Boa tarde, a Bolsa de Chicago opera em baixa nos principais ativos com movimento de realização das altas recentes frente ao fim de semana prolongado nos EUA. As Bolsas de Chicago e Nova York não operam nesta segunda-feira (5) por conta do feriado de Independência dos EUA no domingo (4).


Fundos vendedores ontem estimados em 9.500 contratos de trigo, 5.000 contratos de soja, 3.500 contratos de óleo de soja, 1.000 contratos de milho. Fundos compradores estimados em 9.000 contratos de farelo de soja.

O esmagamento de soja nos EUA foi de 174 milhões de bushels (5,21 milhões de toneladas) em maio, contra 170 milhões em abril e 180 milhões de maio de 2020, segundo o USDA. A produção de óleo de soja foi de 2,04 bilhões de libras-peso, um crescimento de 3% em relação a abril de 2021, porém 1% abaixo em relação a maio de 2020.


A colheita de milho 2020/21 na Argentina atingiu 51,6%, com avanço na semana de 4 pontos percentuais, segundo a Bolsa de Cereales de Buenos Aires. Com produtividade média de 8,11 toneladas por hectare, a estimativa de produção segue em 48 milhões de toneladas, contra 51,5 milhões da safra anterior.


O plantio do trigo 2021/22 na Argentina avançou 13,2 pontos percentuais durante a última semana, para 84,1% dos 6,5 milhões de hectares projetados para esta safra. Segundo a Bolsa de Cereales, ao sul da área agrícola, foram registradas chuvas que aceleraram a atividade em setores que apresentavam atrasos por falta de umidade na camada superficial dos solos.


O número de mortos em todo o mundo causados pelo novo coronavírus (Covid-19) subiu para 3.958.367 hoje, de 3.949.480 até ontem, com 182.807.239 casos confirmados. Desde ontem são quase 500.000 novos casos confirmados. Em todo o mundo já foram administradas 3.121.258.566 de vacinas contra a Covid-19, contra 3.077.096.695 do dia anterior.


No Brasil, o número de casos de COVID-19 subiu para 18.622.304 hoje, de 18.557.441 até ontem, segundo o consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O número de mortos chegou a 520.095, de 518.066 até ontem. O número de pacientes recuperados somam 16.931.272, de 16.858.632 do dia anterior.


O dólar opera com leve baixa frente a outras moedas realizando as altas recentes.


O setor não-agrícola dos EUA criou 850 mil postos de trabalho em junho, após criação de 583 mil (revisado de 559k) em maio, segundo o relatório Payroll do Departamento de Trabalho. A expectativa média do mercado estava em criação de 700 mil vagas. Os ganhos de emprego ocorreram principalmente em lazer e hospitalidade, educação pública e privada, serviços profissionais e empresariais, comércio varejista e outros serviços. Já a taxa de desemprego teve leve alta, de 5,7% para 5,9%, ante expectativa de 5,8%.


No Brasil a moeda opera próximo à estabilidade. Ontem a moeda subiu 1,45%, a R$ 5,0448. A Procuradoria-Geral da República pediu hoje a abertura de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar o presidente Jair Bolsonaro por prevaricação no caso da negociação da vacina indiana Covaxin. De acordo com o deputado Luis Miranda (DEM-DF), ele e o irmão, o servidor Luis Ricardo Miranda, avisaram Bolsonaro em uma reunião no dia 20 de março sobre suspeitas de irregularidades na compra do imunizante. O inquérito buscará esclarecer se Bolsonaro prevaricou diante da denúncia, ou seja, não tomou as medidas cabíveis, e também se há indícios de que o delito teria sido cometido para satisfazer interesse próprio. “A despeito da dúvida acerca da titularidade do dever descrito pelo tipo penal do crime de prevaricação e da ausência de indícios que possam preencher o respectivo elemento subjetivo específico, isto é, a satisfação de interesses ou sentimentos próprios dos apontados autores do fato, cumpre que se esclareça o que foi feito após o referido encontro em termos de adoção de providências”, escreveu o vice-PGR. A produção industrial do Brasil avançou 1,4% em maio frente a abril (série com ajuste sazonal), interrompendo três meses consecutivos de queda, quando acumulou perda de 4,7%, segundo o IBGE. Já em relação a maio de 2020, o crescimento foi de 24,0%, nona taxa positiva consecutiva e a segunda mais elevada da série histórica, abaixo apenas da registrada em abril último (34,7%). No ano, a indústria acumula alta de 13,1% e, em doze meses, de 4,9%.


