Bom dia, a Bolsa de Chicago recua nesta sexta-feira em dia de baixa generalizada das bolsas e do petróleo, e deve encerrar a semana com perdas.


O USDA divulgou ontem o relatório de vendas semanais para exportação dos EUA, com números dentro do esperado para a soja e abaixo do esperado para o milho. Na semana encerrada no dia 20 de outubro as vendas de soja 2022/23 foram de 1,03 milhão de toneladas, contra 2,34 milhões da semana anterior e 1,07 milhão do mesmo período do ano passado. Na temporada os embarques de soja somam 31,55 milhões de toneladas, contra 30,14 milhões do mesmo período da temporada anterior.


As vendas de milho 2022/23 foram de 264 mil toneladas, contra 408 mil da semana anterior e 890 mil do mesmo período de 2021. Na temporada os embarques de milho dos EUA somam 14,09 milhões de toneladas, contra 29,78 milhões do mesmo período da temporada 2021/22.


O plantio de milho 2022/23 na Argentina atingiu 21,8% dos 7,3 milhões de hectares projetados para esta safra, segundo a Bolsa de Cereales de Buenos Aires. O plantio está 5,6 pontos percentuais atrasado em relação ao mesmo período do ano passado. Do total semeado, 58% das lavouras se encontram em condições de umidade adequada/ótima.


O dólar opera em alta frente a outras moedas. A economia dos EUA cresceu a taxa anualizada de 2,6% no terceiro trimestre, de acordo com a estimativa preliminar do Departamento de Análises Econômicas (BEA). No segundo trimestre, o PIB real diminuiu 0,6%. A estimativa do PIB divulgada hoje é baseada em dados de origem incompletos ou sujeitos a revisão adicional pela agência de origem. A “segunda” estimativa para o terceiro trimestre, com base em dados mais completos, será divulgada em 30 de novembro.


No Brasil, após 3 altas consecutivas, ontem o dólar recuou 1,35%, a R$ 5,3082. Expectativa neste fim de semana para o 2o turno da eleição presidencial. A pesquisa Datafolha divulgada ontem mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% das intenções de voto, contra 44% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Brancos e nulos foram 5% e os que “não sabe ou não respondeu foram 2%. Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%. Este é quarto levantamento do Datafolha após o primeiro turno das eleições, em 2 de outubro. O Datafolha entrevistou 4.580 pessoas, em 252 municípios, entre os dias 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.


A taxa de desemprego no Brasil caiu para 8,7% no trimestre móvel de julho a setembro, recuando 0,6 ponto percentual (p.p.) ante o trimestre de abril a junho e 3,9 p.p. frente ao mesmo período de 2021, segundo o IBGE. A população desocupada (9,5 milhões de pessoas) caiu ao menor nível desde o trimestre terminado em dezembro de 2015, recuando 6,2% (menos 621 mil pessoas) no trimestre e 29,7% (menos 4,0 milhões) no ano. A taxa composta de subutilização (20,1%) foi a menor desde o trimestre terminado em março de 2016, caindo 1,1 p.p. no trimestre e 6,4 p.p. no ano. A população subutilizada (23,4 milhões de pessoas) caiu 5,3% (menos 1,3 milhão) no trimestre e 23,8% (menos 7,3 milhões) no ano.


As bolsas globais operam em baixa após alta dos juros na zona do euro.


Os futuros do petróleo recuam devolvendo parte dos ganhos dos últimos dias após alta nos estoques dos EUA.


O Banco Central Europeu elevou ontem em 0,75 ponto percentual a sua taxa de juros, para 2% ao ano. “A inflação permanece muito alta e permanecerá acima da meta por um longo período. Em setembro, a inflação na área do euro atingiu 9,9% (no acumulado em 12 meses). Nos últimos meses, a alta dos preços de energia e alimentos, os gargalos na oferta e a recuperação da demanda pós-pandemia levaram a um aumento das pressões sobre os preços e ao aumento da inflação. A política monetária do Conselho do BCE visa reduzir a pressão sobre a demanda e prevenir o risco de uma subida persistente das expectativas de inflação”, afirmou a instituição em nota.


No Brasil, tempo chuvoso em todo o país até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Brasil, 7 dias, em milímetros.


