Bom dia, a Bolsa de Chicago recua nesta sexta-feira realizando lucros das altas da semana, enquanto o mercado segue de olho no andamento da safra na América do Sul e na demanda.


O USDA divulgou ontem o relatório de vendas semanais para exportação dos EUA, com números dentro do esperado para a soja e milho. Na semana encerrada no dia 18 de janeiro, as vendas de soja 2023/24 foram de 561 mil toneladas, contra 781 mil da semana anterior e 1,14 milhão do mesmo período de 2023. Na temporada as vendas de soja dos EUA somam 37,45 milhões de toneladas, contra 46,47 milhões do mesmo período da temporada 2022/23.


As vendas de milho 2023/24 dos EUA foram de 955 mil toneladas, contra 1,25 milhão da semana anterior e 1,13 milhão do mesmo período do ano passado. Na temporada 2023/24 as vendas de milho somam 32,48 milhões de toneladas, contra 24,04 milhões do mesmo período da temporada anterior.


O plantio de soja 2023/24 da Argentina está praticamente finalizado, com 98,4% semeado dos 17,3 milhões de hectares projetados para esta safra, segundo a Bolsa de Cereales de Buenos Aires. Do total semeado, 44% das lavouras apresentam condição de cultivo boas/excelentes, 48% normais e 8% regulares/ruins. As condições hídricas estão ótimas/adequadas em 90% das lavouras.


O plantio de milho 2023/24 na Argentina também está na reta final, com 97,2% semeado. Somadas às excelentes condições dos plantios antecipados nos centros produtivos e às boas perspectivas em Córdoba com os plantios tardios, a nova projeção de produção é de 56,5 milhões de toneladas, cerca de 1,5 milhão acima da projeção anterior, segundo a Bolsa.


O dólar opera em baixa frente a outras moedas. A economia dos EUA cresceu a uma taxa anualizada de 3,3% no quarto trimestre de 2023, de acordo com a estimativa preliminar do Departamento de Análises Econômicas (BEA). No terceiro trimestre o PIB cresceu 4,9%. A estimativa do PIB divulgada hoje se baseia em dados de origem que estão incompletos ou sujeitos a revisão adicional pela agência de origem. A “segunda” estimativa para o quarto trimestre, baseada em dados mais completos, será divulgada em 28 de fevereiro.


No Brasil o dólar opera em baixa após IPCA-15 menor do que o esperado. Ontem a moeda recuou 0,19%, a R$ 4,9223. A prévia da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), foi de 0,31% em janeiro e ficou 0,09 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de dezembro (0,40%), segundo informou o IBGE. Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 4,47%, abaixo dos 4,72% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2023, o IPCA-15 foi de 0,55%.


Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete registraram alta em janeiro. A maior variação (1,53%) e o maior impacto (0,32 p.p.) vieram de Alimentação e Bebidas. O grupo Saúde e cuidados pessoais (0,56%) acelerou em relação ao mês anterior (0,14%), enquanto Habitação (0,33%) registrou alta menos intensa em janeiro. O grupo Transportes caiu 1,13% em janeiro e contribuiu com -0,24 p.p. As demais variações ficaram entre a queda de 0,03% de Comunicação e a alta 0,56% de Despesas Pessoais.


As bolsas globais operam em alta após o Banco Central Europeu (BCE) manter os juros da zona do euro inalterados em 4,5% no dia de ontem.


O BCE manteve também as taxas de depósito em 4% pela terceira reunião consecutiva e o BCE reiterou que manteria as taxas elevadas por um “duração suficientemente longa” para trazer a inflação para a meta.


Os futuros do petróleo recuam devolvendo parte dos ganhos da semana.


No Brasil, tempo chuvoso principalmente no Centro-Norte até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.


Na Argentina, tempo predominantemente estável até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.


Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Fev 24

-88

-62

Mar 24

-88

-68

Mai 24

-75

-60

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

13

20

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

-10

-2

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

74

77

Fev

72

76

Mar

68

72

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

58

62

Fev

61

65

Mar

62

66

Caçador de exoplanetas encontra 85 possíveis novos mundos com condições de suportar vida

Os 85 candidatos a exoplanetas encontrados pelo TESS, da NASA, levam de 20 a 700 dias para orbitar suas respectivas estrelas

Flavia Correia, Olhar Digital


Astrônomos da Universidade de Warwick, no Reino Unido, descobriram 85 possíveis novos mundos fora do nosso Sistema Solar, com temperaturas semelhantes às dos nossos vizinhos próximos. Esses candidatos a exoplanetas foram detectados pela análise de dados do TESS – o caçador de planetas alienígenas da NASA.

Sigla em inglês para “Satélite de Pesquisa de Exoplanetas em Trânsito”, o telescópio espacial já identificou quase sete mil candidatos a exoplanetas (que fazem parte do catálogo de “Objetos de Interesse do TESS”, cuja sigla é TOI) – dos quais mais de 400 foram confirmados.

Estes mais recentes, segundo um comunicado da Universidade de Warwick, são comparáveis em tamanho a Júpiter, Saturno e Netuno. Eles são muito mais frios do que a maioria dos mundos encontrados pela missão TESS.

Desde que foi lançada, em abril de 2018, a espaçonave tem mapeado cerca de 200 mil das estrelas mais brilhantes próximas do Sol, com o objetivo de identificar exoplanetas em trânsito por meio das oscilações no brilho dessas estrelas. Ou seja, quando um planeta passa “na frente” de uma estrela, ele a “esconde” da visão do equipamento, que faz medições dessas variações luminosas.

Essas medições permitem que os cientistas identifiquem exoplanetas e determinem seus tamanhos. Normalmente, pelo menos três trânsitos precisam ser vistos para descobrir um exoplaneta dessa maneira, a fim de determinar quanto tempo eles levam para orbitar sua estrela.

No entanto, neste novo estudo, publicado na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society (MNRAS), o foco estava em sistemas que só transitam duas vezes. Isso resulta em descobertas de exoplanetas em períodos orbitais mais longos, permitindo a identificação de exoplanetas em temperaturas mais baixas.


Os candidatos a exoplanetas apontados por essa pesquisa levam entre 20 e 700 dias para orbitar suas estrelas hospedeiras, enquanto a maioria dos exoplanetas observados pelo TESS tem períodos orbitais de três a 10 dias.

Exoplanetas encontrados pelo TESS estão na “zona habitável”

Em alguns casos, os exoplanetas estão em regiões suficientemente distantes de suas estrelas hospedeiras a ponto de terem a temperatura certa para sustentar a vida. Isso é conhecido como “zona habitável”.

Dos 85 exoplanetas potenciais detectados no novo estudo, 60 são novas descobertas, enquanto os outros 25 já haviam sido encontrados nos dados do TESS por equipes de pesquisa independentes usando diferentes técnicas de busca.

Executamos um algoritmo inicial procurando trânsitos em uma amostra de 1,4 milhão de estrelas. Depois de um processo de verificação meticuloso, reduzimos isso a apenas 85 sistemas que parecem hospedar exoplanetas que transitam apenas duas vezes no conjunto de dados.

Faith Hawthorn, pesquisadora de doutorado da Universidade de Warwick e líder do estudo

O professor Daniel Bayliss, também envolvido na pesquisa, acrescentou: “É muito emocionante encontrar esses planetas e saber que muitos deles podem estar na zona de temperatura certa para sustentar a vida”.

Segundo Faith, há muito espaço para pesquisas contínuas sobre esses exoplanetas – “para aprender mais sobre seus períodos orbitais exatos, se eles têm ou não luas e do que exatamente são feitos”.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.