Bom dia, a Bolsa de Chicago opera em alta nesta sexta-feira corrigindo parte das baixas da semana e com o mercado se posicionando frente ao relatório do USDA da próxima semana.


O USDA divulga nesta segunda-feira (12), às 13 horas (horário de Brasília), o relatório de Estimativas de Oferta e Demanda Agrícola Global (WASDE), com expectativa de alta nos estoques de soja e trigo, e redução nos estoques de milho 2022/23 dos EUA. A produtividade da soja 2022/23 dos EUA deve recuar de 51,9 bushels por acre do relatório de agosto para 51,5 bushels por acre. A produtividade do milho também deve recuar, de 175,4 para 172,5 bushels por acre.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou ontem o 12º Levantamento da Safra de Grãos 2021/22 do Brasil. A produção brasileira de grãos na safra 2021/22 está estimada em 271,2 milhões de toneladas, um acréscimo de quase 14,5 milhões de toneladas quando comparada ao ciclo anterior. “Embora tenha passado por adversidades climáticas em algumas regiões produtoras, principalmente nos estados da região Sul do país, esta é a maior colheita já registrada dentro da série histórica de produção de grãos no Brasil”, ressalta o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro. Principal produto cultivado, a soja teve o desenvolvimento marcado pelas altas temperaturas em importantes regiões produtoras, como as lavouras do Paraná, Santa Catarina e em parte do Mato Grosso do Sul. Essa condição climática adversa trouxe impacto severo nas produtividades, influenciando na queda da produção. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a quebra registrada superou 50%. Diante desse cenário, a colheita para o grão no país está estimada em 125,6 milhões de toneladas, uma redução de aproximadamente 10% em relação à safra 2020/21.


No caso do milho, houve uma recuperação na produção total com uma colheita estimada em 113,2 milhões de toneladas, o que representa um incremento de 30% quando comparado com o ciclo anterior. Enquanto na primeira safra houve uma certa estabilidade na produção em 24,9 milhões de toneladas, devido às condições climáticas desfavoráveis principalmente nos estados do Sul, a segunda safra foi marcada por uma retomada na produção em torno de 41,8%, sendo estimada em 86,1 milhões de toneladas. O resultado só não foi melhor devido a falta de chuvas em Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Nesses estados, além da estiagem, houve registro de ataque de cigarrinhas nas lavouras, praga que também afetou a produtividade no Paraná. “Há duas safras houve o registro de cigarrinhas em regiões de clima frio. A partir daí, a praga tem aparecido de forma mais recorrente. Para a safra 2022/23, os produtores precisam ter bastante atenção quanto ao surgimento desse vetor de forma a tentar melhor controlá-lo”, explica o diretor de Informações Agropecuárias e Políticas Agrícolas, Sergio De Zen.


O dólar opera em baixa frente a outras moedas devolvendo parte das altas da semana. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA recuaram 6.000 pedidos na semana encerrada no dia 3 de setembro, para taxa sazonalmente ajustada de 222.000 pedidos, segundo o Departamento de Trabalho. O dado da semana anterior foi revisado para baixo em 4.000 pedidos, para 232.000.


No Brasil o dólar recuou 0,62% ontem, a R$ 5,2057. A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu 0,55% em agosto, segundo o IBGE. No mês anterior a taxa havia sido de -0,38%. Com este resultado, o índice acumula alta de 6,84% no ano e 8,67% em 12 meses. Em agosto de 2021, o índice havia caído 0,14% e acumulava elevação de 28,21% em 12 meses. “Os combustíveis fósseis foram determinantes para a desaceleração da inflação ao produtor e ao consumidor. No IPA, a gasolina caiu 8,83% refletindo as reduções de preço deste combustível na refinaria, onde está livre de impostos e frete. No IPC, o preço da gasolina caiu 11,62%, devido a redução do ICMS e dos preços na refinaria.”, afirma André Braz, Coordenador dos Índices de Preços. Dentre os índice que compõe o IGP-DI, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) caiu 0,63% em agosto, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) recuou 0,57% e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,09%.


As bolsas globais operam majoritariamente em alta após alta dos juros na zona do euro.


Os futuros do petróleo sobem recuperando parte das baixas recentes. Ontem as cotações do petróleo chegaram a renovar mínimas de 7 meses após ameaças da Rússia ameaçar interromper as exportações de petróleo e gás para alguns compradores.


O Banco Central Europeu (BCE) elevou ontem a taxa básica de juros do bloco econômico de zero para 0,75% como medida para tentar conter a forte inflação. É a segunda alta nos juros desde 2011. A inflação na zona do euro acumulou alta de 8,9% em julho, taxa mais alta desde 1999.


No Brasil, tempo chuvoso em parte do Centro-Sul durante o fim de semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.

Na Argentina, tempo estável até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo chuvoso em boa parte do país durante o fim de semana.

Previsão de Precipitação EUA, 72 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

250

260

Out 22

195

205

Dez 22

110

125

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

210

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

250

270

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

280

290

Out

145

150

Nov

127

135

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

107

115

Out

102

107

Nov

101

105

Bill Gates é o “Rei do Agro” e maior fazendeiro dos Estados Unidos

Por Ademilson Ramos, Engenharia É


Bill Gates é o fundador de uma das maiores empresas te tecnologia do mundo, a Microsoft. Ela cresceu por meio do desenvolvimento e comercialização de softwares, como o famoso sistema operacional Windows, o qual você, provavelmente, está usando agora mesmo. Bill Gates pode até ser o ‘rei do agro’ nos Estados Unidos, mas no Brasil ele não está nem no top 3.

À exceção de sua participação indireta na Apple, por meio de suas ações da Berkshire Hathaway, Bill Gates preferiu alocar o grosso de seu patrimônio em ativos reais, conhecidos como ativos tangíveis, como ferrovias, fábricas, maquinário pesado, casas e até fazendas. Inclusive, em relação a este último, ele é hoje o maior proprietário privado de fazendas nos Estados Unidos, segundo uma matéria de 2021 do jornal The Guardian que, recentemente, voltou a circular.

Por trás das suas aquisições em terrenos em 18 dos 50 estados americanos, há uma estratégia bem clara: buscar ganhos com uma das indústrias mais sólidas, resilientes e lucrativas do mundo ‒ a agropecuária. Uma das razões pelas quais ele, assim como muitos outros grandes investidores, opta em alocar grande parte do seu patrimônio nesses ativos tangíveis.


Ativos financeiros são e estão muito mais suscetíveis a problemas ou interferências da política. Ativos tangíveis, em contrapartida, são verdadeiramente escassos e, quando bem administrados, são extremamente produtivos e geram benefício direto e indireto para o investidor, assim como para toda a sociedade.

Uma fazenda, como é o caso de Bill Gates, protege o seu dono dos efeitos da inflação enquanto exerce a função social de produzir comida para a população.

A prova viva da força do agro foi a pandemia. Em 2020, o ano mais crítico da crise sanitária e econômica, o PIB brasileiro caiu 4,1%, enquanto o da agropecuária cresceu 2%, de acordo com o IBGE.

E tudo indica que 2022 também será um bom ano. Ainda de acordo com o IBGE, a colheita de grãos deve atingir o recorde de 278 milhões de toneladas neste ano, número que representa um crescimento de 10% em relação a 2021 e uma pesquisa da FGV prevê crescimento de 5% do PIB do agronegócio para 2022.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.