Na Argentina, tempo chuvoso no nordeste até a próxima semana.

Previsão de Precipitação Argentina, 7 dias, em milímetros.

Nos EUA, tempo estável em boa parte do Meio-Oeste durante o fim de semana.

Previsão de Precipitação EUA, 72 horas, em polegadas.



Prêmios *referente ao dia anterior

Paranaguá

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

248

260

Fev 23

66

75

Mar 23

49

60

FARELO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

180

200

ÓLEO DE SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

200

220

Golfo do México – EUA

SOJA

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

230

233

Dez

140

146

Jan

135

141

MILHO

COMPRADOR

VENDEDOR

Spot

215

220

Dez

125

130

Jan

107

115

Exoplaneta encontrado a 100 anos-luz da Terra pode ser coberto de água

Por Flavia Correia, editado por Acsa Gomes, Olhar Digital


Uma equipe internacional de pesquisadores anunciou a descoberta de um exoplaneta chamado TOI-1452 b, que orbita uma das duas pequenas estrelas de um sistema binário localizado na constelação de Draco, a cerca de 100 anos-luz da Terra.

Ele é ligeiramente maior e mais massivo do que a Terra, e a distância que está de sua estrela hospedeira faz com que sua temperatura não seja nem muito quente nem muito fria, caracterizando condições propícias para a existência de água em estado líquido em sua superfície.

Os astrônomos acreditam que TOI-1452 b pode ser um “planeta oceânico”, completamente coberto por uma espessa camada de água, semelhante a algumas das luas de Júpiter e Saturno.

Um artigo publicado nesta quarta-feira (24), no The Astronomical Journal, descreve a pesquisa liderada por Charles Cadieux, estudante de doutorado na Universidade de Montreal, no Canadá, e membro do Instituto de Pesquisa em Exoplanetas (iREx) da instituição, que descobriu o mundo alienígena.

Estou extremamente orgulhoso dessa descoberta porque mostra o alto calibre de nossos pesquisadores e instrumentação”, disse o orientador da tese de Cadieux, René Doyon, professor da Universidade de Montreal e diretor do iREx e do Observatório Mont Mégantic (OMM).

Foram as observações do Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA, que investiga todo o céu em busca de sistemas planetários próximos ao nosso, que colocaram os pesquisadores na trilha desse exoplaneta. Com base no sinal TESS, que mostrou uma ligeira diminuição no brilho da estrela hospedeira a cada 11 dias, os astrônomos puderam prever a existência de um planeta cerca de 70% maior que a Terra.

Cadieux pertence a um grupo de astrônomos que faz observações de acompanhamento terrestre de candidatos identificados pelo TESS, a fim de confirmar o tipo de planeta e suas características. Ele usa um instrumento chamado PESTO, que é uma câmera especial instalada no telescópio do Observatório Mont Mégantic (OMM).


O OMM desempenhou um papel crucial na confirmação da natureza desse sinal e na estimativa do raio do planeta”, explicou Cadieux. “Isso não foi uma verificação de rotina. Tivemos que garantir que o sinal detectado pelo TESS era realmente causado por um exoplaneta circulando TOI-1452, a maior das duas estrelas nesse sistema binário”.

Segundo ele, a estrela hospedeira TOI-1452 é muito menor do que o Sol. Ela é uma das duas estrelas de tamanho semelhante no sistema binário, que orbitam uma à outra separadas por uma distância de apenas 97 unidades astronômicas (UA), ou cerca de duas vezes e meia a distância entre o Sol e Plutão. Elas estão tão próximas uma da outra que o TESS as enxerga como um único ponto de luz.

No entanto, a resolução de PESTO é alta o suficiente para distinguir os dois objetos, e as imagens mostraram que o exoplaneta orbita TOI-1452, o que foi confirmado por observações subsequentes feitas por uma equipe japonesa.

Para determinar a massa do planeta, os pesquisadores observaram o sistema com o SPIRou, um instrumento instalado no Telescópio Canadá-França-Havaí, que fica no arquipélago vulcânico pertencente aos EUA.

