Bom dia, a Bolsa de Chicago segue em baixa repercutindo o relatório do USDA de ontem.


O USDA divulgou ontem o relatório de Estimativas de Oferta e Demanda Agrícola Global (WASDE), com expectativa de maior produção global de soja e milho. A produção global de soja 2023/24 está estimada em 400,42 milhões de toneladas, contra 399,5 milhões da estimativa anterior e 372,24 milhões da safra anterior. A produção global de milho deve chegar a 1,22 bilhão de toneladas, contra 1,124 bilhão da estimativa de outubro e 1,15 bilhão da safra 2022/23.

Na safra dos EUA a estimativa de produção de soja 2023/24 foi elevada para 112,39 milhões de toneladas, de 111,7 milhões da estimativa de outubro. Com isso os estoques finais passaram de 5,98 milhões para 6,68 milhões de toneladas. No milho a estimativa de produção subiu de 382,65 milhões para 386,97 milhões de toneladas. A estimativa de uso para etanol e exportações foram revisadas para cima. Ainda assim, os estoques finais subiram de 53,62 milhões para 54,75 milhões de toneladas.


No Brasil o USDA não revisou os números da safra atual, mantendo a estimativa de produção de soja 2023/24 em 163 milhões de toneladas, e a de milho em 129 milhões de toneladas. O USDA revisou a produção 2022/23 para cima em 2 milhões de toneladas, para 158 milhões de toneladas.


Na safra da Argentina os números ficaram praticamente alterados, com a safra de soja 2023/24 mantida em 48 milhões de toneladas e a de milho em 55 milhões de toneladas.


No quadro da China o USDA revisou somente a demanda de soja 2022/23 para baixo, que passou de 102 milhões para 100,85 milhões de toneladas importadas.


Começou o plantio da safra de soja 2023/24 na Argentina, com 6,1% semeado dos 17,1 milhões de hectares projetados para esta safra, segundo a Bolsa de Cereales de Buenos Aires. O plantio está adiantado 2,4 pontos percentuais em relação à safra 2022/23 e atrasado 13 pontos percentuais na comparação com a média das últimas 5 safras.


O plantio do milho 2023/24 na Argentina atingiu 24,7% dos 7,3 milhões de hectares projetados para a safra. Do total semeado, 90% das lavouras se encontram em condições normais/excelentes, com 70% em condições hídricas ótimas/adequadas.


O dólar opera estável frente a outras moedas. Em discurso no dia de ontem em evento organizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que “Se for apropriado apertar ainda mais a política, não hesitaremos em fazê-lo; Não estamos confiantes de que tenhamos alcançado tal posição; Sabemos que o progresso contínuo em direção à nossa meta de 2% não está garantido”.


No Brasil o dólar abre em alta nesta sexta-feira. Ontem a moeda subiu 0,69%, a R$4,9409. O mercado segue repercutindo a aprovação da reforma tributária no Senado. O Senado aprovou por 53 votos a 24 a proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma da previdência. Por conta nas mudanças no texto, a PEC volta para ser votado na Câmara dos Deputados. Pela PEC, cinco tributos serão substituídos por dois Impostos sobre Valor Agregado (IVAs) — um gerenciado pela União, e outro com gestão compartilhada entre estados e municípios: Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS): com gestão federal, vai unificar IPI, PIS e Cofins; e Imposto sobre Bens e Serviços (IBS): com gestão compartilhada estados e municípios, unificará ICMS (estadual) e ISS (municipal). A produção industrial brasileira variou 0,1% na passagem de agosto para setembro, com altas em 5 dos 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, segundo o IBGE. Os maiores avanços foram observados no Pará (16,1%), Rio de Janeiro (3,1%), Ceará (2,2%) e Paraná (1,8%). Por outro lado, São Paulo, maior parque industrial do país, apresentou recuo de 1,1%, enquanto Pernambuco apresentou a maior queda individual, com taxa de -12,8%. Na comparação com setembro de 2022, a indústria mostrou avanço de 0,6% e as taxas positivas foram observadas em dez dos 18 locais pesquisados. O acumulado no ano apresentou variação de -0,2%, resultado negativo acompanhado por oito dos 18 locais. Já o acumulado em 12 meses mostrou variação nula (0,0%), com 8 dos 15 locais investigados registrando taxas positivas.


As bolsas globais recuam repercutindo as falas de Powell.


Os futuros do petróleo sobem recuperando as baixas recentes. Ontem as cotações da commoditie renovaram mínimas de julho em meio à alta dos estoques nos EUA.


No Brasil, tempo chuvoso no Sul até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.


Na Argentina, o tempo segue chuvoso em boa parte do país até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo predominantemente estável no Meio-Oeste durante o fim de semana.

Previsão de Precipitação EUA, 72 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

10

22

Fev24

-66

-50

Mar24

-100

-88

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

21

27

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-6

0

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

74

80

Dez

75

79

Jan

76

80

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

68

71

Dez

71

77

Jan

59

64

Vontade de provar algo novo? Experimente um salmão vegano impresso em 3D

Salmão vegano impresso em 3D tem proteínas e vitaminas semelhantes ao original. Segundo a fabricante, a emissão de carbono é bem menor

Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Capozzi, Olhar Digital


Se você estiver sem criatividade para um jantar especial ou só quiser diversificar e provar um alimento novo, já é possível comprar o primeiro salmão impresso em 3D a ser disponibilizado nos supermercados. Além de conter níveis de proteínas e ômega-3 semelhantes ao peixe original, o produto é vegano, tem menos emissões de carbono envolvidas em sua produção e tem um sabor que imita o real.

Salmão 3D vegano nos supermercados

O alimento em questão se chama “THE FILET – Inspired By Salmon” (em tradução livre, O FILÉ – Inspirado em Salmão) e foi inventado pela startup alimentícia Revo Foods

Um comunicado da empresa compartilhado pelo site IFLScience afirma que, com o lançamento do produto, inaugura-se uma era de “revolução alimentar criativa.

“Com o marco da impressão 3D de alimentos em escala industrial, estamos entrando em uma revolução alimentar criativa, uma era em que os alimentos são elaborados exatamente de acordo com as necessidades do cliente.”

Robin Simsa, CEO da Revo Foods

Do que o salmão é feito

A Revo Foods se juntou a outra startup, chamada Mycorena, para desenvolver microproteínas próprias para serem impressas em 3D e tornar o alimento o mais próximo possível do real. Elas são feitas de fungos filamentosos.

De acordo com a empresa, o salmão 3D tem vitaminas semelhantes ao original, como vitaminas A, B2, B12 e D2, além de ômega-3 e 9,5 gramas de proteínas a cada 100 gramas (isso é um pouco menos do que o peixe normal).

Importância

O projeto vem em meio a uma tendência de sobrepesca no cenário global, uma situação em que os peixes são pescados mais rapidamente do que conseguem se reproduzir. Assim, as populações têm diminuído.

Outro problema que pode ser resolvido com o salmão 3D são as emissões da atividade.

Atualmente, a produção de alimentos é responsável por cerca de um quarto das emissões globais, sendo 31% provenientes de atividades pecuárias e relacionadas à pesca e 18% vindos da cadeia de abastecimento, como transporte e processamento.

Segundo a própria Revo Foods, a produção do salmão vegano emite de 77% a 86% menos dióxidos de carbono e usa 95% menos de água do que todo o processo de um salmão de verdade.

Para fazer o filé 3D funcionar e incentivar essa produção menos nociva ao meio ambiente, a empresa está apostando em recriar o sabor do salmão, para agradar pessoas veganas e não veganas.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.