O avanço (1,4%) da indústria em maio, frente ao mês anterior, foi acompanhado por duas das quatro das grandes categorias econômicas e 15 dos 26 ramos pesquisados. Entre as atividades, as influências positivas mais importantes vieram de produtos alimentícios (2,9%), em alta após a queda de 3,2% no mês anterior; pelo de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (3,0%), que eliminou parte da perda de 10,0% registrada em abril, e por indústrias extrativas (2,0%), com o terceiro mês seguido de crescimento, acumulando expansão de 10,0% no período. Outras contribuições positivas importantes vieram de metalurgia (3,2%), de outros produtos químicos (2,9%), de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (8,0%), de bebidas (2,9%) e de confecção de artigos do vestuário e acessórios (6,2%).


As bolsas globais operam sem sentido definido.


Os futuros do petróleo operam com leve baixa com expectativa sobre a reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e aliados, que pode ou não aumentar a produção atual.


No Brasil, tempo predominantemente estável até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.

Na Argentina, tempo predominantemente estável até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo predominantemente estável no Meio-Oeste durante o fim de semana.

Previsão de Precipitação EUA, 72 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

45

55

Ago

85

95

Set

115

125

Fev 22

20

30

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

80

85

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

130

140

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

62

66

Ago

75

79

Set

110

115

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

53

58

Ago

110

115

Set

66

71

Você sabia que 1 dia em Vênus dura 243 dias terrestres?

André Luiz Dias Gonçalves, via nexperts, Tecmundo


Após 15 anos de medições com radar, cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, conseguiram determinar, de maneira mais exata, quanto tempo dura um dia em Vênus. A descoberta foi apresentada em um estudo publicado na revista Nature Astronomy, na quinta-feira (29).

Embora seja o planeta mais próximo à Terra, ficando a 41 milhões de km de distância, ele ainda guarda muitos segredos, como a duração seu do dia. Já se sabia que o dia mais longo do Sistema Solar é registrado lá, mas estudos anteriores apresentavam dados inconclusivos sobre o tema.

Com a tecnologia usada pela UCLA, foi possível medir com exatidão a duração de um dia venusiano: 243,0226 dias terrestres (5.832 horas), o equivalente a dois terços de um ano na Terra. Curiosamente, o dia dura mais do que o ano em Vênus, pois o planeta gasta 225 dias terrestres para fazer uma órbita completa ao redor do Sol.

Vênus é nosso planeta irmão, mas essas propriedades fundamentais permaneceram desconhecidas”, comentou o professor da UCLA Jean-Luc Margot, que liderou o estudo. De acordo com ele, saber quantas horas existem em um dia no mundo vizinho ajuda a compreender melhor as histórias divergentes entre os dois astros.

Bola de discoteca gigante”

Em teoria, o giro lento do planeta vizinho facilitaria a observação da sua superfície a partir da Terra, contribuindo para o trabalho dos astrônomos. Porém, a prática é bem diferente, já que ele está coberto por nuvens pesadas, inviabilizando a observação de longe, mesmo com equipamentos de ponta.

Para driblar essas dificuldades, Margot e sua equipe apontaram a gigantesca antena do Complexo de Comunicações Espaciais Goldstone, que fica no deserto de Mojave, na Califórnia (EUA), em direção a Vênus. Ela foi usada em 21 ocasiões entre 2006 e 2020 para enviar ondas de rádio ao planeta, que ricocheteavam e retornavam ao solo.


Alguns minutos depois, o eco destas ondas era captado na antena de Goldstone e no Observatório de Green Bank, também nos EUA. O sinal chegava primeiro a Goldstone e cerca de 20 segundos depois surgia em Green Bank, atraso que fornecia pistas sobre a velocidade de giro do planeta, segundo o artigo.

Usamos Vênus como uma bola de discoteca gigante”, explicou Margot, referindo-se ao envio e retorno dos sinais de rádio. Ele disse ainda que as observações exigiam um posicionamento perfeito entre os dois planetas e o funcionamento correto dos equipamentos, mas isso nem sempre acontecia, atrasando a conclusão do trabalho.

Outros segredos revelados

As medições mostraram também que o tempo gasto por Vênus para completar a rotação em torno do seu eixo pode variar em pelo menos 20 minutos, por causa das mudanças constantes da taxa de rotação. Isso nunca havia sido detectado antes e pode ter contribuído para erros nas estimativas de estudos passados.

De acordo com o coautor da pesquisa, a densa atmosfera venusiana é, provavelmente, a culpada pela variação. Ela interage com a superfície durante a rotação, acelerando e diminuindo a sua velocidade, processo semelhante ao ocorrido na Terra, mas em menor intensidade, alterando a duração do dia em 1 milissegundo.

Os pesquisadores relataram ainda ter obtido dados mais exatos sobre a inclinação de Vênus, de 2,6392 graus (contra 23 graus da Terra), e disseram que as observações permitiram calcular o diâmetro do seu núcleo, de 3,5 mil km (só não foi possível descobrir se ele é sólido ou líquido).

As descobertas revelam dados primordiais para a realização de futuras missões em Vênus, facilitando o pouso das espaçonaves em locais seguros. “Sem essas medições, estamos essencialmente voando às cegas”, concluiu Margot.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.