Projetado em grande parte no Canadá, o SPIRou é ideal para estudar estrelas de baixa massa, como a TOI-1452, porque opera no espectro infravermelho, onde essas estrelas são mais brilhantes. Mesmo assim, levou mais de 50 horas de observação para estimar a massa do planeta, que se acredita ser quase cinco vezes maior que a da Terra.

Segundo o site Phys.org, os pesquisadores Étienne Artigau e Neil Cook, também do iREx, desempenharam um papel fundamental na análise dos dados. Eles desenvolveram um poderoso método analítico capaz de detectar o planeta nos dados coletados com o SPIRou. “O método ‘linha por linha’ (LBL) nos permite limpar os dados obtidos com o SPIRou de muitos sinais parasitas e revelar a fraca assinatura de planetas como o descoberto por nossa equipe”, explicou Artigau, que é coautora do estudo.

O exoplaneta TOI-1452 b é provavelmente rochoso como a Terra, mas seu raio, massa e densidade sugerem um mundo muito diferente. Nosso planeta é essencialmente muito seco; embora cerca de 70% de sua superfície seja coberta por oceanos. É que a água, na verdade, só compõe uma fração insignificante de sua massa — menos de 1%.

Água pode compor até 30% da massa do exoplaneta TOI-1452 b

Nos últimos anos, os astrônomos identificaram e determinaram o raio e a massa de muitos exoplanetas com um tamanho entre o da Terra e de Netuno. Alguns deles têm uma densidade que só pode ser explicada se uma grande fração de sua massa for composta de materiais mais leves do que aqueles que compõem a estrutura interna da Terra, como a água. Esses mundos hipotéticos são chamados de “planetas oceânicos”.

O TOI-1452 b é um dos melhores candidatos a um planeta oceânico que encontramos até hoje”, disse Cadieux. “Seu raio e massa sugerem uma densidade muito menor do que seria de se esperar para um planeta que é basicamente feito de metal e rocha, como a Terra”.

As análises da equipe indicam que a água pode compor até 30% da massa de TOI-1452 b, uma proporção semelhante à de alguns satélites naturais em nosso Sistema Solar, como as luas de Júpiter Ganimedes e Calisto, e as luas de Saturno Titã e Encélado.

TOI-1452 b é um candidato perfeito para observações futuras do Telescópio Espacial James Webb (JWST) para testar se ele se enquadra mesmo como um planeta oceânico, pois está localizado em uma região do céu que o observatório pode enxergar durante todo o ano.

Observações com o Telescópio Webb serão essenciais para entender melhor o TOI-1452 b”, disse Doyon, que participou da concepção do componente Near Infrared Imager and Slitless Spectrograph (NIRISS) do JWST. “Assim que pudermos, reservaremos tempo em Webb para observar este estranho e maravilhoso mundo”.

TRADINCOM CONSULTORIA EM NEGÓCIOS AGROPECUÁRIOS LTDA.®

+55 (41) 3434-5757

Al Dr Carlos de Carvalho, Wall Street Center, 771, Curitiba PR – Brasil, CEP 80.430-180.

www.tradincom.com

Esse é apenas um resumo de várias informações que recebemos, oferecemos oportunidades estratégicas particulares a cada necessidade de empresas ou operadores de mercado. Fiquem à vontade para requisitar opiniões estratégicas em posições ou mesmo sobre o processo de abertura de contas em Chicago.

Negociar futuros e opções envolve riscos substanciais e não é adequado para todos os investidores. O desempenho passado não é indicativo de resultados futuros. A Tradincom não distribui relatórios de pesquisa, empregam analistas, ou mantêm um departamento de pesquisa, tal como definido no Regulamento da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) 1.71, e portanto, este material não deve ser interpretado como uma solicitação para entrar em uma transação de derivativos.

Esse material é somente como base de informações e deve ser considerado como um comentário de mercado, meramente uma observação do cenário econômico, politico e de notícias atuais e históricas. Não há nenhuma intenção de solicitação de compra ou venda de ativos de commodities, mas somente uma visão geral de possíveis estratégias de mercado. Não sendo responsável por qualquer resultado de decisões de trading, mas sendo apenas mais uma fonte de informações para aqueles que acreditam na fonte de informações.

Compartilhe nas redes sociais

Os comentários estão fechados.