.


Os futuros do petróleo sobem recuperando parte do tombo da véspera. Ontem as cotações da commoditie despencaram mais de 6% após o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciar a maior liberação de todos os tempos da Reserva Estratégica de Petróleo. Biden anunciou a liberação de 180 milhões de barris, equivalente a dois dias de demanda global. Países membros da Agência Internacional de Energia (AIE) devem se reunir hoje para decidir sobre uma possível liberação coletiva de petróleo.


A taxa de desemprego na zona do euro caiu para 6,8% em fevereiro, de 6,9% em janeiro, para o menor nível histórico, segundo a Eurostat.


No Brasil, tempo chuvoso em parte do país até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 24 horas, em milímetros.


Na Argentina, tempo chuvoso em boa parte das regiões produtoras até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

165

175

Mai 22

165

177

Jun 22

180

190

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

210

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

250

270

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

133

137

Mai

114

120

Jun

127

131

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

110

118

Mai

97

105

Jun

95

101

Ferramentas de mais de 45 mil anos revelam detalhes da extinção dos Neandertais na Península Ibérica

Flavia Correia, Olhar Digital

De acordo com um artigo publicado nesta quarta-feira (30) na revista de acesso aberto PLOS ONE, assinado por Joseba Rios-Garaizar, do Museu Arqueológico de Bilbao, na Espanha, e outros estudiosos, as populações de Neandertais na Península Ibérica começaram a ser extintas mesmo antes da chegada do Homo sapiens.

Sabe-se que os Neandertais desapareceram há cerca de 40 mil anos, no entanto, muitos detalhes de sua extinção permanecem incertos. Para elucidar a questão, cientistas acreditam que seja útil explorar como esses povos foram se modificando durante seus milênios finais.

No novo estudo, os pesquisadores espanhóis examinaram a distribuição de um grupo de ferramentas conhecido como Châtelperronian, que é considerado único para certas populações de Neandertais na França e na Península Ibérica.

Foram analisados mais de 5 mil restos de ferramentas chatelperronianas de um local chamado Aranbaltza II, em Barrika, cidade espanhola na Península Ibérica do Norte, datando de cerca de 45,5 mil anos atrás.

Ferramentas neandertais descobertas não surgiram na Península Ibérica

Comparando esse sítio arqueológico com outros locais de ferramentas neandertais próximos, eles documentam que o sistema Châtelperronian não se sobrepõe a tempo com as tecnologias neandertais mais antigas na região, sugerindo que as ferramentas chatelperronianas não foram desenvolvidas a partir da tecnologia ibéricas anteriores, mas, em vez disso, se originaram em outros lugares antes de migrar para a região. Eles também descobriram que as ferramentas chatelperronianas aparecem antes das primeiras ferramentas homo sapiens na Península Ibérica.


Ferramentas selecionadas do Châtelperronian em Aranbaltza II (Barrika, Espanha). Imagem: Rios-Garaizar et al., 2022, PLOS ONE

Com base nessas evidências, os pesquisadores sugerem que populações neandertais mais antigas desapareceram, levando seus estilos de ferramentas com eles, e foram substituídas por diferentes grupos neandertais usando ferramentas chatelperronianas, provavelmente migrando da França, e essas populações foram substituídas pelo Homo sapiens. Eles propõem que esses padrões de extinção e substituição neandertal locais serão uma área importante para estudos futuros, pois poderiam ter desempenhado um papel significativo no declínio e morte dos Neandertais.

Neandertais com tecnologia chatelperronianas, segundo os autores, ocuparam a Península Ibérica do Norte há cerca de 43 mil anos. O território estava desocupado na época, após o desaparecimento anterior de grupos neandertais locais, juntamente com sua tecnologia mousteriana.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.